terça-feira, 4 de abril de 2023

Luto por Klaus Teuber.

Nos deixa Klaus Teuber criador do Colonizadores de Catan, nascido em 25 de junho de 1952, falecido em 01 de abril de 2023. Deixa esposa e três filhos, e uma legião de admiradores de seu belo trabalho. 

Para quem curtiu ou melhor, descobriu e retomou com os jogos de tabuleiros como hobby, essa pessoa na certa têm impacto em tudo isso. Catan foi premiado como o Spiel des Jahres em 1995, mas não foi sua primeira criação e nem sua primeira premiação, esse mérito cabe ao Barbarossa de 1988. 

Mas Catan seu jogo mais conhecido, carrega toda uma mudança de estilo e conceito de criação de jogos. Sua obra marca por inovar e trazer a luz ideias que foram então seguidas, incorporadas por praticamento todo criador de jogos depois de 1995, nasceu ali o Eurogame, aquele jogo que não elimina jogador, que não depende somente de sorte, que têm regras simples e principalmente tempo de duração limitado e melhor faz o jogador escolher o que considera sua melhor opção de jogada. 

Esse é o DNA de um Eurogame, e esse mérito cabe a Klaus Teuber, que tenha grandes partidas nos campos do senhor, porque aqui vai deixar saudades e também seu grande legado.






Pezares ao familiares e amigos.



Hermes


2 comentários: