sábado, 20 de abril de 2013

Zooloretto...outro passeio pelo Tunel do tempo!

Então o meu amigo Rodrigo Dippold comprou o jogo e por vezes perguntava se já havia jogado..... dizia que não, mas  por fim conheci o jogo. Os componentes são legais, a arte é bem bacana, bem desenhada, quem olha esta vendo uma imagem área de um zoo e esta com uma leve perspectiva. Existem diversas áreas de exposição delimitadas por cercas, os bichinhos são bem comportados e não fogem.... hehehe.... resumindo você esta dirigindo um Zoológico.


Detalhe o jogo foi Spiel des Jahres em 2007, então apesar de simples, sempre é um bom sinal.


Cada área tem capacidade para comportar quatro, cinco ou seis bichinhos, restrito a uma espécie por área, reside ai a estratégia do jogo, quais animais alocar e quando vai conseguir  os ditos.

Visual do jogo, observe as diferentes áreas de exposição, o celeiro no centro, aquele elefante ali me incomodou por breve período, coisas de Zooloretto.!


No final da partida, cada área com todos os espaços ocupados ( pontuação marcada sobre o tabuleiro), são pontuadas. Nestas áreas não é necessário ter uma barraca no espaço externo, junto a área de exposição. Em áreas onde não foi possível ocupar todos os espaços, é necessário ter uma barraca de goluseimas adjacente a área, desta  forma cada bichinho conta mais um PV.
Onde não houver um ou outro, não marca ponto algum.
Bechanos no celeiro ao final da partida, cada um conta menos 2 PV.

Mas como esses bichos chegam até o seu zoo?

O jogó é bastante simples, uma das ações é sacar de uma bolsa de coleta, um peça de bechano e posiciona-la sobre um dos barcos, jangadas como preferirem é possível ter até três peças. O jogodor na sua vez saca um peça e adiciona a um dos barcos ( qualquer um!!... existe um para cada jogador no jogo). A medida que as peças são posicionadas, o jogador na sua vez ao invés de colocar uma peça , pode pegar um dos barcos e levar os bichos para o zoo. É assim que os ditos entram no seu zoológico,  mas observe o seguinte.... como o zoológico tem uma capacidade limitada de áreas e cada área comporta apenas um bicho, pegar o barco certo é importante, pois o bicho que não puder ser alocado em uma área, vai para o celeiro... e como já falei , final de jogo menso 2PV por bicho nesta área.

Os barcos... observe um já completo e outro com duas peças, o completo tem uma moeda, ou seja receber uma moeda da banca, sempre proveitoso. Escolher qual barco pegar é importante, pois onde há muitos bichos que não estão em exposição no seu Zoo, não é uma boa escolha, mas se você for o último jogador pode acabar passando por isso.


O jogador que pegou um barco, na sua vez continua a adicionar novos bichos nos barcos disponíveis, mas ele não pode pegar um segundo barco, afinal é um  por jogador. Então ficar por último pode ou não ser uma boa opção, mas uma vez os barcos cheios os jogadores, devem recolher cada um, um barco  e os bichos por consequência para o seu zoo.


Geral do jogo.

O jogador pode ainda fazer algumas ações especiais, dentro de seu zoo, mas lembro  que é permitido apenas uma ação por vez para cada jogador. então se o jogador não posicionar uma peça sobre um barco,  não pegar um barco.... pode então fazer uma ação especial.

A ação especial consiste em pagar uma ou duas moedas para poder fazer a ação, que pode ser remanejar o bechanos de uma área para outra, comprar um bicho de outro jogador, vender para a banaca um bichinho para a banca, de modo a perder menos PV ao final da partida.

Bom Zooloretto é assim... um jogo família, fácil de aprender, bonito, rápido, um bom jogo para fehzr uma noite de jogatina, facilmente alinhado a  jogos  como um Carcassonne, Dixit, uma boa opção de diversão. a estratégia é  simples, tentar obter um barco com a carga mais útil para  o seu zoo, entender por tal, ter apenas os bichos que você esta expondo nas áreas do seu zoológico. É importante atentar a alguns aspectos das ações especiais, não esquecer que elas fazem parte do jogo e podem fazer grande diferença no final da partida.
Dinheiro é curto e difícil de obter, então atenção e aproveite toda boa oportunidade que surge neste quesito... no mais boa diversão!!


Abraço!

2 comentários:

  1. Que jogo bonito Hermes, do jeito que você falou o jogo é bem simples, creio que faria muito sucesso aqui em casa, ainda mais por causa de Victoria. Uma pergunta, ela tem 5 anos, ela conseguiria jogar numa boa? Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim Paulo, vc já vêm jogando com ela desde um tempo, isso facilita a siimilação, talvez alguns pontos da estratégia ela tenha dificuldade, mas é uma ajudinha e vai em frente.

      Excluir