domingo, 2 de novembro de 2014

Istambul, Kennerspiel 2014, não sem razão.

No ultimo encontro do clube Péricles,  jogamos uma partida muito bacana do Istambul, jogo de Rüdiger Dorn, que comporta de 2 a 5 jogadores, com estimativa de tempo de duração em torno dos 50 minutos, para jogadores a partir dos 10 anos.
Cidade entre o oriente e o ocidente, estratégica em sua localização, rica pelo seu comércio, os jogadores vivem como mercadores em busca dos melhores rubis. Vence quem primeiro chegar a ter  5 rubis, dai que a partida gira em torno desta corrida.

O jogo é bonito, peças de madeira como sempre emprestam um certo charme ao jogo. O tabuleiro modular com alguns pontos a serem observados quando da preparação da partida, como deixar a Fonte em uma das áreas centrais, a Casa de chá e o Mercado negro distantes pelo menos três espaços um do outro. Resultado final, uma matriz de 4 linhas por 4 colunas, dispostos de forma aleatória obedecendo apenas os pontos iniciais já observados. Somente pelo fato do tabuleiro obter diferentes configurações devido a disposição aleatória, confere ao jogo um bom grau de rejogabilidade.

Pois bem, cada espaço do tabuleiro confere uma ação ao jogador, que começa a partida na Fonte central e pode mover suas peças ortogonalmente, de um a dois espaços. Na casa  onde parou executa a ação que pode ser:
-Fonte- iniciar a partida e ao reagrupar as suas peças para novo início;
-Mercado Negro- obter mercadorias principalmente corantes raros, rolar dado;
-Casa de chá - para obter vantagens, na forma de dinheiro, rolar dado;
-Artesão de mercadorias- são três, vermelho = tecidos, amarelo = frutas e verde = especiárias ,então especializadas cada uma em um tipo de mercadoria, resulta em carregar as suas carroças daquele produto;
-Prisão central- onde o membro menos ilustra da família esta preso, uma espécie de coringa;
-Palácio do Sultão- para trocar um misto de mercadorias por rubis;
-Pequena mesquita - conseguir novos poderes de comércio, em troca de certa configuração de mercadorias nas suas carroças;
-Grande mesquita - conseguir novos poderes de comércio, em troca de certa configuração de mercadorias nas suas carroças, neste caso com mercadorias mais difíceis de conseguir;
-Pequeno mercado- vender mercadorias por dinheiro, mercadorias de menor valor;
-Grande Mercado- vender mercadorias por dinheiro, mercadorias de maior valor;
-Entreposto das caravanas- obter cartas, com as cartas poderes únicos descartáveis;
-Posto dos Correios- receber um conjunto de mercadorias e dinheiro;
-Comprar Carroças- aumenta a capacidade de transportar mercadorias, um peça é adicionada ao tabuleiro pessoal do jogador.
-Revendedor de Gemas- onde é possível comprar gemas com dinheiro.

Geral do jogo, em primeiro plano o tabuleiro individual 
do jogador, que pode ser melhorado durante a partida.


Estão são as opções de jogadas, perceba que são muitas, mas o espaço as vezes parece pequeno. As cartas obtidas no entreposto de caravanas, conferem um poder de uso único, porém interessante. As novas construções por sua vez, são de uso pelo tempo da partida.

Mover o mercador, que são cinco discos de madeira, sobre todos fica a peça com a figura do mercador, uma peça fica fora do jogo e pode ser colocada em jogo por uma das peças de construção, ao obter tal  peça.
Como mencionei antes, movimentar o mercador com movimentos ortogonais de uma a duas casas. Sempre onde parar, executa uma ação e deve deixar uma de seus peças paradas ali. Assim proceder até restar apenas o mercador. Ai são duas opções, retornar pela trilha deixada por suas peças sobre o tabuleiro, e executar novamente a ação,  ou recolher tudo e remontar a pilha na Fonte, como se inicia-se a partida novamente. Este mecanismo é bacana,  pois não ocorre aquele negócio definido de rodada, onde a partida sofre um reset, tudo esta constantemente em movimento e ocupado, bom fator de interatividade.

Notar o tabuleiro modular, novas configurações a cada partida.


O movimento do mercador pelas áreas do jogo, exige do jogador planejar sua jogada, afinal não poderá mover por todas as casas, por fim se vê na contingência de retornar a Fonte e reiniciar sua jogada, esta no entanto é a jogada improdutiva. Também cabe no momento da decisão, observar que ao entrar em uma área onde já há outro mercador, requer pagar duas moedas a este jogador, o que pode ser um fator limitante, principalmente se mais de um mercador estiver presente e ou não dispor de muito dinheiro.

Geral do jogo, e algumas possibilidades de  jogadas.

O membro não honorável da família, encontra-se preso. É o disco grande, que começa na cadeia e pode a partir desta, ser movido para qualquer lugar do tabuleiro e executar ação. Trata-se de um coringa, onde o mercador visita o preso que é solto, movido para executa a ação.  Como este cidadão é mau visto pela sociedade, assim que outro mercador adentar na casa onde o malfeitor está, este volta para a cadeia e o mercador ainda recebe uma recompensa pela prisão, no valor de 3 moedas.

Geral do jogo com algumas de suas possibilidades de jogadas.

Bom dinheiro compra rubis, trocas podem ser efetuadas por rubis, o jogador tem diversos caminhos para seguir e tentar vencer a partida.  Mercadorias usar em trocas, ou ainda obter novos poderes com construções, ou mesmo a aleatoriedade dos dados, tanto no mercado negro ou na casa de chá, resultam em dinheiro ou corantes, a mercadoria mais difícil de conseguir.

O mecanismo nos correios é bem interessante, pois muda a situação cada vez que é utilizado. Os dois mercados tem mecanismos bem representativos, condicionados a peça de mercadorias almejadas peplo mercado a cada utilização por um jogador, este misto resulta em melhores ou piores negócios, dai mai ou menos dinheiro na mão do jogador.
As novas construções ou cartas são incrementos bem vindos mas não fáceis de obter. O preço pago por rubis devido a constante compra ou troca dos jogadores, sobe sempre conferindo boa aplicação da lei de oferta e procura.

Tudo isso faz de Istambul um jogo muito bacana, equilibrado, divertido no qual o jogador constantemente se vê na condição de mudar seus planos e achar a melhor saída. Rüdeger Dorn foi muito feliz no seu desenvolvimento, chegou em um resultado cujo conjunto do jogo coloca o Istambul como um grande jogo Eurogame, facilmente alinhado a um Puerto Rico, Goa, Cuylus enriquecido com pitadas de alguma aleatoriedade sempre bem vinda.

Acho que não preciso dizer mais, mas já dizendo Istambul é um jogão, recomendadíssimo.

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário