terça-feira, 19 de outubro de 2021

Tabuleiro Tuiuti, nova revisão

Essa imagem do tabuleiro do jogo da Batalha de Tuiuti, é baseado nos mapas originais da Biblioteca do Exército Brasileiro. Quem gentilmente forneceu o material, foi o Sr. Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, militar de carreira, hoje na reserva. É necessário mencionar, que junto com mapas, recebi diversos materiais, inclusive a "ordem do dia" (da batalha), que é rica fonte de informações sobre a disposição dos diferentes batalhões, eventos e feitos dos oficiais e soldados.

Reforço aqui mais uma vez meu muito obrigado ao Sr. Júlio.


Fig 01

Esse mapa, fig 01, compreende uma área de arpoximadamente 4 km de profundidade por 2,4 km de largura. Desta forma, cada espaço, é uma área de 83x83m. É cortado de norte para sul pela estrada que vai de Humaitá até o Passo da Pátria. A esquerda é a lagona Pires, área que não permite, manobras que não embarcado. Ao norte o estero Rojas, um ribeirão com margens pantanosas, ao sul o estero Bellaco, palco de confronto, dias antes dessa batalha, e a leste, um imenso campo pantanoso. 

Fig 02

 Nas cordenadas 21AA, está a lagoa de Tuiuti, fig 02, que froneceu o nome para a batalha, travada as suas margens ou entorno.

O acampamento das tropas da Triplice Aliança, estava disperso por toda área central , ao norte , junto a estrada o corpo uruguaio, a leste, as tropas argentinas, o flanco oeste, sul, centro e norte, estava coberto pelo exército brasileiro, composto por 6 divisões, um corpo de cavalaria ligeira e um corpo de artilharia, sob comando de Mallet ao norte (centro). Foi a única posição defensiva preparada, contava com um fosso, para impedir a aproximação direta das chamadas " bocas de fogo" (artilharia).


Fig 03

A disposição inicial das peças do jogador da Triplice Aliança, são identiifcadas, pela marcação no tabuleiro, fig 03.  Desta forma cada divisão, tem sua posição inicial, e as brigadas, compostas por batalhões, são posicionadas adajacentes, conforme setas. Cada posição destas é considerado uma área de bivaque (acampamento), e o estado inicial das tropas é em descanso e fora de ordem.

O Exército do Paraguai, foi dividido em quatro grupos. A intensão era obter o elemento surpresa, de modo a conquistar uma vitória rápida e decisiva. Com a vitória, forçar o exército aliado a recuar para fora do território paraguaio. 

Ao iniciar a partida, cada coluna paraguaia, é posicionada conforme o valor de lançamento do dado D6. Sobre o mapa, há marcação para este fim, fig 04. Trata-se de uma adaptação, que tem por objetivo, criar aleatoriedade em cada partida, afinal quanto maior o valor do dado, mais perto será o ponto de partida para o  ataque. A intensão com isso é simular o elemento surpresa, figurativamente, "não foi percebido a aproximação do inimigo".

Fig 04

Nos testes que realizei, esse mecanismo de aproximação, causa um efeito muito interessante, pois a tropa paraguaia chega pronta para o ataque, enquanto o dispositivo aliado, está ainda em descanso. Por isso quanto mais perto  (valor de dado maior), mais dificil é reagir ao ataque, lembrando que o sistema funciona com iniciativas, que coloca em ação, apenas um pequeno grupo de unidades a cada fase.

Sobre o mapa, há ainda icones que marcam efeitos de elementos geomorfos, em geral, custo para mover a peça, o que simula a dificuldade em mover em campos alagados ou pantanosos. Note na figura 04.
A borda do tabuleiro marca as coordenadas, números em um sentido e letras ortogonalmente.

Outro detalhe, porque o formato do tabuleiro é quadriculado e não hexágonal?

Cheguei a testar com hexagonos, o formato mais comum usado em jogos de guerra. Mas o ST ( sistema tático), permite emprega mapas. E quando digo mapas, a figura 01 acima, é um tabuleiro, é factível para ser parte de um mapa,  que representa uma região muito maior, no qual cada espaço pode representar, digamos 5km ou mais. Desta forma, toda a área deste tabuleiro, fig 01, seria apenas um espaço do mapa. 

Aqui está o link, para baixar o arquivo do tabuleiro em PDF. Ele tem 824mm x 980 mm, é grande sim.


Abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário