quinta-feira, 8 de março de 2012

Legião, outro abstrato!! imprima e jogue, gratuito.







Bom a uns anos fiz uma exploração pelo mundo dos jogos abstratos. Inspirado no Xadrez, lendo sobre o Soghi, versão japonesa do xadrez e voltando as origens do Batalha, que depois tornou-se outro jogo, outros conceitos, o Legião é um jogo relativamente simples, ... também fácil de construir.

Trata-se de um jogo no qual as peças podem ser usadas em movimentos pré determinados nos moldes do Xadrez. Porém o cenário é uma batalha entre duas legiões Romanas em guerra civil.


Geral do jogo -versão livre para Imprimir e jogar


O objetivo é capturar o general oponente.
Outra caracterisitica do jogo é posicionar peças de floresta sobre o tabueliro, situação que modifica o cenário do jogo, cria restrição de movimemto para algumas das unidades, a movimentação torna-se mais complexa.
Também são usadas cartas de batalha, que incremnetam o movimento das peças ou a quantidade de peças a serem movidas, situação que permite mudar desta forma as condições da batalha.
O fator sorte é muito reduzido, ...o tático é alto,  afinal cada unidade é capaz de um tipo de movimento, ... situação que requer do jogar muiot atenção e planejamento bem a lá Xadrez.


Situação


Neste link  você encontra os arquivos para baixar e ontar sua versão gratuita.

Lembro aqui este jogo já teve uma publicação de imprima e jogue na Revista Ludu Brasil , porém estes arquivos são um redesenho de algumas peças e a inclusão de setas de movimento sobre as peças o que facilita o entendimento na hora de aprender.

boa diversão!
Imagem com as novas peças.

abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário