quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Liber Imago...entrevista.

Estou ficando famoso!! hehehe!! ....segue link para uma entrevista para o blog do Leonardo, chamado Liber Imago.
O Leonardo aborda no seu blog assuntos  relacionados com filosofia, literatura, música, jogos, RPG entre outros, .
Também a exemplo do Jefferson do Adoradores de Catan, vem entrevistando pessoas que de alguma forma estão contribuindo com o cenário lúdico nacional. Então fui convidado pelo Leonardo e pude falar algo para os seus leitores, espero que gostem.
Agradeço a oportunidade dada e espero que de alguma forma contribua com os seus leitores.

Liber Imago



Abraço!

domingo, 26 de agosto de 2012

Dia do Soldado + Jogos de Guerra

Ontem foi o Dia do Soldado, data na qual os recrutas são formados e a partir de então são considerados soldados. Tropa formada no pátio, banda militar, palavras de ordem, discursos, amigos e parentes todos presentes. Toda  pompa da cerimonia militar, ...de norte a sul do Brasil os eventos devem de alguma forma ser parecidas.
Mas o espaço aberto pelo exército brasileiro, permitiu  que um evento um tanto quanto diferente e festivo, fosse realizado  no quartel do 62/BI ( Batalhão de infantaria) de Joinville.


A presença de um grupo de entusiasta da 2ºGuerra Mundial, trouxe para dentro do quartel uma feira de artigos militares, desde artefatos muito antigos, consumido por ávidos colecionadores, fardas militares, réplicas históricas de armas, facas, baionetas, diferentes artefatos e objetos de uso militar e um grande grupo de viaturas militares, algumas das quais contenporâneas da 2°GM.

Não contei quantas viaturas eram, mas pude perceber que estavam conservadas e em perfeitas condiçoes, perfazendo um quadro realmente interessante de ser observado e fotografado. Fazem parte da Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas, Dentre as viaturas que mais me chamaram atenção, estava um veiculo blindado americano muito usado como auto metralhadora, modelo M2, porém a versão com rodas. Um caminhão GMC tipo de 1942 , que foi amplamente usado pelas forças americanas e russas durante a guerra. Uma ambulância modelo, um caminhão oficina, com uma serie de ferramentas e máquinas montadas em um contêiner de aberturas laterais, jipes e toda tripulação perfazia uma soldadesca perfeitamente uniformizada e  caraterizada.


M2 com pneus.

Um caminhão GMC de 1942 em segundo plano.


Um jipe bonitão e bem caracterizado.ao fundo as barracas de campanha que acomodavam os particpantes do evento, a nossa em primeiro plano a esquerda


Caminhão oficina e ao fundo uma ambulância militar.



Para completar um grupo foi mais além e estava caraterizado com uniformes de diferentes exércitos da 2°GM. Fardas de PQDs Americanos, enfermeiras, um cidadão com uniforme de oficial alemão, réplica perfeita inclusive com insignias de destruidor de tanques na manga do uniforme.

Cada tenda da exposição contava um grupo, e nós do clube Péricles estávamos presentes. Tínhamos algo de uns 30 jogos de guerra no local, alguns Axis &Allies, Luftwave, Paton the Best, France 1940, entre os títulos, boa parte objetos de coleção do Alessandro Caporal. Não podia deixar de levar alguns dos meus e também jogos de guerra em desenvolvimento.


A esquerda Alessandro Caporal e Dieter, um pouca antes de coemçar o evento.
A frente alguns dos jogos expostos.


O Operação MX! da Grow, foi um bom exemplo de jogo para intrudução sobre os HC e jogos de guerra.

Diga-se de passagem, muita gente visitando o evento, um  ponto chamou a atenção, boa parte dos visitantes com que conversei, tinham algum interesse no assunto, entender que estão lá para olhar todas aquelas viaturas, todo show que é o evento em si, faz parte uma vez que são muitos os que gostam de alguma forma de assuntos militares. Mas fiquei surpreso com a aceitação e interesse pelos jogos, tanto do público civil como militar, aliais muita gente comentando

" poxa sempre gostei de jogos como o War (a grande referência  nacional sobre jogos de guerra)...nem imaginava que houvessem  outros jogos e diferentes tipos"... escutei isso diversas vezes.

Um caso a parte foi o interesse do pessoal militar, diversos oficiais e  soldados, mostraram interesse, atentos as explicações dados sobre os jogos, principalmente os jogos de hexágonas e contadores ( HC), pois são jogos que  tem diferentes particularidades, detalhismos. quanto falamos sobre jogos de guerra, tais como reproduzir efeitos  dia, noite, clima e os mais diversos eventos.

Estiveram presentes Alessandro Caporal  ( Ilha do Tabuleiro) e Sr. Martins de Tubarão, do pessoal do clube o Dippold fez uma aparição, Tiago, Anderson ,César e Eleizabeth, casal que bate cartão em todo evento onde o clube esta presente. Também o Fernando e seus filhos, diversos amigos do pessoal, não tem como não falar do Dieter , que depois de encarar um show com sua banda, ainda encarou um dia como este que foi longo, porém divertido.
No primeiro momento estou anexando algumas imagens,  oportunamente estarei agregando outras sobre o evento.

Agradeço também ao Carlos A. Campestrine, curador do Museu de São Bento do Sul pelo convite para participarmos do evento, assim como ao Comando do 62ºBI na pessoa do Tnt. Cel.Ronaldo F. Navarro,  pela hospitalidade  e espaço cedido para a realização do evento.




Abraço!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Imprima e jogue - aficionados.

Então... os jogos imprima e jogue, são feitos para quem quer experimentar novidades sem gastar muito. É necessário um pouco de vontade para imprimir, recortar , colar, exige certa paciência e por vezes,... não raro acaba virando  um hobby dentro do hobby,...confeccionar  jogos.
Tenho diversos jogos nestes moldes, alguns muito bons, que poderiam facilmente virar versão comercial, um em particular eu recomendo, um jogo de guerra, chamado Valor & Victory, não perde nada para sistemas como o ASL, Tobruck.

De minha parte desenvolvi alguns dos tais imprima e jogue ( print and play). Os arquivos estão disponibilizados principalmnete na Ilha do Tabuleiro e vez e outro recebo algum comentário sobre os jogos, o que é muito bom.

Segue lista e link para os jogos na Ilha do Tabuleiro :

-Jacaré Comeu;
-Wabuh;
-Hexalink;
-Legião;
-Ases;

Recentemente recebi pela Facebook, comentário do jogo "O Jacaré Comeu" , jogo voltado para o povo pequeno ( crianças pequenas 4 a 6 anos). Fiquei muito satisfeito ao lêr comentários e imagens do jogo feito pelo Paulo Roberto, que jogou o jogo com sua filhinha e diz ter gostado do jogo.
Segue o link  para as imagens do jogo feito pelo Paulo.


Versão da Tércos


Bom é isso!




Abraço!





Dia do Soldado + Clube Péricles

Pois bem pessoal, é amanhã o dia do soldado. O Evento comemorado em todos os quarteis do país, com certeza com diferentes agendas em cada lugar. Aqui em Joinville recebemos o convite para participar do evento com uma mostra de jogos de Guerra. Convite este feito por Carlos Augusto Campestrini, Curador do Museu da cidade vizinha de São Bento do Sul , também membro do grupo Dog´s of War , chegou a nós por meio do Alessandro Caporal  da Ilha do Tabuleiro que deve estra presente também.


Jogo Operação MX1 da Grow, versão com adaptação de novos componentes.



Neste link , você pode dar uma olhada na programação de eventos que devem acontecer durante os dois dias, fui informado de que deve haver uma exposição de viaturas militares de IIGM, atrativos não faltam.

Você que é de Joinville e região passe por lá, não deixe de nos procurar, Clube Péricles.


Abraço!

domingo, 19 de agosto de 2012

Verräter jogo de cartas interessante

Bom pessoal, vez e outra voltamos a um jogo que ficou um tempão na pratelheira. Verräter ( Traidor) é um jogo de cartas, com tema político. Duas casas ( dinastias) disputam o controle de territórios, resumindo  esta é a ideia básica do jogo. Mas então como funciona??


Fonte BGG


...bom são dispostas dose cartas formando um circulo, a caixa de texto da carta voltada para o interior deste circulo.
A disposição deve seguir a orientação conforme ilustrado na regra, alternando territórios.  Toda carta de território tem duas faces, uma em cada cor e com a representação de uma das dinastias, a Águia e a Rosa. Também tem uma  tabela com números em Romano, de 1 a 4 , os números abaixo( no circulo)  são os PV, é a pontuação recebida pelos quando conquistar o território. O Número arábico maior são os Pontos de Combate  ( PC) do território, importante.


Cartas de cidade, igual conteúdo, porém diferente cor e brasão da dinastia.


Nota: Convém chamar atenção para um detalhe, se um território é tomado  no conflito, os pontos são dados para os jogadores que jogam com a respectiva dinastia em igual valor ao indicado abaixo do numeral Romano..
Exemplo:  digamos que apenas um jogador estea jogando com uma das dinastias, no conflito ele vence a disputa, significa que apenas ele  recebe os PV indicados abaixo da escala de valor 1.


Dose cartas xde teritório e sua diposição inicial.


Também temos uma carta para indicar o jogador inicial que é cambiada a cada rodada para  o jogador a esquerda.
Cada jogador recebe 3 cartas de com dupla face em uma das cores ( laranjado, verde, azul e marrom Em cada face tem a representação de um agricultor que lhe permite receber uma carta de recurso  a cada rodada e uma de senhorio, que também dá um recurso e ao final da partida PVs em função do número de recursos na sua mão.


