terça-feira, 11 de setembro de 2018

Achado arqueológico lúdico.

Século XIII, idade média, Russia, um carinha sueco, cavaleiro, foi enterrado  numa profunda e secreta câmara de um castelo. Até ai tudo normal, rs. Curioso é que acharam  no túmulo um jogo, cujo tabuleiro é esculpido em pedra, os sulcos revelam diversos quadrados geometricamente interligados,  como podemos ver na imagem.


Trata-se do jogo da Trilha ou Moinho para outros, acho que foi um dos primeiros jogos que aprendi a jogar na infância, nem lembro mais quando, mas é um deles. O jogo da Trilha é um abstrato, para dois jogadores, no qual os jogadores alternadamente, posicionam peças (9 cada jogador) nas interseções  e sempre que um dos jogadores conseguir alinhar três peças, inclusive na diagonal, ele tem o o direito de remover uma peça do oponente. A partida termina quando um dos jogadores acabar com uma única peça sobre o tabuleiro.

Concepção moderno do jogo.


Muito simples, na certa muito conhecido pela maioria dos jogadores, afinal é um dos jogos que geralmente acompanha os kits do tipo "todos os jogos". O bacana dessa história no entanto é a história, afinal mostra o quão longevo é o jogo, que ainda hoje se presta  para momentos lúdicos, como nessa caso servia para o mesmo fim a 800 anos. O castelo citado é o Vyborg ( na imagem), construído pelos suecos em 1293, como parte das defesas avançadas contra os russos para proteger a Finlândia.

Então senhores é isso ai, se alguém não conhecer o jogo, gostar dos abstratos, na certa vai encontrar no jogo bons momentos de lazer, fica a dica, fica a história,


Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário