sexta-feira, 6 de julho de 2012

Battle for Moscow- Imprima e jogue

Faz tempo que queria escrever esta pequena resenha, sobre este jogo, A Batalha de Moscou travada em fins de 1941, denominada Operação Tufão, foi a primeira derrota que o exército Alemão sofreu na Segunda Guerra Mundial. Uns dizem que o inverno privou ( congelou seria o termo correto) um ataque mais decisivo. Outros que foi o planejado contra ataque  Russo ou  aquela velha história de terra arrasada. De qualquer forma, contra ataques forma feitos antes,  mas nunca obteve ou  causou maiores estragos mostrava apenas que o exército Russo recuava lutando.Mas o exército alemão era perigoso no ataque e tão ou mais no contra-ataque.

De tanto ler sobre o assunto, sentado numa poltrona confortável, sem passar frio e nem sofrer o risco levar tiros, é fácil falar, ...então eu falo... eu acho que foi tudo, o inverno provocou lá seus incômodos, ai uns dizem foi sorte dos russos,  azar dos alemães, mas acho que a guerra não tem a ver com sorte, antes de falar em sorte, o alto comando alemão sabia do risco e nada fez para prevenir, ... tá mais com cara de já ganhou, e pagou para ver, pagou caro.
A maioria das tropas alemãs travou combate com os Russos, com uniformes de verão, isto no inverno Russo e o comando sabiam disso, então não foi sorte ou azar, foi burrada.


Caixa do jogo que recebi do meu amigo secreto, em um dos eventos da Ilha do Tabuleiro.

Em Moscou, Zukhov reuniu reservar, principalmente tropas siberianas descansadas. Aqui entra outro folclore, os Russos recuaram intencionalmente, ...besteira, recuaram e lutaram bravamente, quem recua intencionalmente, não se deixa envolver em cercos como o de Minsk. Os Russos até esta altura do campeonato, haviam perdido uma enormidade de tropas e equipamentos. Se alguém gostar do assunto e se interessar, dá uma pesquisada, vai ficar espantado com os números.

Bom então os Russos contra atacaram, causaram as maiores baixas que o exército Alemão havia sofrido até então, mesmo comparado com a conquista da França, Polônia e outras terras.

O jogo Battle for Moscow, trata disso, inclusive relativamente bem. Salvo o detalhe de  não representar áreas a noroeste de Moscou, como Kalinim, único ponto onde o exército Alemão chegou a entrar nos subúrbios de Moscou. O jogo é  simples, conceitos básicos, nível divisão ( estratégico). Um jogador  deve defender Mocou e a outro tomar a cidade.

A Batalha começa bem antes de Moscou, Smolensk, Roslav. Cada batalha é travada com adrenalina, por vezes é possível ameaçar a cidade. que pode ser flanqueada pelo sul. O defensor sofre perdas maiores, mas tem maior reposição, histericamente foi um fator importante e decisivo nesta batalha e em todas as outras travadas depois de Moscou ,foi a clássica aplicação da chamada Guerra de Atrito. No jogo isto fica bem evidente.
Na lateral do tabuleiro, corre uma escala que determina o tempo de duração da partida, reposição , efeitos do clima na batalha. Outro ponto bem explorado pelo autor.
Smolensk


Áreas com héx na cor cinza, representam zonas fortificadas, que o jogador da defesa deve explorar muito bem. Outro ponto bem colocado no jogo, estas áreas eram e foram usadas pelos Russos. Detalhe construídos pelas mulheres em sua grande maioria.

O jogador alemão tem a seu favor muitas unidades blindadas, o que confere poder de fogo e mobilidade, mas sua divisões de infantaria são mais fracas. Outro ponto bem explorado pelo autor. O exército Alemão e sua blitzkieg, pela primeira vez estava envolvida em uma guerra prolongada,  as unidades blindadas, sofriam desgastes naturais, a infantaria baixas não recolocadas a tempo.
Peças do jogo, duas configurações.


O jogador Russo por outro lado tem maior contingente, infantaria, a partir da rodada quatro recebe os exércitos de choque ( guardas), que passam a influir nas batalhas por terem um fator de combate maior. Também é um ponto adequadamente explorado pelo autor.


Escala de PV. Eliminar, conquistar cidades é convertido em PV.

Efeitos do terreno, rios, florestas são usados no jogo,  cobram custos a mobilidade, devem ser explorados pelos jogadores como parte de sua estratégia. Nada de novo, típico da maioria dos jogos de guerra do tipo HC. Em particular o jogo nas rodadas  3 e 4 , aplica o efeito da rasputitza, fenômeno  natural , típico da Rússia. É o general Inverno, cconsiste em nevascas prematuras, congelamento do solo, poucas semanas depois uma onda de calor provoca o repentino descongelamento do solo e um mar de lama. Neste ponto o exército alemão sofreu mais devido a seus blindados terem lagartas mais estreitas, que a dos blindados Russos, dai vantagem tática provocada pelo clima.


O objetivo Moscou.

O vencedor é o jogador que controlar Moscou ao final do tempo de jogo. A escala de tempo é outro ponto bem aplicada, uma vez que é muito comum em jogos de nível tático, mas nos estratégicos nem tanto. Serve pra regular jogos onde ocorre  desequilibriou  de forças.


Escala de tempo, condições climáticas e reposição de unidades.

A partida é dividida em fase do jogador Alemão e fase do jogador Russo. Consiste em mover primeiro e atacar depois. Para quem nunca jogou um jogo deste tipo, Battle for Moscow é uma ótima opção, visto sua simplicidade, em comparação com outros jogos de guerra, tempo de duração relativamente curto, boa recriação histórica.

Bom, já da para ter uma boa idéia.

Você encontra arquivos para confeccionar o jogo  e montar m casa sua versão neste link. Sempre tive vontade de escrever sobre este jogo, justo por ele atender apesar de sua simplicidade, muitos aspectos históricos.

O jogo tem versão comercial, mas sua versão imprima e jogue continua disponível no link acima.

Autor :Frank Chadwick;
Jogadores: 2;
Duração :90 minutos;
Idade: 12 anos;




Abraço!





Nenhum comentário:

Postar um comentário