segunda-feira, 23 de abril de 2012

Battle of Westeros

Bom andei jogando este jogo. Gosto dos jogos de guerra tanto táticos como estratégicos e o  Battle of Westeros vai de encontro aos táticos. Os combates são bem localizados, um grupo de guerreiros, cavaleiros, personagens contra outro grupo , tendo ao fundo batalhas e combates dos contos de George R.R Martin, diga-se de passagem muito bons.

De cara lembra os jogos de hexágonos e contadores (HC),os contadores são substituídos por miniaturas.como outros jogos do estilo (Battlelore, Tide of Iron) as minis neste jogo são muito bonitas.
As unidades formadas por cavalaria, lanceiros, arqueiros, são dispostas em grupos conforme a ordem de batalha que indica quais dos personagens estão na partida.

Nota: Para quem não sabe a " ordem de batalha " define que unidades são usadas na partida,  tipos, quantidade, posição inicial, ao melhor estilo ASL, Valor & Victory entre outros.

O livro de batalhas que acompanha o jogo tem diversos cenários, desde os mais fáceis aos mais elaboradas com presença de diferentes    tipos e quantidades de unidades.                                                                                                 
O cenário também é formado por detalhes topográficos, como rios, estradas  dispostos conforme caderno de batalha. Para quem nunca jogou requer um pouco de atenção e observação, as peças usadas são descritas em tipo e quantidade, tudo ilustrado,disposição a ser obedecida, também é necessário observar  o lado do tabuleiro que deve  ser usado,  A ou B ( muda a direção dos hexágonos).

Bom escolhido a batalha, separadas unidades, peças, cartas é preparar tudo e jogar. Mas antes vou fazer uma ressalva.

Apesar das miniaturas serem muito bonitas, a qualidade dos encaixes das peças nas suas respectivas bases de apoio é uma piada de mau gosto por parte do fabricante. A grande maioria das peças simplesmente não encaixa  corretamente, vive soltando ou caindo. Requer por conta do " cliente "  usar estilete, lixa e outros subterfúgios para fazer as peças se encaixarem  sob risco de danificar as peças. Senhor fabricante ATENÇÃO;

Bom... voltando ao tema,  cada grupo de unidades é identificado por uma bandeira da cor vermelha para os Lannister e preto para os Stark. Esta bandeira tem dois lados, a cor da facção  com contorno preto e o outro lado com contorno branco. O porque disso??...a escala de tempo ( marca o tempo de duração da partida) é alternada entre cor preta e branca. Então na cor preta, apenas unidades com esta cor podem ser usadas e vice versa. 

Ao definir o cenário, os jogadores devem pegar os cartões com as informações específicas de cada tipo de unidade, assim como dos respectivos personagens.  Nestes cartões estão descritos todas as capacidades das unidades no que tange, movimento e combate ( sucesso no dado) e outras vantagens táticas.

Bom chegamos ao jogo.

A rodada é dividida em fases  que são feitas na ordem e nada mais são do que planejamento para o combate durante a rodada.

Fase 1- Agrupar

A- determinar a vantagem obtida com os tokens acumulados ( ver nos cartões de unidades e personagens);
B- Adicionar cartas de comandos;
C- Determinar quais unidades são usadas no combate durante a rodada, são ativadas pelos tokens ao colocar a peça ao seu lado;


As minis, bandeiras cuja cor indicam quem pode ser usado na
 rodada, e o nivel da unidade, verde ,azul ,vermelho.


Fase 2 - Lideres

A- Receber marcadores de ordens ( indicado na Ordem de Batalha);
B- Receber cartas de liderança, indicado no cartão do personagem;


Escala das rodadas e cartas de lideres e tropas.
Sobre a carta,  marcadores de comando obtidas com os lideres.


Fase 3 - Comando

A-Aplicar marcadores de ordens, onde:
     -a cor da ordem é relacionada e aplicada a cor da bandeira das unidades;
     -o punho permite ativar diferentes cores;
    - a bandeira moral na respectiva escala;

O jogador deve identificar que ordem é aplicada a qual unidade e depois descarta a ordem para sua reserva.

B-Jogar cartas de liderança, que ativa diversas unidades e permite a aplicação tática das mesmas:
   - carta do líder permite ativar habilidades e ordenar unidades;
   -o jogador escolhe que carta usar, resolve a ação permitida, depois remove o marcador de comando e por fim descarta a carta.
   - a carta ativa todas as unidades na sua área de controle ( área adjacente a peça do líder);

C-Passar, quando perder o líder ;

Ao ordenar unidades, observar

- mover e atacar com as unidades ordenadas, primeiro mover todas unidades, depois resolver os combates;
- unidades usadas na rodada,devem ter sua bandeira girada;
-o marcador de ordem é usada para uma única unidade;
-a carta de liderança é usada para um grupo de unidades;
-
Fase 4- Ação final

A- Resolver o Status;
B- Marcar PV;
C- Checar condições de vitória;
D- Descartar recursos;
E- Moral, mover o marcador mediante resultados obtidos;
F- Mover o marcador de rodada;

Geral do cenário usado na partida, antes de adicionar as demais peças.
Estas posicições marcadas com as figuras, são obtidas no caderno de ordens de batalha.

 Ao compor o cenário da partida, são indicados posições sobre o tabuleiro, onde são posicionadas os escudos de armas ou da casa Lannister  ou da casa  Star  que são o objetivo do oponente, enquanto a contra parte deve evitar que o oponente capture estas figuras-



Estes dois marcadores são o objetivo do jogador da casa Lannister, se as unidades desde jogador ocupar este héx, captura a peça. É possivel perceber as peças que representam o rio, florestas, são dispostas conforme o cenário do caderno de ordens de batalha.

O uso das cartas de comando, onde o jogador recebe um grupo de cartas e deve escolhe qual vai usar, sem formar um deck  grande de cartas achei ótimo. É bem objetivo, as cartas envolvem os jogadores no enredo, mas não amaram  os jogadores em ficar lendo, relendo e muitas vezes sem saber qual aplicar, tendo a sua frente trocentas cartas.

Cada cenário envolve novas situação, peças e personagens

Simplificadamente é isso, um jogo tático, com claras fases de planejamento e depois resolução das  ações. O conjunto do jogo é muito bonito, representa bem batalhas medievais, esta bem relacionado com o enredo da história contada  nos livros.

Este vale conhecer sem duvida alguma.

6 comentários:

  1. opa, comprei esse jogo, to dando uma olhada no guia do usuario e fiquei muito perdido, pra quem jogava war e só, isso é um avanço muito sinistro.
    voce tem alguma ajuda pra iniciantes, nesse jogo?abs

    ResponderExcluir
  2. Fala Sérgio... é um salto relativo, até onde vc entendeu?
    Passa um email para hermeshd@yahoo.com.br se peferir.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, onde vc compro esse jogo ?? é possível comprar n Brasil ??

    ResponderExcluir
  4. Tudo bom?
    Esse jogo usado nesta resenha não é meu, mas de um amigo, tomei emprestado tanto para conhecer o jogo e por fim escrever sobre o mesmo.

    Vc poderá acha-lo talvez nos classificados da Ilha do Tabuleiro, conhece?
    Acabei inserindo ontém uma lista de jogos a venda em notícias ( logo acima na barra de rolagem)
    tem um a venda por lá, esta mesma lista esta no fórum da Ilha do Tabuleiro.

    Duvidas fique a vontade!

    abraço!

    ResponderExcluir
  5. Camarada bom dia, o jogo é somente para dois jogadores, gostaria de saber se com alguma expansão dentre as que estão disponíveis para ele eu conseguiria adicionar mais jogadores durante a partida, pelo menos algo em torno de 3 a 4 jogadores, sabe dizer? Li algo a respeito sobre a expansão para a casa Baratheon poderia adicionar mais jogadores vc sabe informar?
    Grato, Luciano

    ResponderExcluir
  6. Fala Luciano! olha tem expansão que eleva para seis ou mais jogadores, portanto se a intensão é muita gente, vale a pena. O jogo bonito( miniaturas bonitas apesar da falta de encaixe), nivel tático de combate, decisões adicionais devido as cartas, não é apenas um jogo de porrada

    ResponderExcluir