domingo, 10 de setembro de 2023

Castelania, mundo medieval na sua mesa.

Sou daquelas pessoas que adora ler sobre história em geral, e também  já fui daqueles que tomaram a Idade Média como um período obscuro. Ocorre que ao você ler mais sobre essa época, acaba descobrindo justo o contrário, era uma sociedade muito diferente do que imaginamos a princípio, sua forma de viver, interações sociais, política e economia.

Mas o assunto é esse jogo, ainda protótipo que chamo de Castelania. Basicamente quer dizer tudo que estava as voltas do castelo, ou seja além do castelo, vilas, moinhos, mercado, oficinas e vassalos,  e é isso que o tabuleiro modular representa.

Na partida o jogador no papel de conde, têm seu pequeno castelo, com seus vassalos e alguma capacidade de de obter dinheiro, do qual o Rei vai exigir sua parte, a Talha. A rodada inicia com a revelação de uma carta evento, que afeta todos os jogadores de forma positiva ou negativa. Em seguida um dado D6 é lançado e vai ser colocado sobre o castelo do Rei, a carta evento define a posição que o dado deve ser posicionado, que vai estabelecer quantos vassalos cada conde consegue do Rei. O próprio Rei visita o jogador com o menor captação de vassalos e lhe concede um benefício.

Carta de evento que afeta todos os jogadores de forma positiva ou negativa, amenizado em efeitos de acordo com a preparação de cada jogador.


Aspecto do tabuleiro modular, há as áreas do reino que fornece os recursos inicias, e os condados que vão agregar novas terras ao reino.


Uma vez que cada conde obteve vassalos, inicia a alocação de trabalhadores (vassalos) para a  obtenção dos recursos disponíveis, a começar pelo jogador que recebeu o Rei em seu condado. O jogador vai escolher entre receber recursos, vender ou trocar os mesmos para obter dinheiro ou recursos em falta. Também pode obter favores do rei ou servir na Militia Caste, o exército do  Rei em caso de guerra.


Aqui o tabuleiro de PV a direita e o tabuleiro do Militia 
Caste e a área da batalha.


Obtido recursos o Rei exige os impostos, a Talha que é pago com dinheiro e se não tiver, pagará com recursos. Em seguida os jogadores constroem novos prédios de modo a incrementar sua capacidade de produção bem como a diversificação, ou seja, oficinas, minas, moinhos, tabernas. 
A construção é a forma que o jogador têm para pontuar, portando é prioridade, mas há uma condição limitante, novas terras. 

Diferentes construções com diferentes poderes.


As novas terras são fruto de benevolências do rei (carta evento) ou guerra (também carta evento), Na guerra a participação dos condes ao vencer,  o Rei lhes concede novas terras e desta forma novos espaços para ocupar, construir e pontuar. Aquele que obter por primeiro 25 pontos é o vencedor. 


Essa é a síntese, a ideia do jogo, partidas de duas horas em média com até 5 jogadores, nível médio, estratégico com muitas opções de jogada que é incrementado durante a partida , devido ao fato que as novas construções, são as  novas áreas para alocação de trabalhadores. 

No mais é isso, é protótipo.

Abraço!


2 comentários:

  1. Finalmente mais detalhes desse jogo! Há anos quando ele apareceu aqui eu já fiquei de olho. Gostei muito do conceito de todos serem condes e estarem sujeitos ao rei. Um grande abraço e muito bom saber que vem novidades aí!

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  2. Bacana Igor, é um jogo que ficou bem interessante.

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