sábado, 12 de abril de 2014

Ilha Proibida...não vá para lá!!

  Comprei a alguns dias o Ilha Proibida versão Devir, ao visitar a Feira do Livro em Joinville. O pessoal da Devir estava lá com um estante, um belo grupo de meninas para atender, simpáticas e para minha surpresa conhecendo os jogos que estavam vendendo, situação percebida ao conversar com elas.

Feita em metal inclusive com auto relevo.


   Para começar os componentes são muito bons, a caixa feita em metal, ótima qualidade bem feita e bonita. Possui quatro peças em 3D igualmente bem feitas, a arte esta bacana, mas chega de falar sobre componentes afinal o papo é jogo.

   Dando aquele mergulho no enredo, você chega a Ilha Proibida em busca de seus lendários tesouros. Mas ao iniciar as buscas descobre que a Ilha esta afundando. Então é tudo uma questão de tempo para resgatar os tesouros ao afundar com a Ilha.

O tabuleiro modular, representado por algum tipo de figura para 
criar a imersão no lúdico, esta bacana..


   Feita a distribuição inicial, o jogador têm sempre três ações a fazer:

-Mover o peão para um novo ponto da ilha, movimentos ortogonais;
-Drenar uma região que já começa afundar, adjacente ou a própria área.;
-Entregar carta de tesouro para outro jogador caso na mesma área da Ilha;
-Recolher um tesouro;


Geral ao iniciar a partida.

Gabriel desesperado e Dieter Tenso


  Pode repetir ações, podem ser feitas em qualquer ordem... tranquilo né!

Além das três ações, o jogador finalizada a sua vez com:

A- sacar duas cartas de tesouro para a sua mão de jogo( limite de no máximo cinco cartas na mão, ao terminar sua vez de jogar;
B- Sacar cartas de alagamento em igual quantidade ao do nível de alagamento indicado no controle;

  A jogado do jogador é isso ai.

Primeiras áreas já afundaram, outras com 
o tom azulado estão alagadas.



  Bom para conseguir um tesouro é preciso ter quatro cartas de tesouro  iguais, desta forma deve  ir até um dos locais possíveis para resgatar o tesouro( sempre dois). Isto pode ser feito mesmo com a área já alagada. Ao conseguir resgatar todos os tesouros, o jogador deve rumar para o "porto dos loucos" onde um helicóptero o espera para sair da Ilha.

   O alagamento é bem simples e é uma mecânica bacana. Para cada nível de alagamento marcado no controle específico, são retiradas igual número de cartas de alagamento Estas cartas nada mais são que as áreas da ilha. Sempre que uma carta é virada, a região da Ilha  é virada para seu verso, que mostra  a mesma figura porém em tom azulado.
   Se a área já esta alagada e novamente for revelada, a respectiva peça e carta é retirada do jogo, a área  da Ilha afundou definitivamente nas profundezas do mar abissal..

   Em outras palavras o tabuleiro vai desaparecendo  e a capacidade  de  movimentação do jogador fica cada vez mais limitada. O jogador pode usar a ação drenar para desvirar uma área alagada, e assim retardar que uma área desapareça no mar.

Sucesso, notar que as áreas adjacentes 
já estavam alagadas ou afundadas.


Algumas cartas especiais são misturadas as cartas de tesouro. A carta de alagamento avança um nível na escala de alagamento. As cartas de alagamento do descarte devem  ser misturadas e posicionadas no topo da pilha novamente. Note que desta forma as áreas já alagadas, vão estar novamente no topo da pilha de compras o que leva as áreas alagadas a afundar no mar... simples e muito funcional.

   Têm ainda outras cartas especiais de movimento por helicóptero e sacos de areia para drenar uma área qualquer já alagada.

   A partida termina ao resgatar todos os tesouros e escapar da Ilha, ai com vitória dos jogadores. Caso o nível da escala de alagamento chegar ao nível máximo ou então se a área onde esta o helicóptero para fuga afundar, o jogo vence.

   O jogo é simples, bacana, divertido, interativo com partidas rápidas, bom para grupos que curtem jogos mais leves ou para aquele fim de noite tipo " fechar a noite". Gostei da qualidade, das mecânicas, apenas acho que poderia haver alguma variação maior de opções, perigos adicionais, um deck extra de áreas da Ilha mas com certeza vale conhecer, é um bom jogo para família.


Povo, Gabriel ( E), eu e  o  Dieter.




Abraço!








Nenhum comentário:

Postar um comentário