Explicando Mecânicas

Quando rapazão... não tínhamos essa variedade de temas, títulos, mecânicas que são oferecidos hoje em dia. Mas ... lembro com muitas saudades daquelas noites de sábado onde nos reuníamos, um grupo  de amigos,... das jogatinas do velho War, Supremácia....truco, pôquer, sete e meio entre outros de cartas... partidas de futebol de botão!!!...entravamos na madrugada a dentro. Terminava até o corujão da rede Globo e nós ainda jogando... eia, tempo bom!!!

Hoje em dia o que vemos e não faz muito tempo... é fantástico. É tanta opção, tanta variedade de títulos que fica difícil escolher.  Soma-se ainda o publico crescendo, sempre mais gente nova chegando, descobrindo ou redescobrindo o universo dos jogos de tabuleiros. Para alguns  tudo isso é novidade, ....para outros é reviver os  jogos que conheceram no passado, ...parte da infância ou juventude do jeito que escrevi logo acima.
Mas esse povo deparam com os chamados jogos modernos, o estilo alemão ou europeu, ... com os quais, de  uma ou outra forma, acabam por conhecer, no pacote, vêm ainda uma infinidade de termos, nomes... tudo desconhecido e  que freqüentemente aparecem em fóruns, ...  o que significa isso??? ... o que é aquilo??.

Dai que resolvi escrever  ou melhor abrir esta pagina no meu blog, no qual  pretendo explicar estes termos, o que são e como funcionam os diferentes mecanismos. Serve para aquela pessoa que não conhece toda a nomeclatura, assim poderá consultar e aos poucos entender tudo que é descrito, comentado, lido nos fóruns, blogs, sites espalhados pela NET.

Vou  freqüentemente a partir de hoje, adicionar novas mecânicas. Fico a disposição para responder por meio desta pagina ou em privado, duvidas que você tenha sobre estes mecanismos, jogos...o espaço é seu..

No entanto gostaria de deixar bem claro para o leitor, que a grande maioria dos jogos é uma somatória de mecanismos diferentes. Os autores têm é que achar meios e soluções para fazer o jogo funcionar, aplicando e configurando, adaptando as mecânicas, em alguns jogos elas são bem evidentes, em outras menos, mas estão lá. Raras são as novidades, as novas mecânicas, mas não impossíveis, quem sabe é você que ao criar o seu jogo desenvolve algo de inédito.


Então, espero ajudar!!
Antes de mais nada, devido ao volume de material que vai ser publicado ser grande, vou postar cada tópico como um assunto no fórum do blog, Aqui nesta pagina haverá apenas o índice, vai facilitar a consulta do material por parte dos interessados.

Abraço!

Hermes



Índice

Tipos de jogos

1- Eurogame, jogo alemão, Euros, Euro Style   
2- Estilo Americano, American trash
3- Jogos abstratos
4- Jogos do tipo Party Game ( jogo de festa)
5- Jogos para  Família
6- Jogos para Crianças
7- Jogos de Estratégia
8- Jogos de Civilização
9-  Jogos com conflito;
10-  Jogos de Guerra;

