sexta-feira, 31 de maio de 2013

Fique sabendo - Space Cadets vai ter versão para jogo de dados.

Entre os jogos cooperativos e com certeza no embalo do Space Alert,  todos por sua vez têm inspiração  na série Jornada nas Estrelas dos anos 70. Space Cadets jogo lançado em 2012 no qual os jogadores devem cada um assumir um posto dentro de  uma nave espacial,  que parte em missão nas profundezas do espaço, a ideia central, todos jogam pela nave contra o jogo.
A dupla de autores Geoff e Sydney Engelstein, têm nova proposta para o terceiro trimestre deste ano, lançar a versão dados para o jogo Space Cadets, chamado  Space Cadets  Dice Games.
Diferente do jogo de tabuleiro, neste a proposta e formar dois times, onde cada um deve comandar igualmente uma nave e responder por ações coletivas, tentando causar danos na nave dos oponentes.
Editora - Stronghold
Nº de jogadores - de 2 a oito
Tempo de duração  - 30 minutos
Idade indicativa - 14 anos





Imagem - Fonte BGG


Imagino que teremos aqui um jogo divertido para grandes grupos, pela indicação partidas super rápidas ideais para fechar noites de jogatina, além da sempre interessante proposta dos jogos cooperativos. Como trata-se de um jogo de dados a aleatoriedade deve ser acentuada e decisiva para a diversão dos jogadores. Diria deve ser uma boa aposta para quem curte jogos no estilo.



Abração!

Mecânica 23 - Ganhar com Truque/Poder - Trick Taking

Tomar, ganhar com truque ( Trick Taking) têm certas traduções que são complicadas, por isso muitas vezes temos essa coisa de usar palavras em inglês,  em nossas conversas sobre jogos. Isto porque é difícil achar um nome apropriado em muitos casos. A solução pode ser fazer a  associação com  caracteristicas do jogo, neste caso não seria inadequado usar a palavra "poder" para  designar o nome da mecânica.

A ideia desta mecânica comum a jogos de cartas e ganhar as cartas lançadas a mesa, onde a carta mais alta leva as demais. O sistema Trunfo é um bom exemplo, onde uma das características da carta é apontada por um jogador  e leva quem puder jogar a melhor carta.




Cartas de Trunfo (fonte BGG).

O jogador da vez escolhe uma caraterística de uma das suas cartas e os demais jogadores devem escolher uma carta de sua mão, usando esta mesma caracteristica, para em seguida todos confrontarem as cartas escolhidas. Leva a mão quem tiver a carta mais alta.

Vide "Explicando Mecânicas " para saber mais sobre mecanismos de jogos.


Abraço!




terça-feira, 28 de maio de 2013

Contato Provisório

Pessoal o meu email não esta funcionando, coisas da  interrnet  que por um lado é bacana por outro é um m.....
Então  provisoriamente o meu contato é ( vide link )

Como já são dois dias sem email, caso alguém tenha enviado um email por favor faça um novo envio para o email neste  link











abraço!




Hermes

sábado, 25 de maio de 2013

Mecânica X Tema...Tema X Mecânica

Este título até parece a mesma coisa... mas será?... realmente não é, podem acreditar!

Para os mais leigos o que quero dizer é... jogos criados a partir da mecânica, são aqueles onde o autor ao desenvolver um jogo, aplica  uma ou mais mecânicas, e o desenvolvimento gira em torno desta  mecânica (que são aquelas que venho reportando no tópico "Explicando mecânicas").
O tema pode ser qualquer um e é  posteriormente adicionado,  nos estágios finais ou após finalizar o desenvolvimento, não há uma regra que diga..." é agora que você deve adicionar o tema" 
Os jogos em geral têm forte enfase estratégica ou tática, mas como qualquer jogo, não significa que é melhor ou pior jogo.
O tema colado é facilmente percebido, e dá a impressão de ser um invólucro para a ideia do jogo e poderia ser facilmente alterado,.sem no entanto mudar o funcionamento do jogo. Muitos jogadores vêm nisso, não gostar de jogos puramnete mecânicos, devido falta de imersão ou o aspecto lúdico ser superficial ou até fraco.
Porém nada impede de um autor conseguir assim mesmo, colar um tema e adicionar alguns pequenos detalhes e tornar o tema do jogo mais profundo, agradando a gregos e troianos


El Caballero, é um jogo criado pela mecânica e que teve posteriormente
um tema colado. Mas isso em nada muda o fato de ser um
om jogo e ter uma boa dese de estratégia envolvida.


Vamos fazer um peqeuno exercício, pense agora em seis dados D6... pensou??

Bom.... agora o objetivo e criar uma mecânica, na qual você vai  usar os seis dados.... assim por exemplo, você  começa a desenvolver um jogo por mecânica. Uma vez idealizado um mecanismo, testado, rabiscado algumas regras, você poderia adicionar um tema e ..pronto tens um jogo,... hehehe... simples né!
Bom não é só isso mas o princípio é esse.

Já os jogos criados a partir de um tema, partem de uma ideia do autor sobre um assunto  qualquer, cuja fonte de inspiração pode ser  um livro, uma música, um filme, uma reportagem ... qualquer assunto pode virar tema. 
O autor  busca ao desenvolver, aplicar mecânicas conhecidas ou combinação destas, para reproduzir ou simular algum evento como por exemplo ... lançar um foguete para o espaço, onde o tema do jogo poderia ser colonizar a Lua.

O processo criativo esta imerso em ideias,...brianstorming ( tempestade de ideias). anote tudo e depois procure aplicar  mecanismos ou seguir um mecanismo padrão para o jogo. Lembro que a maioria dos jogos, principalmente os temáticos, são um conjunto de mecânicas. Não há uma regra que diga, use esta ou aquela mecânica... o que manda é a criatividade.


Guerra do Anel, não tem nem o que falar a imersão no
universo de J.R Tolkin é tamanha que o jogo reproduz muitos dos aspectos da trama.
 Os mecanismos são diversos e cada detalhe foi pensado e desenvolvido
para formar o conjunto do jogo, que diga-se de passagem é muito bom.

Fazendo a mesma analogia, usada para um jogo criado a partir da mecânica,  pense agora em colonizar a Lua... pensou??

Este é um tema, cabe ao autor definir que mecânica ou quais vai usar. No entanto para um bom desenvolvimento, os jogos que partem de um tema, normalmente requerem que o autor faça alguma pesquisa, para que primeiramente se entenda o universo que gira as voltas de digamos " colonizar a Lua", o tema central da ideia do seu jogo.

O simples fato de pesquisar sobre o assunto, leva o autor a ideias temáticas que poderia aplicar ( é a tempestade de ideias). Também simultaneamente o autor percebe possibilidades de aplicar  esta ou aquela mecânica. Fique atento a um detalhe importante, o autor deve obrigatoriamente, conhecer  uma boa gama de mecanismos de jogos e suas aplicações, do contrário não vai chegar a lugar algum.

Os caminhos da criação de jogos são variados e cada autor de jogo, acaba por seguir um dos dois caminhos, ...digamos básicos...isso é certo, a princípio parece não haver diferença, mas como vimos, existe nítida diferença nos dois processos.






Grande Abraço!

sábado, 18 de maio de 2013

Preparando a Batalha

Para quem curte história militar, conhece jogos de guerra, jogos com miniaturas são no minimo um apelo interessante. Conversando com o meu amigo Rafael Furlaneto, sobre o jogo Flames of War, indaguei alguns dos aspectos e detalhes de funcionamento do jogo, diga-se de passagem muito interessante, os caras que criaram o jogo com toda certeza pesquisaram bastante. Então na onda deste jogo, resolvi explorar algumas possibilidades e soltar a criatividade, seguem algumas imagens de um pretenso jogo com miniaturas militares da segunda guerra mundial.


Alguns T34 Russos, este foi sem duvida um dos principais carros de combate da segunda guerra mundial e chegou a pesar na balança ao superar todos os carros de combate dos alemães, quando de sua aparição nos campos de batalha.
De fácil produção forma largamente empregados e produzidos durante a guerra.
Escala aproximada 1:150 ( 34mm no comprimento do casco).


Ao fundo três canhões( estes ainda não são réplicas.




Pequenas réplicas do carro de combate alemão Tigre, considerado o melhor da segunda guerra mundial. Em torno de 1400 foram construídos durante a guerra, e esta associado a relatos impressionantes, dai sua fama entre as tropas aliadas, pois reunia dois dos três requisitos principais para os carros de combate. 

Era muito bem blindado, portanto difícil de ser destruído, o que exigia que os carros aliados, tivessem que se aproximar demais, para poder ataca-lo com sucesso. Ai residia o segundo problema, o poder de fogo do Tigre era ótimo a longa distância e quanto mais perto pior ficava para enfrenta-lo.
O Tigre foi uma das respostas  alemãs para fazer frente ao T34 no front Russo.
Ambos carros participaram da batalha de Prochorowka a maior batalha de carros de combate já travada.
Nota: A miniatura do Tigre tem aproximadamanete 38mm.

Bom é isso assim que conseguir fazer mais peças vou postar outro tópico até culminar numa partida.

Abraço!