sábado, 22 de março de 2014

Voltando as Gráficas

Em 2007 ao lançar o Fronteira ( Tércos), fiz amplo uso das gráficas na produção do jogo. Primeira aventura nesse segmento, na época limitado basicamente as editoras tradicionais. Bom o resultado ficou bem abaixo do esperado, principalmente no que tange o lado gráfico.... fiquei puto com isso. Na realidade em Joinville, as gráficas estão habituadas a outro tipo de produto e não tiveram habilidade em oferecer algo melhor.

O Fronteira e sua caixa master que funciona como expositor.


Por isso depois de gastar muito dinheiro, e fazer um monte de outras bobagens, comecei a desenvolver um processo de fabricação sob encomenda de forma semi artesanal, a parte gráfica foi feito por meio de  gráficas express. O Resultado de longe foi melhor, o capital investido muito baixo, visto que se fabrica o que é vendido, apenas componentes são mantidos pequenos estoques,  mas o custo unitário não é dos melhores.

O Faraó (2012), produção artesanal.

Como os jogos de tabuleiro são mercado de nicho, é um cenário complexo, geralmente associado a pequenas tiragens, no qual o publico alvo é  bem variado nas preferências pessoais no que tange a temática dos jogos. A concorrência com produtos importados com qualidade superior, miniaturas e outros apelos  é deveras difícil, como consequência o preço deve ser um atrativo.

Mas as voltas de melhorar o produto, conversa aqui .... conversa lá deparei com uma nova possibilidade. Gráficas que produzem pequenas tiragens de cada formato a ser impresso, cujo preço é melhor que o das gráficas express. Dai abrem-se novas possibilidades e com substancial melhoria de qualidade.

Então a Tércos deve lançar uma reedição do Mercadores de Dur Durany e no rastro deste lançar o Colônias, a prevista e atrasada expansão do jogo, como sempre o negócio é aguardar, pois ainda faço tudo sozinho, mas acho que a novidade é bacana.


Abraço!

4 comentários:

  1. É assim que se fala Hermes, esperando para ver como vai esta negociação, pois quero comprar o Mercadores dentre outros, sucesso :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Paulo! a versão arrtesanal já vinha bem bacana, agora é certo que vai ficar melhor.

      Excluir