sábado, 21 de setembro de 2013

Senhores da Água Profunda, até em português o título soa bem!...Lords of WaterDeep é um jogaço!

É isso ai.... ambientado no mundo de Forgotten Realms, o jogo é um perfeito eurogame. Para começar o visual do jogo é ótimo, o tabuleiro, arte, componentes, tudo bem bacana.


E o jogo??...parece que o negócio é complicado, pois têm varias opções, ou seja muitas possibilidades de jogadas, mas logo você percebe que o jogo é bem tranquilo, afinal ou você adiciona um trabalhador( meeple) e ou  faz a ação de Quest (questão), em qualquer ordem.
Sobre o tabuleiro o negócio é bem intuitivo, basta acostumar com alguns poucos símbolos, para o jogo fluir com rapidez. Cada área de ação ( construção da cidade), têm a representação de meeples, que são também quantos jogadores podem ocupar e fazer a mesma ação durante a rodada, assim como o tipo de recurso ou jogada que o jogador poderá fazer, veja abaixo:

- recursos ( guerreiros, magos, sacerdotes e ladrões);
- tomar uma carta de quest somado a outra opção como recurso ou carta de intriga;
- construir;
- divulgar uma carta de intriga e por fim mover o meeple desta casa para outra, se disponível;
- ouro;
- ser o próximo jogador inicial assim como receber uma carta intriga;

Geral do tabuleiro e suas diferentes opções de jogadas. Note a figura do meeple que indica quantos jogadores podem fazer a ação. Em primeiro plano onde estão os meeples amarelos, são construções ativadas, que passam a ser novas opções de jogo.


Antes de continuar uma pequena contextualização. Waterdeep é uma cidade importante, conhecida como a  cidade do explendor do mundo de Forgotten Realms. Os jogadores no papel de poderosos senhores do sub mundo, lutam para conseguir a maior influência na cidade e para tal contam com a ajuda de guerreiros, ladrões, sacerdotes, e magos. Essa mescla de tipos diferentes, denota que a luta pelo poder envolve toda classe de pessoas, e na partida estão sempre associados ao tema de uma "Quest" ou construção, que venha a ser erguida na cidade, ou seja se for uma quest voltada a guerreiros, mais cubos de guerreiros serão exigidos para ativar a carta.

    Em primeiro plano são as cartas disponíveis de Quest

Como eurogame, Waterdeep tinha que ter algo como gerenciar recursos, que neste caso são os personagens acima citados. A combinação destes serve para você resolver as cartas de quest, como já mencionado. As cartas resolvidas por sua vez resultam em pontos de vitória e muitas vezes algum bônus adicional. Então não estranhe um jogador disparar na pontuação, pois durante a partida a liderança na escala de PV é frequentemente alternada.

A casa que o meeple verde ocupa, é a da construção, na qual o jogador escolhe entre uma das três disponíveis. A peça veremlha sobre a construção, são PV extras para incentivar o jogador a buscar a peça e receber PV adicionais.


Estre as cartas de quest uma em especial (uma vez ativada), dá direito a um poder adicional, chamadas de " plot quest ", que de acordo com este poder, pode dar um bônus para o jogador, sempre que este fizer um determinado tipo de ação.

Cartas de Quest, os cubos identificados na carta são o custo em recursos para baixar a carta.


Outra opção do jogador é a construção de novos prédios. É necessário ocupar a casa que permite fazer a construção, assim como pagar os custos indicados sobre a construção em ouro. Este prédio passa a fazer parte do tabuleiro, e qualquer jogador ocupa o mesmo. Porém o seu proprietário recebe um bônus (aluguel) como compensação. O bacana é que desta forma o número de novas possibilidades de jogadas vai crescendo durante a partida (se faz necessário).

As construções ativas, ao ocupar o espaço com um meeple, você recebe o recurso indicado e o dono da construção um bônus a título de  aluguel, identificado no rodapé da peça.


O jogador pode também publicar uma carta de intriga, destas algumas são boas para os jogadores, quanto todos recebem recursos da banca. O meeple usado para ativar a ação, pode ao final da rodada ser alocado para uma casa não ocupada e fazer a respectiva ação.
Perceba que o jogador acaba por fazer duas ações ao publicar uma carta de intriga, uma que é o efeito da carta e por fim ainda alocar o meeple em uma casa vazia, lógico que dificilmente vai encontrar uma casa com as boas opções disponíveis.

A partida é disputada ao longo de oito rodadas, então é necessário agir rápido, pois como já mencionei ...o jogo é fluido. Cartas, tanto de intriga como quest são bem usadas, construções também, mas a gama disponível não é toda usada na rodada, as diferentes possibilidades e formas de buscar a vitória, permitem ter uma visão de um jogo com boa rejogabilidade, algo sempre bem interessante.

Dieter(E) e Rafael.


Espero que tenha dado água na boca de vocês...rs!.... Waterdeep é um jogo bem agradável. rápido, tático, bem frequentemente você fica a margem do que pretendia fazer na rodada, mas facilmente você acha outra opção e muda de planos devido a jogada dos outros jogadores, então podemos dizer que também é interativo.



Não perca uma oportunidade de conhecer este ótimo jogo, acho que aqui vai agradar a grande maioria, algo que deve ocorrer em outros grupos também, fica minha recomendação para este jogão.

Jogo de Peter Lee e Rodney Thompson
EditoraWizards
Comporta de 2 a 5 jogadores
Duração estimada 60 minutos
Idade sugerida a partir dos 12 anos



abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário