domingo, 26 de agosto de 2012

Dia do Soldado + Jogos de Guerra

Ontem foi o Dia do Soldado, data na qual os recrutas são formados e a partir de então são considerados soldados. Tropa formada no pátio, banda militar, palavras de ordem, discursos, amigos e parentes todos presentes. Toda  pompa da cerimonia militar, ...de norte a sul do Brasil os eventos devem de alguma forma ser parecidas.
Mas o espaço aberto pelo exército brasileiro, permitiu  que um evento um tanto quanto diferente e festivo, fosse realizado  no quartel do 62/BI ( Batalhão de infantaria) de Joinville.


A presença de um grupo de entusiasta da 2ºGuerra Mundial, trouxe para dentro do quartel uma feira de artigos militares, desde artefatos muito antigos, consumido por ávidos colecionadores, fardas militares, réplicas históricas de armas, facas, baionetas, diferentes artefatos e objetos de uso militar e um grande grupo de viaturas militares, algumas das quais contenporâneas da 2°GM.

Não contei quantas viaturas eram, mas pude perceber que estavam conservadas e em perfeitas condiçoes, perfazendo um quadro realmente interessante de ser observado e fotografado. Fazem parte da Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas, Dentre as viaturas que mais me chamaram atenção, estava um veiculo blindado americano muito usado como auto metralhadora, modelo M2, porém a versão com rodas. Um caminhão GMC tipo de 1942 , que foi amplamente usado pelas forças americanas e russas durante a guerra. Uma ambulância modelo, um caminhão oficina, com uma serie de ferramentas e máquinas montadas em um contêiner de aberturas laterais, jipes e toda tripulação perfazia uma soldadesca perfeitamente uniformizada e  caraterizada.


M2 com pneus.

Um caminhão GMC de 1942 em segundo plano.


Um jipe bonitão e bem caracterizado.ao fundo as barracas de campanha que acomodavam os particpantes do evento, a nossa em primeiro plano a esquerda


Caminhão oficina e ao fundo uma ambulância militar.



Para completar um grupo foi mais além e estava caraterizado com uniformes de diferentes exércitos da 2°GM. Fardas de PQDs Americanos, enfermeiras, um cidadão com uniforme de oficial alemão, réplica perfeita inclusive com insignias de destruidor de tanques na manga do uniforme.

Cada tenda da exposição contava um grupo, e nós do clube Péricles estávamos presentes. Tínhamos algo de uns 30 jogos de guerra no local, alguns Axis &Allies, Luftwave, Paton the Best, France 1940, entre os títulos, boa parte objetos de coleção do Alessandro Caporal. Não podia deixar de levar alguns dos meus e também jogos de guerra em desenvolvimento.


A esquerda Alessandro Caporal e Dieter, um pouca antes de coemçar o evento.
A frente alguns dos jogos expostos.


O Operação MX! da Grow, foi um bom exemplo de jogo para intrudução sobre os HC e jogos de guerra.

Diga-se de passagem, muita gente visitando o evento, um  ponto chamou a atenção, boa parte dos visitantes com que conversei, tinham algum interesse no assunto, entender que estão lá para olhar todas aquelas viaturas, todo show que é o evento em si, faz parte uma vez que são muitos os que gostam de alguma forma de assuntos militares. Mas fiquei surpreso com a aceitação e interesse pelos jogos, tanto do público civil como militar, aliais muita gente comentando

" poxa sempre gostei de jogos como o War (a grande referência  nacional sobre jogos de guerra)...nem imaginava que houvessem  outros jogos e diferentes tipos"... escutei isso diversas vezes.

Um caso a parte foi o interesse do pessoal militar, diversos oficiais e  soldados, mostraram interesse, atentos as explicações dados sobre os jogos, principalmente os jogos de hexágonas e contadores ( HC), pois são jogos que  tem diferentes particularidades, detalhismos. quanto falamos sobre jogos de guerra, tais como reproduzir efeitos  dia, noite, clima e os mais diversos eventos.

Estiveram presentes Alessandro Caporal  ( Ilha do Tabuleiro) e Sr. Martins de Tubarão, do pessoal do clube o Dippold fez uma aparição, Tiago, Anderson ,César e Eleizabeth, casal que bate cartão em todo evento onde o clube esta presente. Também o Fernando e seus filhos, diversos amigos do pessoal, não tem como não falar do Dieter , que depois de encarar um show com sua banda, ainda encarou um dia como este que foi longo, porém divertido.
No primeiro momento estou anexando algumas imagens,  oportunamente estarei agregando outras sobre o evento.

Agradeço também ao Carlos A. Campestrine, curador do Museu de São Bento do Sul pelo convite para participarmos do evento, assim como ao Comando do 62ºBI na pessoa do Tnt. Cel.Ronaldo F. Navarro,  pela hospitalidade  e espaço cedido para a realização do evento.




Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário