sábado, 29 de agosto de 2015

Fabricas, produção como diversão e educação?.

Para quem vive no meio industrial o termo Kanban não é desconhecido. Em síntese significa entregar na linha de produção o componente X na quantidade Y e no tempo exato Z, de modo que o fornecedor deve atender o processo de fabricação do cliente, conforme especificado. Desta forma os estoques do fabricante são mínimos, pequenos pulmões emergências e tudo depende de funcionar como um relógio, sendo que a atividade toda ocorre em diferentes industrias especializadas, cada qual com alguns componentes específicos, isso muito lembra o parque industrial de setores como o  automotivo.
Bom, tudo isso é uma teoria, mas que é avidamente colocada em pratica no meio industrial, funciona muito bem, e requer muita organização.

Bom falar de fabricas!!...muitos vão lembrar e não dá para continuar a escrever, sem deixar de citar jogos como Age of Industry o Brass de Martin Wallace, que embora as voltas com a revolução industrial... tema industrial, não são os tipos de jogos que vou referenciar. Vou ser mais específico, produção pura e simples, uma fábrica que produz um produto que seja abstrato, produção direta e seus desafios, então.....

...que tal jogar isso??...

... fabricar produtos!!!.... já nos anos setenta, muitos autores e editoras, desenvolveram jogos onde a ideia central  era sistemas de produção, o tema variava em torno de fábricas de chocolates, e outras iguarias, nada sugestivo pelo visto, e ainda por cima a quase totalidade, para serem jogados por jogadores mirins, entre 5 a 8 anos. Estes jogos em média bastante simples, obedecendo a velha máxima, " jogo de tabuleiro é coisa para criança", beleza!....mas as crianças cresceram e continuaram a jogar, e chegamos então aos jogos modernos.


Esse passeio começa em 2014, com o autor Vital Lacerda que propôs em seu jogo, por em pratica  atividades industriais, simulando o funcionamento do Kanban, o  resultado é  um jogo considera muito estratégico, convincente, que simula relativamente bem o conceito e sistema de produção.

Kanban não foi o primeiro jogo com a temática que vamos explorar, voltando no tempo, Factory Fun de 2006, criado por Corné van Moorse, mergulhava de cabeça em jogo onde o jogador tinha que configurar uma linha de produção, montando diferentes componentes de modo a combinar o melhor esquema de funcionamento. Realmente  faz lembrar as linhas continuas de fabricação, dos tempos onde surgiram nas fabricas da Ford, apesar de no caso o jogo ser completamente abstrato.

Factory Fun

Corné van Moorse  pelo visto gosta do tema, afinal além do acima citado, desenvolveu outro jogo nos mesmos moldes, mas agora com foco na estocagem de produtos, ai seguindo as necessidades e caminhos e estratégias da logística, no jogo Factory Fever , que no entanto é  uma das etapas do todo que é o processo de fabricação.

Airships de 2007 de Andreas Seyfarth!!.... esse mesmo??...o autor de Puerto Rico que também não deixa de ser uma espécie de linha de produção, a partir dos campos, passando por beneficiadoras e chegando as portos e navios. Mas voltando ao Airships, a ideia é a produção de Zepelins, os dirigíveis. é um jogo mais leve, mas é necessário cumprir diferentes etapas para se chegar ao produto final que é o Zepelin.
Automobile de 2009, criado por Martin Wallace leva o jogador embora de forma mais superficial para o campo da produção automotiva, porem a visão aqui é a comercialização do produto final, ficando a produção relegada a segundo plano. Conta mais algo como tendência e estilo para vender o produto e as redes de distribuição. A versão da Mayfair ai ao lado esta deverás bonita.

Shipyards de 2009 criado por Vladimir Suchy, leva o jogador aos estaleiros navais onde deve efetivar contratos de construção de navios, obedecendo diferentes etapas e necessidades para chegar a um produto final que é o navio.

Como visto depois da virada do século, não houve um vácuo muito grande entre os experimentos lúdicos do gênero. Volta e meia autores nos trazem novas criações, jogos focados na produção, alguns bem específicos, outros mais periféricos, mas ainda assim fazem parte do todo da cadeia produtiva. 


Novos lançamentos ainda para 2015, como o Robot Factory, da dupla Jani Mollis e Tero Mollis, no qual o objetivo é construir robôs em uma fabrica completamente automatizada. A ideia aqui é em um futuro próximo produzir robôs em escala industrial.
Também  para 2015, fins de Agosto, estamos ai!!!... outra dupla, esta  inspirada no Kanban, resolveu criar um jogo cujo o tema central  também é produzir automóveis, neste caso o mais popular, o jogo passa por algumas das facetas da produção e comercialização, mas não deve ser  um jogo com muita profundidade, visto focar num público jovem, sugeridos 8 anos. Este é Automania dos autores Kenneth Minde e Kristian Amundensen Ostby.
Bom senhores, este apanhado que passou sem obedecer uma ordem cronológica, mostra alguns dos jogos já criados para simular o funcionamento das fábricas. Alguns são simples e outros embora com o pé em algum ponto dos processos de fabricação, abordam facetas diversas do todo da cadeia produtiva como já mencionado anteriormente. 
A compilação, aponta também jogos específicos que poderiam facilmente ser usados de forma acadêmica, cito em particular o Kanban, que é bem aprofundado no assunto, e  quem sabe não vira objeto de estudo em algum curso de graduação pelas terras tupiniquins.


Abraço!

Imagens: BGG

Nenhum comentário:

Postar um comentário