1- Mecânicas

1- Rolagem de dados (Dice Roling);
2- Pontos de Ação (Action Point);
3- Movimento de Área ( movement area;
4- Seleção ou Escolha de Ação;
5- Controle de área (Area Control)
6- Cerco de Área;
7- Leilão;
8- Blefar;
9- Construção com cartas- (Card Drafting);
10- Jogo de Construção por Cartas- (Deck Bullding);
11- Negociação;
12- Movimento Ponto a Ponto- (Point to Point Movement);
13- Alocação de Trabalhadores- (Worker Placement);
14- Atuação ( Acting);
15- Apostas (Betting/ Wagening);
16- Tabuleiro Modular ( modular board);
17- Colocação de Peças ( Tile Placemente);
18- Emprego de Unidades Secretas ( Secret Unit Deployment);
19- Contadores e Hexágonos ( Hex and Counter);
20- Cooperativos;
21- Programação de Ações e Movimento ( Action/Movement Programming);
22- Voto ( Voting);
23- Ganhar com truque ou poder; 
24- Contação de História ( History Telling);
25- Variação de Poder (Variable Powers Player);
26- Linha de Tempo ( Time Track);
27- Gerenciamento de Mão ( Hand Managent);
28- Impulso de área ( area impulse);
29- Poderes Variados dos Jogadores ( Variable Players Powers);
30- Tomar o Que - (Take That) ;
31- Simulação - ( Simulation);
32- Coleção de Grupos- ( Set Collection);
33- Construção de Rotas/ redes- (Route/ Network Building);
34- Batalha e Campanha dirigido por Cartas- ( Campaing/Battle Card Driven);
35- Sistema de Puxar Grupos ( Chit-pull System);
36- Rolar e Mover- ( Roll / Spin and Move);
37- Movimento pela Grade - (Grid Movement);
38- Memória - ( Memory);
39- Papel e Lápis - ( Paper and Pencil);
40- Desempenhando um Papel- ( Role Playing);
41- Padrão de Casa- (Pattern Building);
42- Parcerias ( Partnerships)
43- Eliminar Jogador (Player Elimination)
44- Linha de Desenho (Line Drawing)
45- Reconhecer  Padrões ( Pattern Recognition)
46- Pressione a sua Sorte ( Press your Luck)

Fechou a lista com estas 46 mecânicas de jogos. Espero que ajude a você e sirva de fonte de consulta, para elucidar e entender um pouco mais, sobre toda a complexidade por trás dos desenvolvimentos de jogos.


9 comentários:

  1. Ola! Sou Um pesquisador.

    O link " jogos para crianças" não esta funcionando.

    Valeu e Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  2. Ola! Sou Um pesquisador.

    O link " 42-Parcerias" não esta funcionando.

    Valeu e Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  3. Eai tudo beleza ? Sou Victor Nikolai eu e minha esposa temos um canal no youtube o www.youtube.com/canalcontinua onde falamos de boardgames, atualmente moramos em manaus e temos buscado incentivar os jogos de mesa por aqui, com isso criamos um evento o Amazon Boardgame - Encontro de jogos de mesa da Amazônia.Que show essa sua postagem, posso usar em meu canal, claro que darei seus créditos.
    Essa é a primeira vez que vejo seu blog, parabéns pelo blog, muito bom, acho que li direito, você tem jogo seu ? Vamos trocar contatos e podemos mostrar seu jogo em nosso canal, fala comigo pelo instagram @canalcontinua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Victor! Obrigado, fique a vontade em divulgar e referenciar o blog. Qto ao meus jogos de momento não estou comercializando nenhum. Muito boa a iniciativa de eventos de jogos em Manaus, havia desde os tempos da Ilha, sempre um vácuo na região. Depois vou dar uma olhada no seu canal do Youtube. Abs!

      Excluir
  4. nossa turma de alunos da escola infantil zona norte sp vai adorar o blog, parabéns pela qualidade do post e pelas dicas, muito uteis

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Lorena, obrigado. Fico contente que tenham gostado que lhes seja útil.

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente parabéns pelo blog!!! Estou pesquisado a respeito dos jogos de tabuleiros, estou precisando de algum livro que me mostre os tipos de jogos e as mecânicas, é para o TCC. Você me recomenda algum.?

    ResponderExcluir
  7. Sanyo bom dia! obrigado. Com relação a literatura existe algum material de consulta. Em geral disponibilizado links em fóruns de bate papo sobre jogos, facebook, vai requerer vc vasculhar para achar. Estas explicações aqui expostas tem referência no site BGG, onde você pode encontrar tudo e acredito que algumas mecânicas novas. Sucesso no seu TCC. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela matéria Hermes!!
    Venho aqui somente pra ressaltar que as mecânicas 25 e 29 me parecem ser a mesma mecânica (Jogadores com poderes variados). Creio, inclusive que você usou o mesmo jogo pra exemplificá-las (Small World).
    Depois dá uma revisada.
    Abraço,

    ResponderExcluir