sábado, 12 de janeiro de 2019

Eu gosto do tema....On Mars.

Um sonho muito antigo que ganhou muita projeção nos últimos anos é chegar a Marte, planeta que  figura como o mais promissor destino no Sistema Solar. O polêmico projeto de levar colonos a Marte em uma viagem só de ida, ajudou a resgatar essa velha aspiração e a humanidade cada vez mais se aproxima desse objetivo, muito evidente para quem de alguma forma acompanha matérias  e documentários sobre o assunto, coisa de nerd mesmo.

Passando para o campo da ficção cientifica,  surgem filmes a citar a interessantíssima série Marte, ou o filme Perdido em Marte entre outros, e dai não era de se esperar outra coisa que não motivar os autores de jogos de tabuleiros, surgem ai diferentes títulos.

Terraforming Mars, First Martians, GOLEM, Emissary, Dig Mars isso de 2013 para cá, cada qual com uma abordagem diferente, embora o objetivo seja um só quase sempre, colonizar Marte.

Para abril de 2019 outro lançamento que me chama atenção, On Mars. Obra do renomado autor Vital Lacerda, que trabalha muito bem em jogos com grande  gama de variáveis e opções de jogada.
É um jogo de controle de área, retirada e entrega, movimento ponto a ponto entre outros mecanismos, vai de encontro com exploração, construção, industrialização em síntese desenvolver a colônia em Marte.

Tudo se passa a partir de 2037, logo ali, já com uma colônia base funcionando em Marte , a partir  da qual no comando de sua companhia, o jogador deve obter os recursos para concretizar a colonia, pesquisar novas tecnologias, equipamentos, novas edificações, trazer novos colonos, sempre no entanto com certo grau de escassez, o que quer dizer que nada é fácil no jogo, mas com promessas de pode melhorar ( tipos de construção), focados no entanto em seus objetivos secretos, a agenda da companhia para a qual trabalha, parece que temos algo sinistro aqui.



Acho que já dá para ficar antenado, dica dada, caso ainda não tenha visto nada sobre o jogo. Como já disse gosto do tema, gosto das mecânicas e juntando tudo isso, temos aqui um jogo no mínimo interessante.

Depois diga lá o que achou.

Autor Vital Lacerda
Comporta de 2 a 4 jogadores
Tempo de duração da partida de 90 a 150 minutos.
Idade sugerida a partir dos 14 anos.



Abraço!

Fonte BGG


Nenhum comentário:

Postar um comentário