domingo, 11 de dezembro de 2011

Os bons Jogos Leves

Pois é, ... acabei de abrir um tópico sobre a retrospectiva do Clube Péricles em 2011. Listei os jogos que jogamos, tudo anotado no diário de bordo do clube,... lá na Ilha. Tanto jogadores como quem jogou  e os jogos jogados.

Mas ao compilar a lista lembranças vem a tona, tantas partidas, horas sentadas jogando, no fim os números apontam diferentes situações, entre estas o mais obvio... os jogos mais jogados. E  o Merchants the Lord of The Sea, foi o mais jogado.  Rá , Trias, Mercadores de Dur Durany vem em seguida, tem em média os mesmos pontos em comum, cada qual com suas caracteristicas, mecânicas, mas pelo fato de serem simples e rápidos são mais jogados.

O motivo é esse mesmo, são  fáceis de aprender ,  rápidos e divertidos  e muitos tem muita interatividade e  por isso mesmo mais jogados. As vezes são jogadas mais de uma partida seguida , uma vez que temos muitas opções e a repetição  torna-se  difícil, falta  é tempo  até para jogar  os novos jogos que o pessoal vem comprando.  Então a repetição  não é frequente, e mesmo  olhando o Merchants na tal listinha,....  foi jogado apenas oito vezes.

No grupo do Péricles  a preferência por jogos simples é como jogo para finalizar a noite, então a estas horas, em média um jogo mais pesado já foi jogado e o pessoal esta a fim de jogar mais uma partida, ...mas tem que ser fácil, rápido  e  sobra para os jogos leves, que no entanto não quer dizer que não sejam bons jogos.

Joguei estes dias o Dixit 2, agradou muito pela interatividade, totalmente subjetivo poucas regras e no entanto divertido. O fato de imaginar alguma coisa olhando para a figura da carta é o que move o jogo e todos inspirados por esta subjetividade de um jogador  ao dar uma pista do que pensou fazem sua jogada, Achei genial e agradabilissimo este jogo, então quem não jogou que jogue que vale conhecer.

Merchants também  é outro jogo interativo,  fácil de jogar . o jogador tem que  aprender a olhar o seu e o jogo dos outros com atenção para sempre tirar o melhor proveito da situação,  que muda a cada rodada com as jogadas dos jogadores.

Então é isso os bons jogos leves, aqueles que  fecham uma noite de jogatina, mas não sem serem também grandes jogos e necessários em qualquer coleção.

abraço!

4 comentários:

  1. Bacana a ideia de diario de bordo eu estava fazendo isso aqui no HGB mas o pessoal não ajuda então deixei pra lá

    ResponderExcluir
  2. Olha Robson, vcs são um grupo grande e já tem dificuldades em ter particpação em fóruns etal, não é diferente no Péricles, o negócio é fazer,

    mas foi a primeira vez que fiz uma retrospectiva sobre tudo que foi jogado, como faço a descrição de cada mes é fácil rastrear.

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. dixit é jogaço, vale mesmo a pena. Gostei justamente pelo que tu disse aí: subjetivo e te força a usar a imaginação, interpretar as imagens usando outra linguagem como palavras ou gestos, etc... baita jogo! Como disse nosso colega Rafael, é ideal pra se jogar depois de umas cevas! hehehe.

    abraço, Hermes.

    ResponderExcluir
  4. Obrigaod Tiago, realmente gostei o Wagner na Ilha havia feito ótimos comentários a respeito do jogo e era questão de tempo para joga-lo.

    ResponderExcluir