domingo, 25 de agosto de 2013

No tempo dos Condottieres.

Esse jogo é direto do Tunel do Tempo.....

Esses caras eram lideres mercenários no período do renascimento italiano. O cenário era outro o pensamento outro, o conceito nação como entendemos hoje não existia e as cidades eram quase que cada uma por si. Desta forma os conflitos por influências regionais eram acentuadas, afinal controlar regiões consistia em mercado, comércio, mão de obra por fim dinheiro e poder.
Mas ninguém estava afim da dar a vida pelos outros então se pagava a tropas mercenárias. Soldados que em tempos de paz procuravam outros mestres aos quais servir e vender seus serviços. Aqueles que entre estes conseguiram se destacar , acabaram por  liderar estes soldados eram chamados de Condottieres, destaque  foi  Sforza que tomou conta de Milão.
Bom e daí???
Daí que jogamos um jogo chamado Condottiere e achei bem interessante. Já tinha lido e visto em outras feitas , mas quem  já conhecia e indicou foi o Rafael, amigo aqui do Clube Péricles.
Bom Condottiere é um jogo de cartas para até seis jogadores, de Dominique Ehrhard, a versão que tenho é da FF, têm idade sugerida a partir dos 14 anos, duração estimada em 30 a 45 minutos.
De difícil o jogo não têm nada, cabe é memorizar o que as cartas permitem fazer e nas primeiras partidas uma colinha pode ajudar. Bom o jogo têm um tabuleiro que deve ser do tamanho de um formato A4, dobrável, no qual é representado  parte da Itália, dividido em territórios. Cada jogador recebe ainda seis cubos de madeira que representam as conquistas dos jogadores.
Geral das cartas do jogo.

As cartas são de tropas mercenárias de valor 1,2,3,4,5,6 e 10, cujo valor é a força da tropa. Ainda existem cartas de Inverno que reduz o valor das cartas de mercenários a UM.
Para anular o efeito da carta de inverno, usar a carta de primavera. Outra carta é o espantalho, que permite o jogador recuperar para sua mão, uma carta sua já jogada sobre a mesa.
O bispo obrigada a retirada das cartas de mercenários de maior valor da mesa, direto  para o descarte, além de mover o peão do Bispo para um território que não pode ser tomada por ninguém na rodada seguinte.

A Cortesã, a periguete do jogo, dá direito a adicionar um força a seu exército, e quem ao final da rodada dispor de mais cortesãs, têm direito a mover o peão do Condottiere para um território sobre o tabuleiro,  o qual vai ser objeto de disputa na rodada seguinte.

Rafael, feliz da vida com suas carats de cortesãs.

O Soldado do Tambor, têm o poder de dobrar o valor de todas as cartas de mercenários do jogador sobre a mesa, grande ajuda.
A heroína, com força dez, não é considerada um mercenário, portanto não sofre os efeitos que os mercenários sofrem. Grande pedida!
Rendição, a rodada termina imediatamente, talvez a carta mais estratégica dentre todas as cartas.
Bom a partida é disputada em rodadas, na qual o jogador ou baixa uma das dez cartas que recebeu ao iniciar a rodada ou passa. Se passar não volta a jogar na rodada.
A questão é que carta jogar?? Qualquer uma?? Pode ser sim, mas algumas é melhor esperar, o efeito inverno , deixa os jogadores na duvida,  principalmente se o jogador não dispor de um carta primavera. O bispo se jogado muito cedo  pode deixar de ter um bom efeito, lembre que ele retira a carta de maior valor na mesa de todos os jogadores.
Com as tropas mercenárias, o jogador vai respondendo aos oponentes, e logo se percebe quem quer levar a território. Mas o bispo, o inverno, pode ser cruel com as tropas.
A heroína pode decidir o conflito, já o soldado do tambor que representa a disciplina e a ordem tática dobra o valor, mas o inverno pode condenar o seu poder militar.
Resumindo é um balaio de gatos, mas muito bacana. A distribuição das cartas é aleatória, com todas as cartas misturadas em um baralho. O jogador pode acabar com uma mão ruim, e não ser capaz de disputar o território de forma decisiva. A solução pode ser trocar o seu deck de cartas , que ocorre ao terminar cada rodada. Aliais ou troca
 todas as cartas, ou recebe o número de cartas  faltantes para totalizar dez.


Geral com o tabuleiro.

O jogador que conquistou um território, recebe um carta extra para cada território sob seu controle. Têm momentos
que é melhor trocar todas as cartas.

 Bom o jogo Condottiere é um jogo tático bom , a dose de sorte existe, mas não se pode dizer que é decisiva, ajuda!.... mas a escolha dos territórios sobre o tabuleiro é bem estratégico, e ao jogar o jogador vai logo perceber que simplesmente baixar cartas na mesa não é a deste jogo, o jogador têm que ser esperto , usar bem suas cartas, forçar jogadas, por isso digo que gostei bastante do jogo e deve ver mesa com frequência.







Olha a mão do Dieter, isso pode ocorrer e não ajuda em nada.



Geral do pessoal, a Diogo (sentado E). Dieter ,Rafael e Thainá.

Boa pedida pessoal

Abraço!

7 comentários:

  1. Este jogo é muito bom! Um amigo chegou de viagem com ele, recomendado apenas pelo vendedor da loja, não tínhamos nunca ouvido falar. Foi um sucesso absoluto!

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Igor, aqui no grupo não foi diferente!

    ResponderExcluir
  3. Huahuahuauahuaua, vc colocou a foto com as cartas de pu..er.. cortesãs!

    Jogatina das boas esta!

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Adorei, bem bacana. Um jogo fácil e divertido, deu para dar boas risadas. Rss"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Thainá, têm muito jogo bacana para conhecer ainda, mas o Condottiere foi bom?

      Até sexta!

      Excluir
    2. Sim sim, foi bem legal, aliás todos os jogos até agora eu gostei bastante.

      Até sexta...

      Excluir