segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Codenames, esse cara sabe o que faz.

Havia lido bons comentários a respeito do jogo e para variar o Vlaada  Chvátil não brinca em serviço. Gosto deste autor por conta de suas criações divertidas, interativas e de certa forma inovadoras, quando lembro do Galaxy Trucker por exemplo.
Bom ai jogamos o Codenames, nada complicado, simples, divertido e lógico interativo. Vlaada, nos brinda com um jogo de dedução, no qual dois times,  no papel de agentes se enfrentam, são espiões, quem sabe da CAOS contra o CONTROLE para quem é das antigas.

Caixa do jogo.

O que manda é encontrar todos os agentes, antes que seus oponentes encontrem os deles. A brincadeira consiste em deduzir o que o seu informante, passa como informação, uma palavra que é uma pista, relacionada com uma ou mais das palavras sobre cartões dispostos, em uma matriz de 5 x 5 sobre  a mesa, que seria algo como o tabuleiro. Este jogador, o informante, tem diante de si um cartão quadriculado de 5 x 5 espaços, que equivale a área de jogo sobre a mesa.

                                    A área de jogo, uma matriz de 5 linhas por 5 colunas.

Neste cartão estão indicadas as posições de todos os agentes, tanto azuis como vermelhos, civis e o assassino,  que pode eliminar todos os jogadores de um time se for escolhido, ou levados a escolher este local. Isto fez lembrar de um certo cidadão, é apenas uma história sobre um agente, nada de mais....não vou dar o nome só as iniciais I.V.O.,  que fez isso, foram duas pistas, a primeira furada e a segunda a casa do assassino, que prontamente eliminou o time, especula-se ser uma agente duplo da CAOS, infiltrado.



Bom deixando o Ivo de lado, não é a mesma pessoa em!!... pelo menos é que quer que se pense, afinal o outro é o I.V.O. provável agente, perigoso, enquanto esse é o Ivo, portanto não confundir as coisas por favor....mas voltando ao jogo.

Então o jogador informante deve ficar antenado, afinal se joga para o time azul, deve passar informações para que os seus agentes, consigam deduzir as casas ( da matriz 5x5), onde estão os agentes azuis que ele enxerga, uma vez que os outros jogadores não tem estas informações. Isso é simples, a exemplificar, digamos no cartão do informante, na casa 2x2, esta um agente azul. Olhando a matriz sobre a mesa, no cartão equivalente na casa 2x2, digamos consta a palavra " baleia". O informante deve passar uma pista ( "mar"para exemplificar), que ajude os seus agentes, a deduzirem que a palavra "mar"é relacionada a "baleia"e desta forma apontarem a cartão correto, localizando um de seus agentes. Pode no entanto ocorrer, que se houver por exemplo um cartão com a palavra "navio", a relação é igualmente direta, mas se onde esta esse cartão encontra-se um agente vermelho, a pista "mar", passa a ser perigosa, revelando um agente vermelho do outro time, ponto para eles caso indiquem ao invés de baleia a palavra navio. Dai é importante, escolher bem o que vai ser usado como pista.



Codenames, agradou bastante, como disse antes é interativo e divertido, os jogadores jogam em time azul contra vermelho, permite a participação de grupos grandes, sem afetar o funcionamento. Recomendo, é um bom jogo, aquele joguinho de entrada, ou final de partida, é garantia de bons momentos de diversão, que é o que realmente importa nos encontros além da amizade. Como ponto negativo, achei a arte fraca, os cartões podiam ser um pouco mais reforçados, e é indispensável o uso de sleeves, por conta de muito manuseio.

Autor do jogo Vlaada Chvátil.
Comporta de 2 a 8 jogadores, com idade a a partir dos 10 anos, tempo estimado por partida de 15 minutos e não é muito mais que isso realmente.

Abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário