quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Container, grande jogo

O jogo é realmente muito bacana.

Cada jogador no seu tabuleiro tem máquinas que produzem bens, bens que ficam disponíveis para compra de outros jogadores. O preço é vc que estabelece, se foi muito alto os bens ficam ali sem comprador, se for barato vende rápido.

Estes bens são comprados por qualquer jogador menos vc, vc só poderá comprar de outros jogadores, uma vez comprados, os bens são colocados nos depósitos junto ao seu porto.
Ali um novo preço é estabelecido e novamente vc não pode comprar o que esta no seu porto.

Os compradores atracam seus navios no porto e podem então comprar o que lhes interessa. Estes bens são colocados abordo do navio, são então transportados para a Ilha no centro da mesa.
Assim que o navio for posicionado nesta, ocorre um leilão onde quem oferecer mais, levará os bens e posicionará os mesmos na sue respectiva área de jogo ( cor) sobre a ilha.



Geral do jogo


O leilão é oculto, todos abrem seus lances, se o jogador achar que o preço é aceitável poderá vender para o jogador que ofereceu mais, recebe também a mesma quantia da banca como forma de incentivos.

O jogador poderá também não vender para os jogadores e ele mesmo comprar os bens pelo valor mais alto do leilão.
Estes bens uma vez posicionados na área do jogador conferem PV no final da partida para cada jogador.

O valor dos bens em PV tem um regulamentação interessante pois cada jogador tem uma carta onde estão os respectivos valores de cada bem, porém em ordem diferente para cada jogador.
Exemplificando o container branco para um dos jogadores equivale ao maior valor em PV, para outro jogador poderá ser o menor valor em PV.

Geral do jogo, no centro a ilha  destino da carga.


Na contagem final que ocorre qdo todas as peças de container de duas cores forem consumidas, é levado em consideração a diversidade de tipos de bens, mas o item que tiver em maior qtdade é retirado não valendo PV.
O dinheiro, bens no porto e abordo de navios são pontuados também.

Resumidamente é isso, gostei muito do jogo, é muito interativo, o jogador ao jogar a primeira vez leva algumas rodadas para se acostumar ao mecanismo , mas é justo esta forma diferente de fazer as coisas, que confere ao jogo um funcionamento impar , muito funcional que parece não ser possível pela explicação inicial.

As miniaturas em Zamac, são ótimas.
As peças em forma de casa são os depositos,
as redondas em pirmeiro plano são as máquinas, conforme a cor é o
que você poderá produzir,
a carga são os cubos a exemplo sobre o navio.

Dieter. Gabriel , Witold  e  Diego explicando o funcionamento do jogo

Jogão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário