domingo, 14 de abril de 2013

Mecânica 18 - Emprego de Unidades Secretas (Secret Unit Deployment)


Emprego de unidades secretas, o objetivo desta mecânica é tornar duvidosa a situação para o jogador oponente, porem ocorre a reciproca, pois e ambos os jogadores sabem quais unidades tem a disposição, no entanto com relação as peças do oponente, sobram duvidas, que é justo a ideia por trás da mecânica.
Típico de jogos de guerra, entre eles o ASL- Advanced Squad Leader, na minha opinião um dos melhores HC, devido ao detalhismo, além do relativo grau de dificuldade.



ASL- Fonte BGG


Abraço!



4 comentários:

  1. É, o ASL é um clássico hex and counter e de secret unit deployment. Além destes há outros jogos com regras de "fog of war", em que um jogador não pode olhar o stack de counters do outro para ver quais unidades estão lá, como nos SCS e OCS da MMP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cieti o ASL por gostar dele, mas sem duvida SCS e OCS são bons sistemas como o ASL. Temos certa similaridade com os jogos de guerra de blocos como o Command And Colors Anciets e Hammer of Scoth,entre diversos que no fim também escondem a informação do tipo e força da unidade.

      Vc joga os HC??

      Excluir
  2. Excelente blog, está me ajudando muito em minha pesquisa sobre jogos diversos. Sobre esses chamados "HS", quais seriam os similares em português ?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Luiz, obrigado, fico feliz que tenha gostado e por ajudar você a conhecer o mundo dos jogos de tabuleiros. Não seria HC? Hex and couters, hexágonos e contadores.
    Mecanismo que faz uso de tabuleiros em forma de colmeia ( por isso Hex) pelo qual são movidos os contadores, peças que representam tropas, unidades, controladas por fatores de controle, como fator de movimento e combate. No Brasil oficialmente a Grow lançou um jogo no início dos anos 80 chamado Operação AMX 1, é um HC básico para quem não conhece, mas que vai a um nível muito melhor se comparado com o que se chamava de jogos de guerra na época aqui no Brasil. Você consegue muitos jogos desses na versão imprima e jogue, para poder experimenta-los e ver se gosta realmente do gênero.

    ResponderExcluir