quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Faraó da Tércos

Então... grande fã de história que sou, ...tá mais isso vocês já sabem!

A questão agora é do espaço para a Terra, mas direto para o passado.  Egito Antigo acredito ser um período que é fascinante para  muita gente e não é diferente para mim. Primeiro lí muito sobre o assunto, o que  serve para aguçar a vontade de criar um jogo focado no tema. Foi o que fiz,  o projeto já tem algum tempo e tinha uma cara bem diferente.


Geral do jogo


Nos primeiros testes percebeu-se que demorava para se conseguir realizar as construções... pois ajustes, aperta parafuso aqui é ali... por fim novos testes. Ai melhorou isso, piorou aquilo, isto esta em desuso, bahh!!

Novos ajustes e por fim o jogo  foi pra gaveta, ...maturar!!

Certo dia surge uma idéia bacana, inspirado na mecânica de um jogo que gosto muito, Revolution.
Rapidinho foram escritas regras e feitos testes eu contra eu mesmo, ...ganhei de lavada.

Em resumo mudei bastente o jogo, ...a parte politica, uso de influência, deu outra cara ao jogo e a disputa pelo poder passa a ser um dos pontos fortes do jogo. Pontuar mais vem de conseguir o controle político das províncias, ser o Nomo. governante em nome do Faraó.

A parte de produção de recursos foi alterada e eliminou-se muita peça, usando um tabuleiro de controle dos recursos,simples e funcional. O bacana é que os meios de produção que você controla nas províncias, é o que dá  força politica ao jogador. Define quem participa das construções primeiro,  o que pode influenciar muito  na pontuação.

Tabuleiro de recursos.

 As construções que por muito tempo, eram um dos maiores problemas, estão bem balanceadas, todos participam, todos podem fazer construções, mesmo não governando nenhuma das províncias. O sistema de lotes de recursos foi a solução, pois assim mesmo que um jogador tenha muitos recursos de um tipo, participa apenas com o lote  solicitado na peça de construção.

Tipos de Construções


O rondel foi retirado do jogo, entraram pequenos tabuleiros modulares para alocação de trabalhadores, são importantes para poder obter algo que o jogador produz pouco. Os favores do Faraó, são obtidos nestes tabuleiros,  é desta forma que pode mudar o poder em uma província. Não raro que o jogador perca todo o poder e propriedades em um lugar.

O templo continua no jogo , mas com novas regras.

O poder do jogador é oriundo do que ele controla, e isto é  importante para ele se mesclar nos mais altos círculos de influência do Faraó. E somente por meio deles o jogador poderá entrar no templo e estar perto do Faraó, ao fazer sua oferenda aos deuses. Aliais não dá para fazer jogo do Egito antigo sem levar em conta sua crença religiosa.


Peças do jogador.

Um deus atuante é SETH, que termina a partida se sua figura,  chegar ao final da escala de pontuação, antes do Faraó ser enterrado. Portanto de olho nesse cara, de olha nas províncias, de olha nos adversários que o bicho vai pegar.
Então O Faraó é isso ai, jogo de civilização, construção, política, religião.

Comporta até seis jogadores,
Tempo estimado 120 minutos;
Idade a partir de 12 anos;


Fique de olho, logo logo esta ai!!






Abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário