sexta-feira, 5 de abril de 2013

Mecânica 16 - Tabuleiro Modular ( modular board)

Tabuleiro modular, diferente de um tabuleiro normal, o tabuleiro modular é uma mecânica em alguns tipos de jogos e simplesmente um tabuleiro em outros. Complicou??.... Bom a ideia é que o tabuleiro modular quando pensado como uma mecânica, permite criar variáveis que um tabuleiro comum não tem e não oferece.

Imagine o Carcassonne, ele é um perfeito exemplo de um jogo onde a modularidade do tabuleiro é uma mecânica, são as combinações possíveis que sintetizam a mecânica. De nada serve por exemplo colocar um tabuleiro sobre a mesa para então dispor as peças modulares do jogo. O tabuleiro se forma com a disposição das peças e estas em si são o próprio jogo aliado a outros mecanismos, dai resulta ser uma mecânica que inclusive encontra variações entre diferentes jogos, 
veja Java, Taluva, El Caballero. como exemplos.



Imagem do El Caballero- cada peça é um tabuleiro, para ser posicionada deve estar dentro das restrições impostas pelas regras. Pense nelas como um meeple, ao colocar um sobre um tabuleiro, não existem regras  que condicionam esta  disposição?? ... é a mesma coisa com o tabuleiro modular.



Outra faceta dos tabuleiros modulares, que nos últimos anos vêm crescendo é  a modularidade dos tabuleiros. Neste caso não estamos falando de mecânica, porem acho importante falar isto aqui para evitar confusão. Falo da modularidade como vista em jogos como o Agricola, Gates of Loyang, Luna, Molucas. Os diferentes tabuleiros cada qual com uma função , poderiam ser parte de um único tabuleiro, mas o fato de serem pequenos na grande maioria das vezes se comparado a tabuleiros tradicionais, facilita a sua produção, deixa  a área do jogo mais clara e destacada.

Entre jogos de guerra também encontramos tabuleiros modulares, mas quase sempre associado a jogos de nível operacional ( os táticos), quando neste caso o funcionamento modular objetiva a ampliação e diversificação dos tipos de terrenos ( canário). Não é uma mecânica, mas requer um sistema de jogo que possibilita a perfeita inter cambialidade.

Bom é isso ai!


Vide linka para "Explicando Mecânicas" onde você vai encontrar outras explicações.

Abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário