sexta-feira, 16 de março de 2012

Assunto... rejogabilidade!

Então jogar  e ter vontade de jogar novamente!! ...tem coisa melhor em se tratando de jogo de tabuleiro?
Acho que somente a compania doa amigos da jogatina.

Bom estava lendo o tópico na Ilha sobre esta questão e resolvi escrever um pouco sobre o assunto  aqui no blog, rejogabilidade, ... ou seja simplificadamente, jogar, jogar e jogar um mesmo jogo.

Seguindo a linha de pesnamento exposta lá no tópico, a questão é a falta de rejogabilidade de algun jogos. Acho que diria ficaram "euro" demais. Afinal usar regras simples é bom... o jogo ser rápido e também interessante, mas não primordial... ter sorte moderada por mecanismos , também gosto disso ... juntando tudo isso e mais alguns conceitos com a não exclusão de jogadores, temos um jogo de tabuleiro moderno, popularmente chamado "euro".

E como funcionam  alguns destes jogos
  • posicionar, escolher ação...
  • receber recursos, cartas..
  • fazer ações, mover peças...
  • pontuar...

bom a grande maioria de jogos modernos é assim ou perto disso ..um dos meus favoritos que é o Puerto Rico (tem  tempo que não jogo!), segue aproximadamente esta mesma linha.

Mas ai vôce  joga um jogo, alguns mecanismos interessantes, logo ao iniciar a partida  encanta, mas chega na metade da partida , tem gente olhando torto, até  o final da partida .. pô do início ao fim a mesma coisa... não gostei!!
Isso acontece sim e com certa frequência.

lá no tópico foram postadas diferentes opiniões, diria todas bem colacadas, oportunas e cada qual bem fundamentada na experiência de cada um ( estou usando argumentos de pessoas que  particparam da discussão) ,veja lá:

- gama de jogos a disposição nos grupos maiores;
- previsão de expansões sobre jogos bases, situação muito comum nos últmos anos, lança um jogo base, mais simples, depois manda expansão;
--estamos acustumados a sempre ter titulos novos....

entre outros argumentos, mas nada muda o fato de ter um  ou outro jogo que não agrada, ele fica chato por não ter variações durante a partida, é aqui que acho que pequenas mudanças podem influir na rejogabilidade, sem no entanto  mudar o jogo todo.

Penso que quem gosta de criar jogos deve ter isto em mente, adicionar um outro outro detalhe, que inclua variações nas situações que ocorrem durante a partida, assim sempre haverá novidades e desafios a enfrentar.

Apenas um pitaco!

abraço!






Nenhum comentário:

Postar um comentário