domingo, 9 de setembro de 2012

Manhattan de Andreas Seyfarth

Pois é Andreas Seyfarht é o cara que criou o Puerto Rico, na minha opinião um dos melhores jogos já criados. Lógico tem quem não curte, mas cada um na sua, para mim ainda é o número um devido a sua simplicidade e perfeição de funcionamento, quem jogo realmente se envolve com o tema.
Mas e o Manhattan... pouco se fala deste jogo sensacional de controle de área do Seyfarth. Ganhou o Spiel des Jahres em 1994, antes mesmo do lançamento do Catan e do próprio Puerto Rico.

Caixo do jogo e o merecido prêmio.

Então para relembrar um pouco este jogo que  jogamos no último encontro, resolvi resenhar este jogo muito interessante.

Manhattan onde esta o centro financeiro americano, estavam as Torres o Osama e do Bush, é o nome que foi usado para dar nome ao jogo. Na realidade são seis cidades todas de importância mundial, cito Cairo. Frankfurt, Sidnei, Hong Kong, São Paulo além da já citada. O jogo é bem abstrato e os nomes são apenas tema, mostrando claro desenvolvimento pela mecânica.

Mas é dai... como funciona??

Simples cada jogador recebe 24 peças que representam edifícios que podem ser montados uns sobre os outros a lá Lego.
São de diferentes alturas ( quatro para ser exato) e em quatro cores.Também temos um conjunto de cartas no total de 45.

Pois bem sobre o tabuleiro cada jogador coloca uma de suas peças de menor estatura sobre a escala de PV, para a obvia utilização.


Escal de PV


Ao inciar cada jogador na sua vez separa seis prédios entre as 24 peças. O que manda aqui é a estratégia que o jogador vai  adotar, depois de algumas partidas fica bem claro, pois as peças mais altas podem definir o prédio mais alto e assim pontuar extra.

O jogador também recebe aleatoriamente 4 cartas.
O particular destas é que devem ser usadas conforme sua orientação em relação ao tabuleiro, digamos o jogador deve estar ortogonalmente sentado em relação ao tabuleiro , de modo que as cidades formadas por nove espaços ( quadras)contornados por ruas., sejam sua orientação e define que espaços poderá ocupar ao colocar os prédios no jogo, pois as cartas também tem representado uma área igual a da cidade, porém uma é vermelha, indicando onde pode posicionar uma de suas peças.


Cartas do jogador em primeiro plano, o espaço em vermelho marcado na carta é onde o jogador pode posicionar um de seus prédios. A sua orinetação é conforme se vê nesta imagem.

A rodada é simples, sempre alternando o jogador inicial, o jogador deve posicionar um de seus prédios, conforme cartas disponíveis que é descartada e receber uma nova carta da pilha de compra.

Fácil de mais??... é mesmo é bem assim. O resto do jogo é a estratégia. Esta consiste em ter  o maior número possível de prédios posicionados e de preferência o mais alto. Pois assim que o jogador posicionar suas seis peças termina uma fase é é feita uma pontuação.
Durante a partida são quatro fases nas quais as 24 peças de prédios são todos posicionados quatro fases de pontuação são executadas.

O resultado é este, um lay out que a cada rodada esta em trasnformação buscando a melhor pontuação.


Mas e dai?? .... bom mencionei que cada pre´dio é pontuado, mas um jogador só é dono do prédio se a peça for sua ou então está no topo  de um prédio. É ... é isso um jogador oponente pode posicionar uma peça dele sobre uma sua, obedecendo a simples regrinha de a peça a ser posicionada deve ser de tamanho igual ou superior a peça já posicionada.

Então quem esta por cima é que é o dono do prédio e pontua.

A pontuação:

1- Bom a pontuação sucede da seguinte maneira, cada prédio independente de usa altura conta um PV pra o jogador que está no topo, se for uma única peça não importa é pontuado.

2- Quem tiver a maioria de prédios em cada cidade recebe 2PV,empate ninguém ganha nada;

#- quem tiver o prédio mais alto entre todas as cidades recebe ainda 3 PVs extras.


Controle de área, na quadra central o jogador com as peças pretas tem o controle
por possuir dois prèdios, recebe 2PVs extras.



Fácil não !! ....é bem assim mesmo.... mas engana-se quem pensar não ser um bom jogo, visto  é importante ó tempo todo estar por cima e quem sai na frente na pontuação, vai ser alvo dos queridos companheiros de jogatina... com aquele massacre básico ... é todo mundo botando peças em cima das do líder.


Geral do jogo.

Bom é isso, um baita jogo, muito fácil de aprender, rápido e agradável. Se não conhece esta ai a dica.


Autor Andreas Seyfarth
Editora RGG;Hans in Glück
Para até 4 jogadores
Duração de partida 40 minutos .




Abração!!

2 comentários:

  1. Olá, Hermes!

    Parabéns por seu blog, pela Tercos e pelas resenhas! São muito boas! Fiquei louco pelo Verräter e já encomendei o meu.

    Aonde você consegue estes jogos mais antigos?

    Um abraço,
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bom?
    Obrigado! Para 9 Verräter existe a opção Meuterer, neste o tema é naval e funciona de forma similar ao Verräter.
    Bom jogos antigos vez e outra estão nos classificados da Ilha do Tabueiro e leilões, que aliais estão mais raros ultimamente. Tanto na Ilha como na lista BG-BR , sempre aparece alguém vendendo pacotes de jogos e em meio a estas algumas preciosidades.
    O Mercado Livre também é uma opção.

    abraço! espero ter ajudado

    ResponderExcluir