segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Elder Sign, vencemos uma!

Então na onda de jogos de matança de monstrinhos, jogamos algumas partidas do Elder Sing. Pois bem o jogo é interessante, não é difícil nem de jogar e de  aprender. As decisões são básicas e podem ser coletivas ou receber sugestões.



Cada jogador recebe por sorteio um personagem, que tem algumas habilidades, algumas peças e cartas indicadas no cartão deste personagem, para usar em momentos oportunos, todos de uso único. Já os  poderes especiais do personagem, tipo converter o resultado de um dado em outro, são usados uma vez ao jogar na rodada.

O objetivo, matar ou impedir que um monstrinho entre por um portal, que esta dentro de um museu.
O portal é aberto ao final de um determinado número de rodadas, o tempo avança sempre que um jogador jogar, então  o relógio avança três horas, sempre que der meia noite ( sinistro...!) uma peça é colocada sobre o portal que ao ser completado, permite que o monstro venha ao nosso mundo ( mais sinistro ainda!..).

Então, ou você impede que o portal seja aberto ou mata o monstrengo assim que ele entrar. No primeiro caso os jogadores sempre ao vencerem um desafio, recebem a carta que representava este desafio ( outro monstrinho) em uma das salas do museu. Ao acumular 10 pontos ( as cartas tem em média 1 ou 2 pontos) você troca por  Elder Sign, ao acumular X destes Elder Sign ( onde X é um valor indicado sobre a carta do portal), você bloqueia o portal e vence a partida.


Mas se não conseguir bloquear o portal , vai enfrentar o bichinho, que tem uma combinações de ícones ( igual aos dados). Ao enfrentar o bechano, cada vez que conseguir sucesso o mesmo perde uma das vidas, se eliminar todas as vidas ele é destruído. Na contra parte sempre que passar da meia noite, os jogadores perdem dois  de vida, então é uma questão de tempo, um lado vai  perder, cada personagem eliminado é uma chance a menos de eliminar o bichinho.

Bom.. basicamente é isso, temos a fase onde tentamos fechar o portal, onde o jogador deve enfrentar um dos desafios representados pelas cartas do cenário.

Este cartão no centro, os jogadores conseguem recuperar um pouco de estamina e sanidade, além de alguns outros objetos.

O cenário é formado´por um grupo de cartas, uma deles é um portal por onde entra o monstrinho.  As cartas representam salas de um museu onde a trama é desenvolvida.

Basicamente cada carta é dividida em uma área onde estão os ícones que devem ser obtidos no lançar de dados, obedecendo a ordem quando nenhum poder permite fazer diferente.
O jogador conta com seis dados caraterizados é deve obter os ícones representados na carta, pode ocorrer :

A -ao obter  sucesso os dados são posicionados sobre a carta, desta forma o número de dados lançados diminui;
B -se o cidadão errar ( sem sucesso), perde um dado;
C- em determinado momento dependendo do que obteve de sucesso ou não ,o jogador vai perceber que se ferrou, ...hehehe!!

Este momento  é quando perceber que em determinado momento o número de dados não é mais o suficiente para vencer o desafio representado pela carta. Desta forma sofre as perdas que pode ser em estamina ( vida) ou sanidade, conforme representado na carta.
Ao enfrentar o desafio de uma carta o jogador pode previamente avaliar se o seu personagem esta em condições de vencer o desafio. Caso não é melhor nem começar.

Se o jogador vencer, recebe os ícones indicados na sua área de jogo, na forma de peças e cartas. A carta vencida também da direito ao jogador ficar com a carta e desta forma acumular pontos( indicados na carta). Ao completar 10 pontos pode troca-los por uma peça de Elder Sign e usar para bloquear o portal.

Também existem dois dados um amarelo e um vermelho que o jogador pode usar para aumentar suas chances de sucesso. Mas também tem muitos poderes representados pelas cartas que podem bloquear o uso destas dados extras. situação que pode definir onde o jogador deve atuar para liberar os dados.

Se um personagem é eliminado, o jogador  recebe  outro personagem e continua a jogar, o que é muito válido, afinal melhor que ficar olhando.

Este é o rológio, sempre a meia noite, uma peça sobre o cartão do portal  é adicionada.


Bom jogamos e já perdemos, mas também já ganhamos. Para mim isto é importante porque este tipo de jogo  é diversão, não exige concentração, muito menos planejamento,  apena enfrentar situações pontuais, muita sorte para deixar mais divertido,  entrar no clima tenebroso que o jogo pretende criar.

Componentes são bonitos, arte bem colada ao tema, não tem minis mas esta muito bom no geral.

Já joguei jogos onde literalmente o jogador não tem chance porque o monstrinho é cheio de poderes e tem muita força nos dados ( que é a mecânica básica envolvida) ou vidas demais e você não vence. Sugestão nem perca tempo jogando jogos deste tipo, porque simplesmente não tem graça nem nada para você fazer.

Elder Sign, por outro lado, tem espaço para os dois, você pode perder, mas vai perceber que chegou perto, pode também ganhar ( entenda isto como ganhar de forma coletiva), então a perspectiva é mais interessante é você realmente acaba por perseguir esta possibilidade.



Recomendo, pelo menos conhecer!


Abraço!

2 comentários:

  1. Quando tomei conhecimento sobre os jogos importados, foi vendo um vídeo sobre o Elder Sign, é um jogo que quero muito na minha ludoteca...

    ResponderExcluir