quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Batalhas históricas 3 - Waterloo!

É difícil comparar visto serem décadas ou séculos separando grandes personagens da história. Napoleão Bonaparte é sem duvida se não o maior, mas um dos melhores generais que já comandaram exércitos em todos os tempos. Tanto que as guerras napoleônicas, fazem alusão ao período da história onde este gênio militar fazia da guerra uma arte, a tal ponto de ser estudado e referenciado ainda hoje, 202 anos depois da batalha.

Idas e vindas, era 18 de Julho de 1815, cento e poucos dias  após ser enviado para o exílio em Elba, Napoleão desenvolveu seu exército na região de Waterloo, a meio caminho para Bruxelas, Bélgica atualmente.

A sua frente, lhe fazendo oposição, barrando o caminho o general inglês, Duque de Wellington, comandando um misto de tropas inglesas e europeias ( sétima coalizão). Jamais haviam cruzado armas. O inglês eté então havia confrontado os francesas, anos antes, na campanha da península, Espanha e Portugal, isso mesmo, tem haver  com a fuga dos reis de Portugal para o Brasil em 1808.

Wellington, tendo chegado ao campo de batalha antes, desenvolveu suas tropas sobre e atrás das colinas de Mont-Saint Jean, expondo apenas uma  parte de suas tropas. A chuva do dia anterior, tornava o campo um lamaçal, de modo que o ataque francês foi postergado até que o solo secasse, a ponto de permitir melhores progressões da tropas, isso ocorreu por volta do meio dia.

Para quem gosta do assunto, faça um exercício!....imagine você em sua casa no centro de um retângulo ( aproximadamente) de 9 x 5 km.  Agora distribua mentalmente 68.000  soldados ingleses e 74000 franceses neste espaço!...difícil imaginar não é!.... mas era o que aconteceu em Waterloo e em outras batalhas com exércitos em linha. Agora sem a comodidade das comunicações modernas, como você vai comandar e coordenar essa massa de soldados, sendo que havia bosques, construções, elevações e não era nem possível visualizar o todo do campo de batalha.

Mas era o que acontecia nestes campos de batalha. Ai reside o grande diferencial de Napoleão, ele havia anos antes reorganizado o exército francês, ele foi quem primeiro organizou tropas em divisões, de modo a tornar a massa de soldados mais manobrável. Ele foi o primeiro a formar um exército nacional, de modo a tornar os objetivos e motivos comuns mesmo para os soldados, isso não existia antes dele. Ele mantinha um estado maior, grande, era a garantia de que suas ordens chegassem a  quem deveria na hora certa, era assim que ele comandava, fora o fato de ser indubitavelmente um grande mestre tático, enxergar as oportunidades ou então cria-las, era assim que ele superava seus adversários, prova são suas vitórias e ser ainda hoje referência militar.

Mapa do campo de batalha, bem como manobras executadas.


Bom, Napoleão atacou, suas tropas avançaram com dificuldade, penaram ante a obstinada resistência dos ingleses, Papellote, Hougmount  Mount Saint Jean, são nomes que ficaram na história desta batalha, por conta da  luta encarniçada pelo seu controle. Em Papellote, tomada pelos franceses, o contra-ataque da aliança, retomou a posição, fato que  levou a famosa carga de cavalaria inglesa, que por sua vez  terminou em desastre pela intervenção dos couraceiros francesas ( cavalaria pesada francesa).

Então pelas 15 horas, um novo exército se aproximou pelo flanco direito francês. Napoleão a princípio imaginou as tropas de Grouchi, que perseguia o batido exército prussiano após a batalha de Liege, um dia antes. Mas não...era o parte do exército prussiano com 40.000 soldados despejados no flanco francês. Dai apesar da presença da velha guarda de Napoleão, não foi possível resistir, muito menos vencer.

Terminava assim uma das batalhas mais famosas de todos os tempos, junto com a batalha terminava também a era napoleônica. O mito, falece três anos depois  na Ilha de Sta. Helena, sob custódia britânica, como sempre, muitas especulações sobre sua morte.

Icônico não é! Tem oito jogos que tratam dessa batalha, veja a lista.

Waterloo, Napoleon last Battle (20002)
Wellington´s victory: Battle of Waterloo (1976), com segunda edição em 2015.
The Battle of Waterloo (1994)
The Battle of Waterloo (1975)
Waterloo 1815, Napoleon last Battle ( 2016)
Battle of  Waterloo: Hougoumout 1815 AD (2006)
Battle of Waterloo, a game for two, three our four Players ( 1895)

Observe a data do último, 1895, (imagem ao lado, um point to point). Entre os jogos, tem um que chamou muita atenção, Waterloo 1815, cuja complexidade é indicada 5. Tem que ser bom para chegar nesse patamar, visto a maioria ter  peso 3 para mais ou menos.



Um bom jogo que reflita e simule muito do que ocorreu durante aquele dia, poderia talvez responder a pergunta que jamais será respondida, se retirar o elemento prussiano da batalha,  quem venceria???  na minha opinião Napoleão.

Abraço!

Ref, BGG.

Veja também, Batalhas históricas 2, Kursk

Nenhum comentário:

Postar um comentário