domingo, 10 de outubro de 2021

Tuiuti, adaptado ao ST (sistema tático).

 Nossa, primeira postagem em 2021, pesso desculpas a quem porventura siga meu blog.........faz muito que deveria ter terminado esse jogo, mas a vida segue seu rumo e estamos embarcados  nela e nem sempre é o que gostariamos que fosse, mas no final é parte do pacote e a vida segue.

E nesse periodo de tempo do, "faz muito que devia ter terminado", muitas alterações no sistema do jogo, foram implementadas. Reorganização geral com forte padronização, objetivando seguir conceitos básicos, similares no que tange o funcionamento do jogo em qualquer nível de tropa, ou seja pelotão, batalhão, brigada, seguem conceitos similares dentro do formato do jogo.

Mas a maior mudança foi implantar o sistema de iniciativas, que torna o jogo mais dinâmico, sem que o jogador tenha que ficar longos periodos de tempo, observando o oponente fazer sua jogada. 

A Iniciativa

Consiste basicamente ativar para ações de movimento e combate, um determinado grupo de unidades, que pode ser pelotões, quando o nível for tático, ou então brigadas, regimentos, quando os batalhões da tropa, são usados. Isso permite de modo geral, o jogador mover algo em torno de cinco, seis unidades ( batalhões por exemplo, há limite para esse número de unidades), e passar a vez ao jogador oponente.

Pode parecer que isso não muda nada, mas digo que o ganho tático durante a partida é muito grande, assim como interessante. O jogador deverá constantemente tomar decisões, reagir diante de ações do oponente e ou tomar a iniciativa tática da batalha, por exmplo, ações de flanqueamento pela cavalaria, devido a sua maior mobilidade. E em jogos como o Tuiuti, que simula uma batalha do século XIX, mais precisamente em 1866, durante a Guerra do Paraguai, isso eleva o nível do jogo, e evita em partes o enfrentamente de linhas continuas de ambos os lados, que fatalmente ocorreriam se fosse possível mover todas as unidades na sua vez de jogar.

Observe na imagem ao lado, cada grupo de unidades são uma divisão, e sua menor unidade é o batalhão. No canto inferior esquerdo, a tropa formou quadrados para proteger-se da cavalaria paraguaia, mas as tropas ao norte dessa posição, não há a organização tática, e a cavalaria consegue causar grandes estragos nas tropas argentinas. Cada grupo de tropas, perceptível pela figura do general,  foi em momentos diferentes ativada pela regra da iniciativa. 

Está condição é sempre uma escolha do jogador, que pode ser uma reação a jogada do oponente, ou então envolver tropas adicionais no setor, ou ainda ativar ações em outro setor, de modo que o jogador oponente, tenha que obervar essa ação é avaliar a sua situação, obrigando de certa forma a reagir a está ação.

Na imagem ao lado, algo como olhando o campo de batalha do leste para o oeste, observe as diferentes divisões, muitas das quais ainda não ativadas e envolvidas na batalha. 

O jogador deverá reagiar as ações do ataque paraguaio, mas também se preocupar em fechar o seu centro e flancos, e inibir a livre ação da cavalaria oponente  E é o sistema de iniciativas que causa esse efeito, (diria muito benéfico para o jogo),  e influencia o jogador a tomar diferentes decisões de forma constante e por vezes com urgência.


O símbolo de comando são as peças de generais e comando das brigadas e regimentos. Na imagem acima, as peças generais ficam bem destacadas, e cresceram em importancia no novo formato do ST.

Generais e Unidades de Comando.

As peças de generais, presentes junto as tropas destinadas ao seu comando, atribuem certas ações para o jogador, como rolar dado novamente, usar coluna da TC de maior valor, entre outras e diferentes possibilidades, somado a assímetria (as peças não tem os mesmos poderes). Estes "poderes"  representam a exortação e virtudes do comandante para com sua tropa. 

As unidades de comando das brigadas e regimentos, adicionam dois fatores para o jogador, são os Pontos de Comando - PC, que literalmente são pontos para gastar, e poder executar ações táticas (há limite disponível), a exemplo das tropas da imagem acima, posicionadas na forma de quadrados para defender-se da cavalaria. O segundo poder da unidade de comando, é o chamado Teste de Moral- TM,  pelo que se deve entender, como a capacidade de comandar as tropas atribuidas a este comando. O menor valor significa maior capacidade de obter sucesso no dado D12, usado para resolver as diferentes situações, que vão surgir durante uma partida.

Organização.

Outra modificação, é quanto a organização das tropas. É algo  como a hierarquia militar aplicada e simulada. Há uma peça general, com certo poder, limitado a determiandas ações, que o jogador poderá usar durante as fases, cujo efeito é aplicada para uma unidades, por assim dizer, sob seu comando. 

Logo abaixo estão os comandantes das brigadas e regimentos, que são a unidade de comando de um determinado número e tipos de batalhões. Estas são as tropas ativadas pela regra da iniciativa.

Durante a partida, é necessário manter a organização, para que os efeitos da peça general, assim como da peça de comando, possa ser aplicada as unidades. Perdido o comando, torna-se dificil controlar as tropas e impossível aplicar efeitos e ações táticas.

Testes.

Bom o que pode parecer pouca coisa, impactou o jogo de forma geral, diria que para muito melhor. Fiz testes com tropas a nível de pelotão, em cenários da segunda guerra mundial, na chamada frente russa, Demandou enorme gama de pesquisa das tropas alemãs e russas, no que tange seus pequenos times de combate, Também fiz testes com tropas do tamanho de batalhões na guerra do pacífico, em cenários como Sumatra, no início do conflito. 

Foram feitos testes muito bons com batalhas de navios, tanto na segunda guerra com em outros cenários, mas foi com os testes da batalha do Riachuelo, durante a Guerra do Paraguai, que obtive os melhores resultados, com ótimas ideias para os complexos combates envolvendo embarcações, pois há em geral a combinação da variadade de armas em uma única unidade, bem como efeitos em diferentes condições para que uma unidade sobreviva a um combate, como sua propulsão, integridade do casco, tripulação.

.Voltando ao Tuiuti, com tropas do porte de batalhões, os testes envolvem situações muito diferentes, pois as batalhas campais desse periodo, com tropas em geral formando linhas de batalha, tem particularidades, e se faz necessário entender sobre os armamentos, ações táticas, de modo que isso possa ser transferido para o jogo, para que o jogador sinta efeitos e situações, que jamais serão os horreres de uma guerra, mas lhe permita entender um pouco, de cada um desses periodos da história.

Visão geral no sentido sul, norte.

Posição inicial no flanco oeste aliado, junto 
ao acampamento da cavalaria de Neto.

Posição central norte, com a artilharia de Mallet 
e a 3ºDivisão de Sampaio.



Abraço!



2 comentários:

  1. Tentei entrar em contato pelo email no blog mas voltou como não encontrado...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. O email é esse mesmo, por gentileza, observar se por acoso não foi incluído o ".com.br", chamo atenção que é só ".com".

    ResponderExcluir