domingo, 17 de maio de 2015

Joga Fortal, grupo de jogos.



JogaFortalEm se tratando de grupos de jogos, uma das melhores iniciativas já feitas no Brasil esta lá em Fortaleza. O grupo chamado JogaFortal, já na ativa nos tempos da Ilha do Tabuleiro, na época com o Fábio Formiga como um dos principais articuladores, inclusive pessoa muito conhecida no meio lúdico tabuleirístico, e que com certeza sempre contou com o apoio de uma galera muito bacana correndo junto e fazendo acontecer. Falei no entanto com o Cassiano que hoje representa o grupo, cumprindo a mesma função que outrora o Fábio fazia.

Diferente dos outros grupo que já postei,  o Cassiano fez uma descrição geral do grupo e atividades relacionadas ou já realizadas, transcrevo seus comentários logo abaixo.
O JogaFortal começou em abril de 2008, quando o Fábio "Formiga" Formighieri percebeu que seria muito mais fácil, e divertido, reunir mesas de jogos de tabuleiro modernos se outras pessoas fossem apresentadas ao hobby. De começo poucas pessoas apareceram, mas o Fábio sempre foi bastante obstinado, então desistir não era um opção...
O JogaFortal possui eventos mensais, sempre no terceiro sábado do mês, decorrente de uma parceria que firmamos com o Porto Iracema das Artes (http://www.portoiracemadasartes.org.br/), onde funcionam cursos técnicos na área de jogos. Realizamos, ainda, anualmente, nosso evento de aniversário. Procuramos fazer em algum local com estrutura de buffet, pois costumam ser mais de 36h de jogatina! \e/
Atualmente somos responsáveis pela área de boardgames da Super Amostra Nacional de Animes (S.A.N.A.) um evento de alcance nacional, que reune mais de 20.000 pessoas em cada uma de suas edições, já sediamos mais de uma vez etapas nacionais dos campeonatos de CATAN e Rummikub.
No começo a gente levava todos os tipos de jogos, mas percebemos que os partygames e jogos bem rápidos eram mais efetivos em manter o pessoal animado e as mesas com alta rotatividade. Era muito triste ver pessoas sem poder jogar porque havia uma mesa com seis pessoas jogando Battlestar Galactica durante quase quatro hooras! Atualmente os jogos que o pessoal mas se diverte jogando, tanto que sequer voltam pra pilha são Dixit, 7 Wonders, Concept, Imaginary Monsters e King of Tokyo. É legal que tenhamos jogos rápidos nas mesas porque, com apenas quatro organizadores e um público de cerca de cem pessoas por evento, quanto mais fácil for explicar as regas, mais rápido a diversão pode começar.
O que a gente tem tentado fazer é jogar junto com o pessoal, assim, durante a partida explicamos sobre o JogaFortal e fortalecemos laços, garantindo uma experiencia melhor pra todo mundo, seja organizador, seja participante.
Depois de um evento, é normal que os marinheiros de primeira viagem nos procurem através da nossa página no Facebook (facebook.com/jogafortal) ou no nosso grupo, também no Facebook (https://www.facebook.com/groups/jogafortal/). No grupo rolam com frequencia anuncios de compra/venda, marcação de jogatinas extras e muito papo sobre esse assunto tão amado por nós.
Acreditamos que essa é uma mensagem importantíssima, inclusive: Jogue, espalhe esse hobby, faça novos amigos e se reaproxime dos que se afastaram. Tenha um tempo para ter relações presenciais com as pessoas! Se divirta!


Então senhores, agradeço muito ao Cassiano e Fábio pelo tempo e disposição dispensados. Para você que é da região de Fortaleza e esta ai meio desanimado, achando que é o único que gosta de jogar jogos de tabuleiros, começa a pensar que tem problemas, olha para o mar e pensa ser a solução para o seu problema... a falta de jogadores, não faça besteira!!.... não esquenta não.....seus problemas acabaram,  esse povo ai é figurinha carimbada, sabe muito sobre jogos e muito mais em como enturmar uma galera bacana, promover eventos e por fim formar um grande grupo de amigos, entra em contato que vai ser bem recebido sim.









Bacana né... é isso pessoa!.... esta postagem é para divulgar os diferentes grupos de jogos espalhados pelo nosso Brasil.  Serve bem para ilustrar que a cultura dos jogos de tabuleiros, esta espalhada por todos os cantos de norte a sull de leste a oeste, dai que  aos poucos vou apresentando para vocês tudo isso.

Este link leva você para uma postagem inicial, que serve como banco de dados sobre todos os grupos que já forma apresentados aqui no Mundo do Tabuleiro.

Abraço!

Postagem anterior sobre grupo de jogos, Somniun.

Fonte das imagens:  Joga Fortal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário