Sou obrigado a fazer uma correção e pedir desculpas, aos meus leitores.
A versão jogada foi a Trial Version, não é a versão comercial do jogo. Os comentarios sobre o jogo são relacionados a esta versão, como não joguei a versão final podem ter ocorrido mudanças.
Então!!... no último encontro jogamos uma partida deste jogo. Estávamos em quatro jogadores, cada um já com seu conjunto de dados, usamos o tabuleiro para o exercício Tigre.
Bom... todos que jogaram não gostaram do jogo.
Discutimos depois o porque, e a opinião foi uma só, o jogador não tem chance de vencer foi a reclamação. Dois jogadores eliminados na segunda seção e desta forma deixam de jogar.
Nas partidas que tinha feito solo, também deparei com o mesmo problema. A idéia do jogo em si agradou, tanto a mim, como aos demais. Aquele negócio de conseguir os especilistas, objetos, coragem. Enfim a mecânica agradou.
Mas o povo não curtiu esse negócio de jogar e ter pequenas chaces de vencer... lógico já jogaram jogos do tipo D&D que é a mesma situação.
Sou forçado a concordar com eles. As perdas em soldados são tão altas e algumas condições tão difíceis de obter que não tem jeito de passar. No caso do exercício acima mencionado, para dar uma idéia na seção antes da casamata vc deve ter no minimo 19 soldados e especialistas a disposição, para que um sobreviva e possa atacar a casamata.
Ao passar das seções da praia para a seção adjacente, em dois dos campos o jogador não pode permanecer parado, que é único meio de obter tudo que o jogador precisa, acaba que o jogador deve mover-se por duas vezes seguida se conseguir, sofre tantas baixas , que os caras desanimaram.
Outro ponto foi a baixa interatividade, pelo menos isso torna os D&D, mais interessante.
Diria que para este jogo seria interessante:
1- reduzir os custos para obter objetos e especilaitas;
2- reduzir um pouco as baixas que o jogador sofre na fase de combate, quem sabe lançar um dado para compor as baixas;
3- cada seção com mais variação de possibilidades para obter especialistas e objetos
4- quem sabe o grupo de combate já deva começar com um ou dois especilistas e objetos na sua mão, a escolha ao iniciar a partida;
5- interatividade maior entre os jogadores.
Estres são pontos que discutimos esse alguém for jogar, quem sabe possa experimentar ou usar algumas variantes. Devo testar aqui no Clube.
abraço!
Paginas do Mundo do Tabuleiro
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
sábado, 11 de fevereiro de 2012
Antigão... Elfenland bom jogo!
Esse é um jogo que já tem seus bons 14 anos, ganhador do Spiel des Jahr de 1998. Criado por Alan R. Moon dispensa apresentações.

Caixa do jogo
Autor Alan R. Moon
Ano 1998
De 2 a 6 jogadores,
Tempo estimado para a partida 1 hora.
Diversas publicadores, 999 Games, Amigo, Corfix, Midgaard;
Porque então falar de um jogo velinho??
Bom primeiro porque é um bom jogo.,.
Depois porque muitos dos bons jogos de ontem são desconhecidos de muita gente nova que esta aportando ou retornando ao meio dos jogos de tabuleiros.
Em terceiro porque sempre foi um jogo que tive vontade de jogar e ontem por fim joguei.
Então vamos ao jogo>
Elfenland é um mundo elfico com vinte e uma cidades. Todos partem de uma cidade comum Elfenhold.... botinha na cidade.
Nas demais vinte cidades espalhadas pelo tabuleiro e ligadas por estradas, caminhos por rios e lagos, é posicionado um peão da co de cada jogador.
O objetivo é conseguir recolher o maior número de peões em quatro rodadas.
Uma vez distribuídas as peças de madeira. cada jogador recebe 8 cartas que representam formas de locomoção, são eles:
- a nuvem ( boa viagem);
- o porco;
- o barco;
- a bicicleta a vento ou algo similar;
- o gigante;
- o dragão;
- o unicórnio;
Cada qual com capacidade de se deslocar melhor por um dos tipos de terrenos, situação que cada jogador acompanha no cartão resumo.Após receberem as cartas agora os jogadores recebem ( ao iniciar a partida) uma peça que representa uma das formas de locomoção, este deve permanecer fechada.
Em seguida são abertas tantas peças deste tipo, quantos jogadores disputam a partida. Alternadamente cada jogador pega uma destas peças e assim segue alternadamente até todos terem um total de cinco peças em sua mão( estas por sua vez são sempre abertas).
Na sequência começando pelo jogadro inicial , este posiciona sobre uma das rotas uma das peças que tem em mãos, e assim segue até que todos passem a vez. Forma-se um mosaico de opções de transporte nas rotas.
A sacada aqui é montar uma rota com figuras que vc tenha cartas pois assim em média vc gastará um carta em cada estrada que venha se mover, caso não tenha a figura, deverá gastar de duas a três cartas de outros tipos. Mas isto limita a sua capacidade de recolher peões.
Uma vez distribuídas as peças, o jogador inicial faz seu movimento com a bota a partir da cidade inicial., em cada cidade que consiga passar recolhe o seu peão. Quanto melhor forem aproveitadas cartas e peças de meios de transporte, mais peões o jogador recolhe.
É interessante ressaltar que como as peças sobre as rotas são dispostas alternadamente, é bem comum algum dos seus concorrentes posicionar uma peça que vc não queria na sua planejada rota. Cabe então muito improvisos e adaptações a sua pretensa rota.
Bom basicamente é isso. A cada rodada os jogadores recebem novamente até oito cartas e cinco peças de transporte. Ao final da quarta rodada o jogo termina e quem conseguir obter mais peões ganha, se empatar quem conseguir na última rodada manter mais cartas na sua mão é o vencedor.
Tem um peça para sacanear os outros muito útil, pois força o jogador a descartar uma carta adicional para passar pelo obstáculo.... é para aquela sacaneada básica.

Caixa do jogo
Autor Alan R. Moon
Ano 1998
De 2 a 6 jogadores,
Tempo estimado para a partida 1 hora.
Diversas publicadores, 999 Games, Amigo, Corfix, Midgaard;
Porque então falar de um jogo velinho??
Bom primeiro porque é um bom jogo.,.
Depois porque muitos dos bons jogos de ontem são desconhecidos de muita gente nova que esta aportando ou retornando ao meio dos jogos de tabuleiros.
Em terceiro porque sempre foi um jogo que tive vontade de jogar e ontem por fim joguei.
Então vamos ao jogo>
Elfenland é um mundo elfico com vinte e uma cidades. Todos partem de uma cidade comum Elfenhold.... botinha na cidade.
Nas demais vinte cidades espalhadas pelo tabuleiro e ligadas por estradas, caminhos por rios e lagos, é posicionado um peão da co de cada jogador.
Elfenhold, início da partida.
O objetivo é conseguir recolher o maior número de peões em quatro rodadas.
Uma vez distribuídas as peças de madeira. cada jogador recebe 8 cartas que representam formas de locomoção, são eles:
- a nuvem ( boa viagem);
- o porco;
- o barco;
- a bicicleta a vento ou algo similar;
- o gigante;
- o dragão;
- o unicórnio;
Cartas com os meios de transporte
Cada qual com capacidade de se deslocar melhor por um dos tipos de terrenos, situação que cada jogador acompanha no cartão resumo.Após receberem as cartas agora os jogadores recebem ( ao iniciar a partida) uma peça que representa uma das formas de locomoção, este deve permanecer fechada.
Em seguida são abertas tantas peças deste tipo, quantos jogadores disputam a partida. Alternadamente cada jogador pega uma destas peças e assim segue alternadamente até todos terem um total de cinco peças em sua mão( estas por sua vez são sempre abertas).
As peças que são posicionadas sobre as rotas.
A sacada aqui é montar uma rota com figuras que vc tenha cartas pois assim em média vc gastará um carta em cada estrada que venha se mover, caso não tenha a figura, deverá gastar de duas a três cartas de outros tipos. Mas isto limita a sua capacidade de recolher peões.
Uma vez distribuídas as peças, o jogador inicial faz seu movimento com a bota a partir da cidade inicial., em cada cidade que consiga passar recolhe o seu peão. Quanto melhor forem aproveitadas cartas e peças de meios de transporte, mais peões o jogador recolhe.
É interessante ressaltar que como as peças sobre as rotas são dispostas alternadamente, é bem comum algum dos seus concorrentes posicionar uma peça que vc não queria na sua planejada rota. Cabe então muito improvisos e adaptações a sua pretensa rota.
Bom basicamente é isso. A cada rodada os jogadores recebem novamente até oito cartas e cinco peças de transporte. Ao final da quarta rodada o jogo termina e quem conseguir obter mais peões ganha, se empatar quem conseguir na última rodada manter mais cartas na sua mão é o vencedor.
Tem um peça para sacanear os outros muito útil, pois força o jogador a descartar uma carta adicional para passar pelo obstáculo.... é para aquela sacaneada básica.
Geral do jogo
Bom é isso ai!... espero ter despertado o interesse de vocês, é um bom jogo fámilia, muito fácil de aprender e rápido, comporta um bom número de jogadores, boa dose de estratégia e queira ou não capacidade de improvisos.
abraço
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Taluva... teste uma variante.
Bom povo, Taluva é um jogo que tem um baita visual, fica realmente muito bonito quando se termina a partida. lembra o Java. Porém o povo aqui em sua grande maioria não gostou do jogo.
Autor : Marcel -André Casasola Merkle
Idade indicativa a partir dos 10 anos
Para 2 a 4 jogadores
Tempo estimado 40 minutos ( mesmo para a variante)
Ano 2006
De um tempo para cá propus fazer uma variante para o jogo. São usadas as mesmas peças, nada é excluído e nada novo é incluído, apenas a forma de jogar é que foi alterada.
Caixa do jogo Fonte Ilha do Tabuleiro
O Visual é um dos pontos fortes do jogo.
Preparação (link para o arquivo)
1- cada jogador escolhe e recebe um conjunto de peças;
2- as peças modulares do tabuleiro, misturar e formar diversas pilhas de compra, viradas com a face
de jogo para baixo.
O Jogo
O jogador a cada rodada, pesca uma peça das pilhas de compra e posiciona sobre a mesa, onde :
1- a peça deve ser posicionada de tal forma que o vulcão fique adjacente a outro vulcão já posicionado;
2- sempre que uma peça puder ser colocada sobre outras, observar:
A- o vulcão deve ser posicionado de forma a coincidir com com um vulcão abaixo dele;
B- a peça deve ser posicionada e ficar totalmente apoiada sobre as outras;
C-a peça deve ser posicionada sempre de modo a tocar outras duas peças abaixo dela;
3- sobre floresta, campo, areia é permitido colocar uma construção, que pode ser :
- cabana
- Templo- um para cada duas cabanas;
- Torre - uma para cada duas cabanas e no minimo sobre terrenos no terceiro nível de altura;
4- ao posicionar uma nova peça de terreno, esta pode ser colocada sobre cabanas, mas não sobre duas
de um mesmo jogador, nem templos ou torres posicionadas;
5- se não puder ser posicionado uma nova peça de terreno adjacente a um vulcão, devido as construções
posicionadas ou espaço para posicionar a peça, então o jogador pode posicionar a peça de terreno em
outro local ;
6- é permitido que uma nova peça ao ser posicionada, faça contato com apenas uma de suas faces;
A partida termina assim que a última peça de terreno for posicionada na mesa.
Final da Partida
Pontuação
A pontução é feita como segue:
A- cada cabana posicionada = 1Ponto de Vitória ( PVC);
B- cada templo posicionado = 2PV;
C- cada torre posicionada = 3 PV;
D- cada construção ( cabana, templo ou torre) posicionada em um nível de terreno superior, recebe
1 PV para cada nível de terreno;
E- cada construção adjacente a um lago recebe 1PV, se houver mais de um lago, recebe 1 PV para
cada lago adjacente;
Vence quem somar mais PV.
Situação perto do final da partida.
Bom o povo aqui no Clube Péricles gostou, o jogo não é meu e segundo o Dieter agora o jogo vez e outra esta na mesa. Fica a opção para quem tem o jogo, o único custo é imprimir a folha de regra.
Esta variante esta disponivel entre os arquivos no link acima indicado, é gratuito e livre para quem bem desejar experimentar.
abraço!
sábado, 4 de fevereiro de 2012
Jogatinas de Janeiro no Clube Péricles
Vou falar um pouco dos encontros no clube Péricles todas as sextas a noite. Estes encontros são na maioria das vez na minha casa e com menos frequência na casa do Dieter, embora em outros dias da semana sejam lá realizadas outras noites de jogatina.
Começamos o ano cedo, já no dia 07 de Janeiro em meio a muita gente nas praias, rolou a primeira jogatina de 2007.


geral do Il Principe
Lógico comes e bebes, muita conversa e muita jogatina adentramos na madruga novamente até por volta das 2:30.
Finalizamos com duas partidas do divertido Zombie Dice, um esganado disfarçado ( jogo om dados normais), mas com tema bem colado e estremamente divertido que rendeu boas gargalhadas.
Bom assim foi Janeiro no Clube Péricles, muita gente aparecendo para jogar, muita cara nova, só posso dizer que é um grupo muito bacana, divertido , boa conversa, .. jogam muito e fazem das sextas a noite sempre momentos muitos bons.
Começamos o ano cedo, já no dia 07 de Janeiro em meio a muita gente nas praias, rolou a primeira jogatina de 2007.
Bom ,parecia que não ia ter jogatina, afinal as prais estão ai do lado ... no final um foi ligando, depois outro... por fim estávamos em seis. Dippold, Tiago, Diego, Dieter, Witold e eu.
Todo mundo contando algo do seu final de ano, papo vai papo vem jogamos Ad Astra.Não vou entrar em maiores detalhes pois já escrevi ma resenha sobre o jogo aqui mesmo no blog. Digo porém ser um jogo muito bacana de ficção cientifica, embora alguns não tenham gostado tanto assim do jogo,...mas faz parte, afinal também não gosto de tudo que jogo.
Todo mundo contando algo do seu final de ano, papo vai papo vem jogamos Ad Astra.Não vou entrar em maiores detalhes pois já escrevi ma resenha sobre o jogo aqui mesmo no blog. Digo porém ser um jogo muito bacana de ficção cientifica, embora alguns não tenham gostado tanto assim do jogo,...mas faz parte, afinal também não gosto de tudo que jogo.
Finalizamos a noite com uma partida do Smartirx, jogo que o povo em geral tem curtido muito, ...outro jogo que fiz uma resenha aqui no blog.
Diego, Dieter e Witold jogando Ad Astra.
No dia 14 de Janeiro rodou outro encontro. .
Estiveram presentes Diego, Alam, Witold e a Jeize, César e eu.
Jogamos três partidas do Carcassonne que foi novidade para uns e bem batido para outros mas Carcassonne é Carcassonne.
Depois jogamos duas partidas do Panic Station, outro que já fiz uma resenha. também não vou me ater ao jogo, afinal é só procurar ai no blog que podem ter uma boa idéia do jogo. .. repito que foi um jogo que gostei bastante.
Jogamos três partidas do Carcassonne que foi novidade para uns e bem batido para outros mas Carcassonne é Carcassonne.
Depois jogamos duas partidas do Panic Station, outro que já fiz uma resenha. também não vou me ater ao jogo, afinal é só procurar ai no blog que podem ter uma boa idéia do jogo. .. repito que foi um jogo que gostei bastante.
No final da noite resolvemos jogar um jogão, o Jacaré Comeu... bom foi apenas para postar o jogo e seu funcionamento, visto que é um jogo para o povo pequeno.
.No dia 21 de Janeiro teve jogatina também.
Casa cheia, apenas a Jeisy esteve mas logo foi embora.
Ficaram só marmanjada...Alam, Diego, Dieter, Dippold, Bruno, César, Witold, Tiago e eu.
Duas mesas para comportar todo esse povo, na realidade meiamos o espaço em uma única.
Bom jogaram Torres ( muito bonito) com Diego, Alam, Bruno e Witold, pelo que perguntei depois para o Diego o jogo é bom ,ainda vou querer jogar este também... ai você percebe o que já viu de jogo, mas nem tudo dá para jogar.
Ficaram só marmanjada...Alam, Diego, Dieter, Dippold, Bruno, César, Witold, Tiago e eu.
Duas mesas para comportar todo esse povo, na realidade meiamos o espaço em uma única.
Bom jogaram Torres ( muito bonito) com Diego, Alam, Bruno e Witold, pelo que perguntei depois para o Diego o jogo é bom ,ainda vou querer jogar este também... ai você percebe o que já viu de jogo, mas nem tudo dá para jogar.
Na outra mesa rolou uma partida de teste de jogo do O Faraó ( Tércos) , modificado,... o comportamento do jogo foi muito bom apesar da forte alteração em ralação a versão anterior.

o tabuleiro V8 do jogo em teste.
jogaram Dieter, Dippold, Tiago e eu.
Depois rodou uma partida de Infinity City entre Diego, Alam , Witold, e Tiago e na outra mesa
Rolou o Il Principe com Dieter, Bruno, Dippold e eu.
o tabuleiro V8 do jogo em teste.
jogaram Dieter, Dippold, Tiago e eu.
Depois rodou uma partida de Infinity City entre Diego, Alam , Witold, e Tiago e na outra mesa
Rolou o Il Principe com Dieter, Bruno, Dippold e eu.
geral do Il Principe
Lógico comes e bebes, muita conversa e muita jogatina adentramos na madruga novamente até por volta das 2:30.
Finalizamos com duas partidas do divertido Zombie Dice, um esganado disfarçado ( jogo om dados normais), mas com tema bem colado e estremamente divertido que rendeu boas gargalhadas.
Esta noite ficou marcada com uma imagem que mostra o quanto intelectualizados são só jogadores de tabuleiros. podemos chamar a imagem de...
Os Pensadores

A inspiração foi na escultura de Atlas.
A inspiração foi na escultura de Atlas.
Dia 28 de Janeiro ... mais jogatina.
Casa cheia novamente, em destaque a presença do Luiz que aparece pouco, Rafael segunda vez e a Elizabeth, mulher do César que diz que vai começar a participar direto.
Bom completando o planteu ...Alam, Diego, César, Witold, Tiago e eu.
Rodaram três partidas do Pandemic com expansões, Uma parcial do O Faraó, depois uma partida do SmalWorld e uma de teste de um jogo novo KampfGruppe ( em alemão) ou Grupo de combate, jogo de nível tático pelotão. sem maiores informações ainda.
Bom completando o planteu ...Alam, Diego, César, Witold, Tiago e eu.
Rodaram três partidas do Pandemic com expansões, Uma parcial do O Faraó, depois uma partida do SmalWorld e uma de teste de um jogo novo KampfGruppe ( em alemão) ou Grupo de combate, jogo de nível tático pelotão. sem maiores informações ainda.
A partir da E, Diego, Alam, Rafael ( eis Clube do UM, última contratação do Clube Péricles para a temporada 2012) e espero muitas outras, Tiago a direita e a mão do Luiz ao fundo, os braços do Witold também visíveis,... hehehe!!
Cara é uma sacanagem estão chamando aquela coisa linda da Torre de Dados ao lado do Alam da Torre do mau, dali não sai dado que presta... hehehe!! vão ter que engolir não tem jeito.
Bom assim foi Janeiro no Clube Péricles, muita gente aparecendo para jogar, muita cara nova, só posso dizer que é um grupo muito bacana, divertido , boa conversa, .. jogam muito e fazem das sextas a noite sempre momentos muitos bons.
abraço pessola!
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Hexalink da Tércos - jogo grátis
Esse joguinho é coisa do tipo bate e pronto. Nem lembro como... mas esbocei algumas peças, funcionamento, escrevi algumas restrições, montei um protótipo e tá saindo quentinho do forno. Jogo abstrato, campo que pouco me aventuro, mas a idéia surgiu e foi aproveitada, então esta ai ... Hexalink. Hexa de hexágono e link ( conexão).
É um jogo bem simples, ... é um presente para quem se interessar em fazer, pois é gratuito, ...´logico pertence a Tércos e não pode ser produzido ou comercializado por ninguém, salvo a Tércos.
Então é o segunite.
No Hexalink os jogadores tem um grupo de peças hexágonais e numerados e por fim colorido, são seis cores sempre com hexágonos que vão do valor 0 a 6 , sete peças por cor. Tem ainda um grupo de peças na cor roxa e outras na cor preta, cada qual com uma função . As peças salvo o zero tem também uma figura em forma de trinagulo , que forma a conexão para outros hexágonos, serve de rlimitador para posicionamento caso estas conexões não sejam obedecidas.
A peça em roxo serve de coringa, ocupando qualquer valor em uma linha, mas deve ser poscionad conforme as conex/oes. Já a peça preta, premite posicionar em qualquer posição, porém não conta como uma peça em umal rede. É necessário ocupar a mesma posição com outra peça e poderá gerar a única possibilidade de um hexágono ser ocupado por dois marcadores.
O negócio e formar redes de hexágonos que podem se interceptar ou não. Estas redes formam uma série de conexções. Uma rede para pontuar deve deve ser formada por um total de seis hexágonos adjacentes e em linha, obedecendo a sequência númerica que deve ser perfeita, ou seja se começar no 0 deve ir até o 5 para formar uma linha de 6 peças.
Sempre que o jogador posicionar um hexágona, deverá ser adjacente a outro e de número maiorou menor conforme segue a orientação da linha. Sobre o hexágono poscionado pelo jogador ele pode colocar um marcador de sua cor.
Cada marcador é um ponto de influência, PI ( marcador maior vale 2PI) e ao completar uma linha esta é pontuada.
O jogador com mais PI recebe 4 PV, o segundo 2PV e o terceiro 1PV. Em caso de empate o critério de desempate é a favor do jogadro que ocupa o hexágono de maior valor.
Por fim juntando tudas estas restrições e condições, temos um jogo que exige concentração, sorte e perspicácia. Quem somar melhor tudo isso esta mais perto de vencer.
Espero que vocês gostem. Para quem não curte construir jogos imprima e jogue, a Tércos estará disponibilizando uma ver~soa nos classificados da Ilha do Tabuleiro.
É um jogo bem simples, ... é um presente para quem se interessar em fazer, pois é gratuito, ...´logico pertence a Tércos e não pode ser produzido ou comercializado por ninguém, salvo a Tércos.
Então é o segunite.
No Hexalink os jogadores tem um grupo de peças hexágonais e numerados e por fim colorido, são seis cores sempre com hexágonos que vão do valor 0 a 6 , sete peças por cor. Tem ainda um grupo de peças na cor roxa e outras na cor preta, cada qual com uma função . As peças salvo o zero tem também uma figura em forma de trinagulo , que forma a conexão para outros hexágonos, serve de rlimitador para posicionamento caso estas conexões não sejam obedecidas.
Geral dos componentes
A peça em roxo serve de coringa, ocupando qualquer valor em uma linha, mas deve ser poscionad conforme as conex/oes. Já a peça preta, premite posicionar em qualquer posição, porém não conta como uma peça em umal rede. É necessário ocupar a mesma posição com outra peça e poderá gerar a única possibilidade de um hexágono ser ocupado por dois marcadores.
O negócio e formar redes de hexágonos que podem se interceptar ou não. Estas redes formam uma série de conexções. Uma rede para pontuar deve deve ser formada por um total de seis hexágonos adjacentes e em linha, obedecendo a sequência númerica que deve ser perfeita, ou seja se começar no 0 deve ir até o 5 para formar uma linha de 6 peças.
Os links formados, imagem do protótipo.
Cada marcador é um ponto de influência, PI ( marcador maior vale 2PI) e ao completar uma linha esta é pontuada.
O jogador com mais PI recebe 4 PV, o segundo 2PV e o terceiro 1PV. Em caso de empate o critério de desempate é a favor do jogadro que ocupa o hexágono de maior valor.
Peças de PV.
Por fim juntando tudas estas restrições e condições, temos um jogo que exige concentração, sorte e perspicácia. Quem somar melhor tudo isso esta mais perto de vencer.
Espero que vocês gostem. Para quem não curte construir jogos imprima e jogue, a Tércos estará disponibilizando uma ver~soa nos classificados da Ilha do Tabuleiro.
´´Area de jogo . De 2 até 4 jogadores em uma partida
Para baixar as regras e peças, use este link.
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Espero que gostem.
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