quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bonaparte at Marengo


                              
                                Esta imagem de capa Fonte BGG
Sem duvida Napoleão Bonaparte foi um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, se não o maior. Oficial da artilharia foi responsável pela reorganização do exército Francês.
Esta reorganização foi tão importante que passou a ser adotada pelos outros exércitos da época e não é errado dizer que continua até hoje a dar forma a formações militares, independente da tecnologia ou táticas inovadoras como a blitzkrieg.  Foi esta mudança na estrutura e comando que deu a Napoleão grandes vitórias sobre outros exércitos que também eram organizados e valorosos, mas não tanto quanto o exército Francês.
Bom a Batalha de Marengo correu no norte da Itália, foi um teatro secundário, pois na mesma época havia exércitos franceses no Egito e em diversos estados europeus.
Os jogadores um no comando de tropas austríacas e outro no comando de tropas francesas, vão travar uma batalha histórica, que foi vencida por Napoleão. Após a batalha os austríacos deixaram a Itália mediante um acordo. Ale lembrar que a  Itália da época  era um mosaico de ducados, principados, estados autônomos e passariam ainda uns 60 anos até que ocorre-se a unificação e formação do estado Italiano.
O jogo
O jogo é destituído de sorte, portanto é pura tática no comando de formações de infantaria, cavalaria e artilharia. Esta última em pequena quantidade, como de fato correu a batalha.
As unidades são peças de madeira ( um palito de 6x6x38 mm), que tem  numa de suas faces símbolos representando as armas citadas. Se o símbolo for apenas um a força da unidade é igual a um, com dois  a sua força é dois e com Três, lógico força três. Existem versões caseiras do jogo que usam ao invés do palito os blocos, típico dos jogos de guerra de blocos a lá Hammer of Scoth, Commads e Colors, entre outros.
 A quantidade  e tamanho das formações é indicado na borda do tabuleiro, onde podemos ver  local e momento da entrada, tudo para representar de forma mais fiel os eventos da batalha.
O tempo de duração da partida é de dezesseis rodadas, simulando as horas da batalha. Durante este tempo os jogadores devem conquistar alguns pontos do terreno indicados por estrelas azuis e vermelhas, esta é a condição de vitória e o objetivo dos jogadores.
As rodadas são marcadas num Box no canto superior esquerdo, junto a outro Box que controla a moral das tropas, que pode ser a causa de derrota de um jogador caso a sua moral venha a chegar no zero. Significa que seu exército debandou desmoralizado devido as pesadas baixas sofridas.

Caixa de texto para controlar rodadas e moral  das tropas


O Tabuleiro representa o mapa com toda sorte de detalhes topográficos, vilas, florestas, rios, estradas e trilhas. O que tem de diferente são as divisões to terreno em  áreas denominadas demarcações. Cada demarcação (lembrar)  pode ter variado numero de linhas( lembrar) e por estes que as unidades são posicionadas.

Reforços, identifica duas unidades de infantaria, adicional de Moral e estrada
por onde devem iniciar o seu movimento e a rodadas/ hora que deve ocorrer.



O movimento é feito pelas estradas ou pelo campo. Nas estradas  a razão de até avançar três demarcações  por onde a estrada passe. Detalhe ...das unidades em movimento uma pode avançar três, outra dois e uma terceira um a demarcação. Esta situação reflete o deslocamento real, na estrada mais rápido que no campo onde avança de demarcação em demarcação.
As  estrelas são objetivos a conquistar ou manter,
as linhas e suas restrições ( símbolos) de movimento são visíveis,
formam as demarcações.
Em marrom uma estrada principal, no tom mais leve são trilhas.

Pelo campo a vantagem reside em mover um grupo de unidades enquanto na estrada  é uma por uma. Mas cada situação tem lá suas vantagens perceptíveis durante a partida.
Uma unidade estacionada em uma demarcação também  pode ser movida para uma linha, desta demarcação , mas a linha oposta não pode estar  ocupada por uma unidade do oponente,  o que representa um confronto ( assalto). O movimento  para uma linha pode ser considerado um movimento tático no qual o jogador bloqueia a passagem de unidades e força o confronto.
A cavalaria pode ainda além do avanço normal, fazer uma complementação de seu movimento simulando a perseguição a unidades em retirada.
Como se joga?
Bom  cada jogador a começar pelo austríaco, pode:
A-     Executar um bombardeio a unidades do oponente ( restrição);
B-      Realizar assaltos da infantaria e cavalaria;
C-      Mover  unidades ou formações (limite de três);
D-     Declarar seu próximo alvo de artilharia;
Nota: decretar seu alvo de artilharia é feito em uma rodada e somente na próxima rodada este alvo pode ser atacada. Esta  restrição cria novas condições táticas, é necessário planejar a aplicação eficiente da limitada artilharia.
 A-     O bombardeio é interessante no que tange atacar unidades e as enfraquecer  antes do assalto da infantaria, mas deve ser comunicado previamente qual a área bombardeada;
Não basta  o oponente recuar a linha pois a artilharia poderá bombardear a demarcação ou a linha oposta desta demarcação ;

B-      Assaltos são os ataques para destruir ou fazer recuar as  unidades  do oponente e tomar assim as linhas e demarcações.  Nesta fase são aplicados os efeitos de restrição das demarcações. Obedecendo a tipo de terreno, em alguns lugares ( marcados com um X), as unidades não podem passar, em outras sempre que ocorrer um símbolo igual ao da  unidades  ou unidades, estas perdem uma força no combate;
Os combates são resolvidos somando a força do atacante contra a força do defensor, deduzido as perdas de força indicadas na linha desta demarcação. É o efeito do  terreno influindo no combate.

Geral do jogo, algumas unidades prontas para a batalha outros sendo movidas.


Ocorre que o atacante e o defensor podem adicionar mais forças quando mais linhas fazem fronteira numa mesma demarcação .
Bom são definidas as perdas uma força elimina um símbolo de uma unidade, então se uma peça com dois símbolos é atacada esta é trocada por uma peça de um símbolo do mesmo tipo, significa que sofreu baixas.
Das unidades que perderem é obrigado se for o defensor a recuar e ceder a demarcação. Neste momento sofre uma baixa automática sobre uma das unidades que foi forçada a recuar. Situação que pode causar sérios problemas para este jogador.
Após o recuo do defensor a cavalaria se envolvida pode realizar outro ataque desde que faça parte do grupo atacante.

C-      Terminado o ataque o jogador poderá agora mover até Três formações . Movimentos de uma linha para o meio de uma demarcação não são considerados, nem movimentos pelas estradas, apenas as unidades ou grupos movidos de uma demarcação a outra.
D-     Prever quais são os novos alvos da artilharia, finaliza a ação do jogador;

Unidades, a quantidade de  símbolos indicam a força da  unidade.

Na sequência o jogador oponente segue a mesma ordem, ao terminar  finaliza a rodada e o marcador de rodadas avança um espaço. Observar se não há a entrada de novas unidades vindas de fora do tabuleiro.
Bom de forma simplificada Bonaparte at Marengo é isso ai. Um jogo de nível tático elevado, que permite o jogador exercitar manobras e planos de batalha, observando terreno, e sempre no suspense de quais formações estão a sua frente.
Este elemento pode ser bem agradável ao jogo, mas em muitos casos não reflete a realidade dos campo de batalha da época, pois os comandantes a distância tinham que identificar suas formações, mas não atrapalha o jogo e sim um toque a  mais.
Espero que gostem da resenha, sirva de inspiração para jogos do tipo, para mim também foi novidade, acostumado que sou aos hex and couters, foi muito bom jogar Banaparte  at Marengo.
Veja também Napoleon´s Triumph que é um jogo do mesmo estilo, reproduz a batalha de Austerlitz, envolve novos tipos de unidades.

Jogo criado por Bowen Simmons   
Ano   2007
2 jogadores a a  partir  dos 12 anos
120 minutos  é o tempo estimado
Mecânicas como movimento de área, desenvolvimento secreto são   usadas neste tipo de jogo.

Abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário