sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Velinho de 191 anos.... Kriegsspiel.







Kriegssipel, jogo de guerra em alemão. Achei esse jogo em uma dessas andanças eletrônicas pelo BGG, como são milhares de jogos cadastrados ( 70 mil se não me engano), vasculhar jogos naquele espaço é algo interessante.

Bom o papo é esse jogo de 1824 ( isso mesmo), eis o autor.....Georg Heinrich Rudolf Johann Baron von Reiswitz, na certa o nome mais longo de autor que já encontrei.  O cara devia ser megalo maniaco, afinal o jogo comporta de 2 a 99 jogadores, rs!!....estimado durar 300 minutos e idade sugerida a partir dos 14 anos.


O jogo foi traduzido em 1983 para o Inglês, inclui todas as tabelas, regras, incluídos elementos tardios por volta de 1870, quando o jogo foi concluído e tornou-se um sistema de jogo de guerra, intitulado " Instruções para a Representação de Manobras Militares", nome pomposo para um jogo, mas o detalhismo pelos anos de desenvolvimento devem dar ao jogo um bom apanhado sobre as manobras militares do Séc .XIX.

É possível obter as  regras  neste link em inglês. A imagem ao lado é uma peça original do jogo em 1812, pertencia ao Imperador Frederico III da Prússia que fez frente a Napoleão. Esta exposta no museu do Palácio de Charllotenburg em Berlin.

A mesa continha diversas gavetas com os componentes, a modularidade é parte essencial  para compor diferentes cenários, como visto na imagem abaixo.


As unidades, blocos representam os batalhões em linhas de batalha.
Elementos topográficos, estradas, matas, tudo para elevar o nível tático.


Então povo, é para inspirar, é para dar aquela vontade jogar jogos de guerra, os melhores sempre em todos os aspectos. Se não conhece??... procure se informar.

Abraço!

Fonte BGG.







2 comentários:

  1. Muito interessante, adoro histórias de jogos antigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Aline, tinha conhecimento dos jogos de guerra no estilo dos que são jogados hoje com miniaturas no Séc XIX, mas não que eram tão mais antigos, ou seja no início daquele século.

      Excluir