domingo, 19 de agosto de 2012

Verräter jogo de cartas interessante

Bom pessoal, vez e outra voltamos a um jogo que ficou um tempão na pratelheira. Verräter ( Traidor) é um jogo de cartas, com tema político. Duas casas ( dinastias) disputam o controle de territórios, resumindo  esta é a ideia básica do jogo. Mas então como funciona??


Fonte BGG


...bom são dispostas dose cartas formando um circulo, a caixa de texto da carta voltada para o interior deste circulo.
A disposição deve seguir a orientação conforme ilustrado na regra, alternando territórios.  Toda carta de território tem duas faces, uma em cada cor e com a representação de uma das dinastias, a Águia e a Rosa. Também tem uma  tabela com números em Romano, de 1 a 4 , os números abaixo( no circulo)  são os PV, é a pontuação recebida pelos quando conquistar o território. O Número arábico maior são os Pontos de Combate  ( PC) do território, importante.


Cartas de cidade, igual conteúdo, porém diferente cor e brasão da dinastia.


Nota: Convém chamar atenção para um detalhe, se um território é tomado  no conflito, os pontos são dados para os jogadores que jogam com a respectiva dinastia em igual valor ao indicado abaixo do numeral Romano..
Exemplo:  digamos que apenas um jogador estea jogando com uma das dinastias, no conflito ele vence a disputa, significa que apenas ele  recebe os PV indicados abaixo da escala de valor 1.


Dose cartas xde teritório e sua diposição inicial.


Também temos uma carta para indicar o jogador inicial que é cambiada a cada rodada para  o jogador a esquerda.
Cada jogador recebe 3 cartas de com dupla face em uma das cores ( laranjado, verde, azul e marrom Em cada face tem a representação de um agricultor que lhe permite receber uma carta de recurso  a cada rodada e uma de senhorio, que também dá um recurso e ao final da partida PVs em função do número de recursos na sua mão.


As cartas de recursos, tem diferentes valores e são  usadas nos conflitos, ao adicionar o valor inscrito ao valor PC dos territórios em disputa, bem como a sua respectiva dinastia. Ao inciar a partida cada um recebe três cartas com diferentes valores, 3, 4 e 5 PC;


Carta do jogadsor verde, recurso e ação ( verso)

O jogador a direita do jogador com a carta de jogador inicial recebe a carta de estratégia que tem valor simbólico como jogador inicial, indica que é este jogador que escolhe onde será travado um conflito. ao final da rodada recebe 2PV extras.
O mesmo  jogador recebe também a carta de conflito, esta é colocada ao lado de duas cartas territórios oponentes, que são o alvo de disputa da rodada.

Por fim temos ainda as seis cartas de ação. Estas cartas tem diferentes funções e são usadas na respectiva fase de ação.

O Jogo

Bom é disputado em rodadas, divididas nas seguintes fases:

1- O jogador coma carta de estratégia determina onde ocorre o conflito, posiciona a respectiva carta acima e entre as duas cartas de território, sendo que devem pertencer cada um a uma das dinastias.

Podemos observar então que cada território tem um valor em PC e os respectivos PV que são obtidos ao conquistar o mesmo;


Carta de estratégia



Área de conflito


2- As seis cartas de ação no centro da área de jogo, são tomadas pelo jogador inicial que escolhe uma que sera descartada na rodada, deixa fechada  no centro da mesa. Escolhe então um das outras cartas e a mantém fechada na sua área de jogo, passa a carta ao jogador a sua esquerda, que escolhe outra e assim segue até que  todos tenham uma carta na mão, a carta que sobrar volta fechada ao centro da mesa;

Estas cartas permitem o jogador fazer:

a- Traidor ( Verräter) trocar a carta de dinastia; simplificando mudar de lado no conflito, o sacana!! hehehe!!!
b- Estratégia ( Stratege), ser o próximo jogador a escolher o local de conflito, lógico 2PV extras sem stress;
c-Construtor ( baumeister), pode adicionar uma de suas três cartas de senhorio ou produtor a um dos territórios, ao final da partida é um meio de obter PV extras.
d- Produtor ( bauer), receber 3 cartas de recursos da reserva;
e- Diplomata +2 ( Diplomat), adicionar 2 PC ao conflito para sua dinastia e receber uma carta de recurso;
f- Diplomata +% ( Diplomat) adicionar 5PC para sua dinastia;

As cartas de ação são parte central do jogo, a estratégia que cada um vai adotar é em função das  necessidades, assim  como da perspectiva que tem em relação ao conflito, se perceber por exemplo que não tem como vencer o conflito na dinastia em que está, poderia cambiar de grupo ao usar a carta do traidor.

3- Jogar cartas de recursos, na realidade PC para resolver o conflito. o jogador pode jogar de zero a cinco cartas. O valor da carta é somado ao do território de sua dinastia e ao valor da sua carta de ação;

4- Revelar a carta de ação simultâneamente;

5- Resolver o conflito. Em toda rodada ocorre o conflito. Para resolver, somar o valor da carta de ação ( algumas não tem, então não adiciona nada), mais o valor das cartas de recursos e o valor de cada território . Esta somatória é feita para cada dinastia,  o maior valor vence e a carta de território do perdedor é voltada para  o lado oposto, que vai mostrar
 o simbolo da dinastia vencedora;

6- Distribuir PV, conforme já descrito os PV são distribuidos, quanto mais jogadores, apoiarem uma dinastia, menos PV são dados;

O jogador com a carta de estratégia recebe 2PV extras e o traidor se houver 1 PV extra;

A regra não diz nada, mas anote os PV numa folhinha para cada jogador;

7- Construtor ( baumeister), para o jogador que escolheu esta carta de ação , ele adiciona junto a um território uma de suas  cartas de senhorio ou produtor;

8-Cambiar carta e conflito e estratégia caso outro jogador tenha optado por esta ação;

9- Cartas de recursos descartar, formar uma pilha de descartes ao lado da de compra;

10- Repor caratas de recursos na ordem Produtor, granja e diplamata;

11- Devolver cartas de ação;

12 Cambiar jogador inicial;

13- Fim da rodada/turno;


Geral do Jogo


No final da partida que ocorre em oito rodadas para 4 jogadores, ou seis rodadas para três  jogadores, são obtidos ao pontuar,   o máximoo de mais seis PV na contagem final , onde cada granja e  um recurso, valem dois PV.
Bom é isso ai , Verräter é um jogo bacaa, o jogador deve gerenciar seus recursos, tentar apoiar uma das dinastias e porque não, não mudar de lado quando perceber que é o momento. Isto deixa o jogo bem interativo e divertido.

Para quem não conhece, eis a dica.

Espero que tenha agradado e ajude em algum entendimento.

Jogo de Marcel André Casasola Merkle
Edição Adlung- Sipeler
3 a 4 jogadores
Tempo de duração 60 minutos
Indicado a partir dos 12 anos

Nota: o jogo Meuterer do mesmo autor é similar a este,  mas tem diferenças além do tema, neste a abrodagem é sobre navios e motins. Quem conhece um dos dois facilmente vai assimilar o outro.

Nota²: o jogo original carece de um tabuleiro de marcar PV, no link um arquivo de uma caixa que tento servew para marcar os PVs , como guardar o jogo.

abraço!







Nenhum comentário:

Postar um comentário