As cartas de recursos, tem diferentes valores e são  usadas nos conflitos, ao adicionar o valor inscrito ao valor PC dos territórios em disputa, bem como a sua respectiva dinastia. Ao inciar a partida cada um recebe três cartas com diferentes valores, 3, 4 e 5 PC;


Carta do jogadsor verde, recurso e ação ( verso)

O jogador a direita do jogador com a carta de jogador inicial recebe a carta de estratégia que tem valor simbólico como jogador inicial, indica que é este jogador que escolhe onde será travado um conflito. ao final da rodada recebe 2PV extras.
O mesmo  jogador recebe também a carta de conflito, esta é colocada ao lado de duas cartas territórios oponentes, que são o alvo de disputa da rodada.

Por fim temos ainda as seis cartas de ação. Estas cartas tem diferentes funções e são usadas na respectiva fase de ação.

O Jogo

Bom é disputado em rodadas, divididas nas seguintes fases:

1- O jogador coma carta de estratégia determina onde ocorre o conflito, posiciona a respectiva carta acima e entre as duas cartas de território, sendo que devem pertencer cada um a uma das dinastias.

Podemos observar então que cada território tem um valor em PC e os respectivos PV que são obtidos ao conquistar o mesmo;


Carta de estratégia



Área de conflito


2- As seis cartas de ação no centro da área de jogo, são tomadas pelo jogador inicial que escolhe uma que sera descartada na rodada, deixa fechada  no centro da mesa. Escolhe então um das outras cartas e a mantém fechada na sua área de jogo, passa a carta ao jogador a sua esquerda, que escolhe outra e assim segue até que  todos tenham uma carta na mão, a carta que sobrar volta fechada ao centro da mesa;

Estas cartas permitem o jogador fazer:

a- Traidor ( Verräter) trocar a carta de dinastia; simplificando mudar de lado no conflito, o sacana!! hehehe!!!
b- Estratégia ( Stratege), ser o próximo jogador a escolher o local de conflito, lógico 2PV extras sem stress;
c-Construtor ( baumeister), pode adicionar uma de suas três cartas de senhorio ou produtor a um dos territórios, ao final da partida é um meio de obter PV extras.
d- Produtor ( bauer), receber 3 cartas de recursos da reserva;
e- Diplomata +2 ( Diplomat), adicionar 2 PC ao conflito para sua dinastia e receber uma carta de recurso;
f- Diplomata +% ( Diplomat) adicionar 5PC para sua dinastia;

As cartas de ação são parte central do jogo, a estratégia que cada um vai adotar é em função das  necessidades, assim  como da perspectiva que tem em relação ao conflito, se perceber por exemplo que não tem como vencer o conflito na dinastia em que está, poderia cambiar de grupo ao usar a carta do traidor.

3- Jogar cartas de recursos, na realidade PC para resolver o conflito. o jogador pode jogar de zero a cinco cartas. O valor da carta é somado ao do território de sua dinastia e ao valor da sua carta de ação;

4- Revelar a carta de ação simultâneamente;

5- Resolver o conflito. Em toda rodada ocorre o conflito. Para resolver, somar o valor da carta de ação ( algumas não tem, então não adiciona nada), mais o valor das cartas de recursos e o valor de cada território . Esta somatória é feita para cada dinastia,  o maior valor vence e a carta de território do perdedor é voltada para  o lado oposto, que vai mostrar
 o simbolo da dinastia vencedora;

6- Distribuir PV, conforme já descrito os PV são distribuidos, quanto mais jogadores, apoiarem uma dinastia, menos PV são dados;

O jogador com a carta de estratégia recebe 2PV extras e o traidor se houver 1 PV extra;

A regra não diz nada, mas anote os PV numa folhinha para cada jogador;

7- Construtor ( baumeister), para o jogador que escolheu esta carta de ação , ele adiciona junto a um território uma de suas  cartas de senhorio ou produtor;

8-Cambiar carta e conflito e estratégia caso outro jogador tenha optado por esta ação;

9- Cartas de recursos descartar, formar uma pilha de descartes ao lado da de compra;

10- Repor caratas de recursos na ordem Produtor, granja e diplamata;

11- Devolver cartas de ação;

12 Cambiar jogador inicial;

13- Fim da rodada/turno;


Geral do Jogo


No final da partida que ocorre em oito rodadas para 4 jogadores, ou seis rodadas para três  jogadores, são obtidos ao pontuar,   o máximoo de mais seis PV na contagem final , onde cada granja e  um recurso, valem dois PV.
Bom é isso ai , Verräter é um jogo bacaa, o jogador deve gerenciar seus recursos, tentar apoiar uma das dinastias e porque não, não mudar de lado quando perceber que é o momento. Isto deixa o jogo bem interativo e divertido.

Para quem não conhece, eis a dica.

Espero que tenha agradado e ajude em algum entendimento.

Jogo de Marcel André Casasola Merkle
Edição Adlung- Sipeler
3 a 4 jogadores
Tempo de duração 60 minutos
Indicado a partir dos 12 anos

Nota: o jogo Meuterer do mesmo autor é similar a este,  mas tem diferenças além do tema, neste a abrodagem é sobre navios e motins. Quem conhece um dos dois facilmente vai assimilar o outro.

Nota²: o jogo original carece de um tabuleiro de marcar PV, no link um arquivo de uma caixa que tento servew para marcar os PVs , como guardar o jogo.

abraço!