quinta-feira, 5 de abril de 2012

Patrician

Olha só!
já tem um tempo joguei algumas partidas do Patrician e fiquei com boa impressão sobre o jogo.



Caixa do jogo


os jogadores recebem cartas ao iniciar a partida, estas são  relacionadas com as cores das cidades disponíveis sobre o tabuleiro (estamos na Itália renascentista).
Em cada cidade existem dois campos, no qual os jogadores podem posicionar as peças de sua cor. A quantidade é definida pela carta:
-carta somente com o brasão permite duas peças,
-carta com brasão e outra figura permite colocar uma peça e fazer outra ação.

Ao colocar uma peças o jogador poderá pegar a carta ( se ainda disponível na respectiva cidade), e repor  assim sua mão de jogo, com no máximo 3 cartas;

Cada cidade tem um limite de peças que podem ser posicionadas, assim que este limite for atingido, a cidade é pontuada.

- o jogador com maioria de peças recebe a maior pontuação ( peça de PV) da cidade;
- em caso de empate em um dos espaços, o jogador com a peça no topo é que recebe a vitória e a peça de PV ( lembra Manhatan e Capitol),controle de área.

As cartas usadas pelo jogador servem para obter  pontuação extra ao final da partida. Existem três figuras, Rodrigo Borgia.Lucrécia Borgia e me parece um Médici. Cada trinca são mais 6 PV. Portanto é importante conseguir cartas e formar este mix de figuras, situação que o jogador consegue observar pelas cartas dispostas  sobre o tabuleiro.
Esta condição influência  nas  decisões de onde jogar e se for possível;
es
                           

                                                                                         Geral do jogo ( FonteBGG)

Nem todas as cidades são totalmente ocupadas e em determinado momento quado as cartas acabam, os jogadores continuam a  jogar com o que tem em mãos, até que todos terminem sem cartas, pontuando as cidades mesmo não fechadas .

O jogo é rápido, estratégico, exige uma boa dose de concentração para visualizar as possibilidades, as condições devido as cartas que são recolocadas nas cidades, alteram o cenário constantemente, dando um ar de caos ao jogo, principalmente devido a rapidez da partida;

vale conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário