quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Catan um Tabuleiro Gigante

Essa é daquelas coisas que vale a pena mostrar.
No GEN CON apareceu um pessoal com um tabuleiro de CATAN gigante, pela imagem ficou muito  bonito, lembra um pouco um diorama.


Fonte BGG, parabéns aos aficionados.




abraço!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Unboxing do jogo O Faraó da Tércos, por Leonardo T. Vieira

Vez e outra recebemos alguma notícia agradável, esta é uma .... foi passada pelo Leonardo do blog Liber Imago.
Um pequeno video produzido por ele ao abrir a caixa  do jogo "O Faraó". Ficou bacana pois vai do momento que abre a caixa da embalagem para o transporte do jogo, até o momento que abre a caixa e dá uma rápida olhada nos componentes fazendo comentários sobra cada um.

Liber Imago

Agradeço a atenção prestada pelo Leonardo, fiquei contente!



Abraço!

domingo, 9 de setembro de 2012

Manhattan de Andreas Seyfarth

Pois é Andreas Seyfarht é o cara que criou o Puerto Rico, na minha opinião um dos melhores jogos já criados. Lógico tem quem não curte, mas cada um na sua, para mim ainda é o número um devido a sua simplicidade e perfeição de funcionamento, quem jogo realmente se envolve com o tema.
Mas e o Manhattan... pouco se fala deste jogo sensacional de controle de área do Seyfarth. Ganhou o Spiel des Jahres em 1994, antes mesmo do lançamento do Catan e do próprio Puerto Rico.

Caixo do jogo e o merecido prêmio.

Então para relembrar um pouco este jogo que  jogamos no último encontro, resolvi resenhar este jogo muito interessante.

Manhattan onde esta o centro financeiro americano, estavam as Torres o Osama e do Bush, é o nome que foi usado para dar nome ao jogo. Na realidade são seis cidades todas de importância mundial, cito Cairo. Frankfurt, Sidnei, Hong Kong, São Paulo além da já citada. O jogo é bem abstrato e os nomes são apenas tema, mostrando claro desenvolvimento pela mecânica.

Mas é dai... como funciona??

Simples cada jogador recebe 24 peças que representam edifícios que podem ser montados uns sobre os outros a lá Lego.
São de diferentes alturas ( quatro para ser exato) e em quatro cores.Também temos um conjunto de cartas no total de 45.

Pois bem sobre o tabuleiro cada jogador coloca uma de suas peças de menor estatura sobre a escala de PV, para a obvia utilização.


Escal de PV


Ao inciar cada jogador na sua vez separa seis prédios entre as 24 peças. O que manda aqui é a estratégia que o jogador vai  adotar, depois de algumas partidas fica bem claro, pois as peças mais altas podem definir o prédio mais alto e assim pontuar extra.

O jogador também recebe aleatoriamente 4 cartas.
O particular destas é que devem ser usadas conforme sua orientação em relação ao tabuleiro, digamos o jogador deve estar ortogonalmente sentado em relação ao tabuleiro , de modo que as cidades formadas por nove espaços ( quadras)contornados por ruas., sejam sua orientação e define que espaços poderá ocupar ao colocar os prédios no jogo, pois as cartas também tem representado uma área igual a da cidade, porém uma é vermelha, indicando onde pode posicionar uma de suas peças.


Cartas do jogador em primeiro plano, o espaço em vermelho marcado na carta é onde o jogador pode posicionar um de seus prédios. A sua orinetação é conforme se vê nesta imagem.

A rodada é simples, sempre alternando o jogador inicial, o jogador deve posicionar um de seus prédios, conforme cartas disponíveis que é descartada e receber uma nova carta da pilha de compra.

Fácil de mais??... é mesmo é bem assim. O resto do jogo é a estratégia. Esta consiste em ter  o maior número possível de prédios posicionados e de preferência o mais alto. Pois assim que o jogador posicionar suas seis peças termina uma fase é é feita uma pontuação.
Durante a partida são quatro fases nas quais as 24 peças de prédios são todos posicionados quatro fases de pontuação são executadas.

O resultado é este, um lay out que a cada rodada esta em trasnformação buscando a melhor pontuação.


Mas e dai?? .... bom mencionei que cada pre´dio é pontuado, mas um jogador só é dono do prédio se a peça for sua ou então está no topo  de um prédio. É ... é isso um jogador oponente pode posicionar uma peça dele sobre uma sua, obedecendo a simples regrinha de a peça a ser posicionada deve ser de tamanho igual ou superior a peça já posicionada.

Então quem esta por cima é que é o dono do prédio e pontua.

A pontuação:

1- Bom a pontuação sucede da seguinte maneira, cada prédio independente de usa altura conta um PV pra o jogador que está no topo, se for uma única peça não importa é pontuado.

2- Quem tiver a maioria de prédios em cada cidade recebe 2PV,empate ninguém ganha nada;

#- quem tiver o prédio mais alto entre todas as cidades recebe ainda 3 PVs extras.


Controle de área, na quadra central o jogador com as peças pretas tem o controle
por possuir dois prèdios, recebe 2PVs extras.



Fácil não !! ....é bem assim mesmo.... mas engana-se quem pensar não ser um bom jogo, visto  é importante ó tempo todo estar por cima e quem sai na frente na pontuação, vai ser alvo dos queridos companheiros de jogatina... com aquele massacre básico ... é todo mundo botando peças em cima das do líder.


Geral do jogo.

Bom é isso, um baita jogo, muito fácil de aprender, rápido e agradável. Se não conhece esta ai a dica.


Autor Andreas Seyfarth
Editora RGG;Hans in Glück
Para até 4 jogadores
Duração de partida 40 minutos .




Abração!!

sábado, 1 de setembro de 2012

Die Vulgari Eloquentia, conhece??

Die Vulgari Eloquentia


Bom cá estamos no renascimento italiano. Die Vulgari Eloquentia o é tema focado na chamada língua Vulgar, falada pelo povo enquanto letrados falavam em latim. A necessidade de novos letrados esta em suprir a demanda por pessoas que saibam ler e escrever na língua vulgar.  Os jogadores fazem parte desta história e estão sempre em busca de novos conhecimentos.  Cada um pode ainda seguir um caminho diferente, ser um mercador, um banqueiro, um clérigo.
Bom é mais ou menos isso. Cada jogador ao começar é um mercador ávido por conhecimento. Em toda cidade que chegar pode obter dinheiro ou conhecimento ( que são o equivalente a pontos de vitória).

Fonte BGG

O jogo
1-      Evento:
A cada inicio de rodada, ao lado da peça da escala de turnos( rodadas) são adicionados seis cubos sacados da bolsa de coleta sem olhar. O peão de marcação da rodada é movido para a próxima casa da escala e a ficha de turno é movida para sobre o tabuleiro e posicionada ao lado da cidade indicada na peça.


Geral do jogo

Nota: Caso algum cubo tenha sobrado na casa anterior da escala é movido para a primeira casa livre, antes de posicionar os seis novos cubos.Em cada casa não podem haver mais de seis cubos.
Também são revelados os manuscritos das escalas de manuscritos. Cada qual  numa escala correspondente a um dos valores 1, 2 3 ou 4. Cada manuscrito adiciona pontos de conhecimento (PC), indicado na peça
Nota: estes números tem haver com os números da escala de Conhecimento ( =PV). O disco de marcação do jogador poderá pegar um manuscrito de maior valor apenas quando já tiver avançado na escala passando do valor 1 para 2 , depois 3 , em seguida o 4 e por fim o 8, que ETA relacionada com a livraria papal.
Firenze, o jogador pode escolher entre obter conhecimento ou Ducados;

2-      Caridade:
Um frade recebe 5 Ducados e um cardeal 10. São pagos pelo jogador mais rico, aquele que possuir mais dinheiro, um de cada vez. Caso todos sejam frades ou cardeais é a banca que paga.Este é único modo de um frade ou cardeal receber dinheiro. Como mercador os jogadores podem fazer comércio, sendo esta sua fonte de renda.

3-      Ordem de jogo :
Estabelecer a ordem de jogo pela escala de conhecimento na ordem inversa, ou seja quem esta por último jogo primeiro.

Escala de eventos, esta peças são retiradas da escala e adicionadas a cidade indicada( no verso)



4-      Ações :
O jogador poderá na sua vez gastar seis PA, nas seguintes ações:

A-     Mover;
B-     Obter manuscritos;
C-     Obter políticos, nobres, abades e amanuenses;
D-     Saltério
E-      Pequenos negócios;
F-      Avançar em uma ou mais escalas como
-Estudante de Verona;
-Cântico do sol;
-Mensageiro;
-Comércio com o Oriente;
-Livraria papal;
Em cada uma destas escalas o jogador usa uma ou mais peças de PA;

Os manuscritos

A-     Ao Mover o jogador desloca seu peão pelos territórios e recebe o bônus indicado que pode ser conhecimento (PC) ou dinheiro ( quando indicado);

Nota: em alguns territórios o jogador  consegue fazer outras jogadas como tornar-se um frade ou cardeal quando esta num território de convento ou catedral. Nas abadias consegue converter cubos verdes em PC ou então adiciona-los a as área de jogo;

B-     Obter manuscritos nas escalas de manuscritos, observar na escala de PC , você poderá pegar manuscritos conforme indicado na escala, enquanto estiver na faixa de valor um apenas manuscritos deste valor, na dois , manuscritos de valor dois e assim por diante.

C-     Obter cubos:

- cubos vermelhos são os políticos- melhora sua posição em Stupor Mundi e converter em cardeal;
-cubos negros são os nobres - melhora sua posição em Stupor Mundi e converter em cardeal;
;
-cubos amarelos são os abades – melhor status e avançar em Mensageiro e cânticos;
-cubos verdes são os amanuenses- PV ou + 3 de PC;

Cada cubo ou conjunto é usado para uma ação ou então alguns são convertidos em PV ao final da partida;

O oriente, como mercador ao entrar em uma cidade recebe mais 10 ducados ao ter um disco na casas oriente desta escala.


D-     Estudar o Saltério- o jogador ao avançar um nesta escala avança 3 PC;
E-      Pequenos negócios- recebe 10 Ducados;
F-      Adivinho de Verona- quem estiver mais avançado no final da partida recebe 6/5/4 PV;
G-     Mensageiro- obter conhecimento;
H-     Biblioteca Papal a partir da 12 rodada, apenas uma na sua área de jogo;
I-        Cântico recebe PV pelo espaço ocupado;
Nota: Estas opções em sua maioria são usadas durante a partida e o jogador progride nelas afim de obter a pontuação ou o melhor benefício.

Os cardeais e os freis, cada um tem um tipo de vantagem sobre o outro, tudo ajuda neste jogo multi focado.


Final da partida

Ocorre Quando a segunda ficha de Papa morto aparecer, todos tem então mais uma vez de jogo.Todos peões são posicionados em Roma.
Melhorar seu status:
-O Mercador recebe 7PV;
-Banqueiro recebe 6PV;
-Frade com 10 votos 10 PV;
-Monge 11PV;
-Cardeal com 11 votos= Carmelengo  14 PV;
-Cardeal com 17 votos= Papa 22PV;

A eleição é definida pelos cubos que o jogador tem em sua área de jogo:
Cubos vermelhos = 3votos
Cubos negros = 2 votos
Cubos amarelos = 1 voto;
O tabuleiro, muito bonito e bem contextua lizado.

Resumidamente é isso, é um jogo que tem muitas facetas e possibilidades, portanto caminhos diferentes para a vitória. O visual do jogo é muito bom, arte bem alinhada com o estilo artístico da época.
Vale conhecer!

Jogo de Mario Papini
Comporta de 3 a 5 jogadores com
120 minutos estimativa de duração de uma partida
10 anos idade minima.

Jogatina de Agosto

Dia 04 /08/12

Começamos com toda força. Anderson, Dieter, Witold e eu, jogamos uma partidaça do Puerto Rico. Como fazia tempo que não jogava, tinha até alguns pontos que já havia esquecido, foi bom demais rever e jogar o Puerto Rico.
Ao jogar sempre observo o jogo em funcionamento ( parece um radar...rs!!), mas é muiot bom ver como o jogo funciona e atende todos os aspectos e representações envolvidas com o otema.´´E sem duvida ainda um dos melhores jogos já desenvolvidos.

Confeso não entender como um jogo como Agricola, que também joguei diversas vezes é considerado melhor que o PR, sem lógica mesmo, desculpem o radicalismo.

Para fechar a noite, jogamos uma partida do Mecenas. Outro que porem...sou suspeito em falar, mas é um jogo que tem e impoem respeito. Além de conduzir o jogador para o clima do REnascimento, tem um equilibrio em obter PV que os minímos detalhes são a diferença para a vitória, mas deste sou suspeito em falar, cria da casa.

Mecenas- protótipo.


Bom foi assim a noitada de jogos, aliais jogaços, lógico sempre rola um bom papo com o povo presente.



Dia 18 /08/12

Ontem apenas o Dieter e eu na jogatina. Então testamos uma variiante do Cockpit que ando desenvolvendo. Jogamos cada umcom dois carros.
Resumindo, o jogo ganhou muito em velocidade, não perdeu o ótimo mecanismo das marchas, os efitos de desgaste se mostraram muiot interessantes. A prova teve parada no bóx, troca de pueus, três lideres diferentes.
Resumindo ficou muito interessante.

A principal alteração é a velocidade nas marchas, que permite uma configuração diferente e movimentos diversos no carro, mas toda emoção de quem esta na melhor trajetória continua valendo.

Assim que terminar todas alterações, vou postar o material para quem desejar conhecer.

Dia 25 /08/12

Então na última sexta estiveram Anderons e César e eu. Jogamos uma partida interessante do MDD Colônias, o resultado não podia ser emlhor, qdo praticamnete todas as proposta ao novo conceito do jogo funcionaram relativamnete bem.


MDD- Colônias


Dia 31 /08/12

Pois é pessoal, ontém Witold e eu jogamos Vietcong. Não é que o negócio esta funcionando bem, lógico é coisa para gente grande. Mas ficou bom, a guerra secreta com pinceladas de combate aberto, espiões, grupos de boinas verdes, atentados, sabotagens, células de guerrilha, bases guerrilheiras, lógico secretas.
Vietcong- Área do jogo, quatro tabuleiros modulares que permitem diferentes configurações.


Operação de Busca e Destruição em uma área suspeit de abrigar guerrilheiros, resultou em fracasso.


Estação de rádio glandestina próximo a Tien Bac  passou a ser um dos alvos a ser destruido.


Região de Tien Bac, tornou-se uma posição de dificil acesso e reduto da guerrilha.


Vai virar um puta jogo de guerra, sou suspeito em falar... mas é, tem muitas facetas impares.
É isso pessoal.