domingo, 11 de novembro de 2012

Cyclades

Joguei  a alguns dias este jogo... gostei!


Fonte BGG



Quando começamos a partida pensei que seria um jogo com mais confrontos!!??....  bom ocorrem?... ocorrem sim, mas com menor frequência, na realidade  a verdadeira luta ocorre no sistema de leilões.

Bom mas no geral:

O tabuleiro é modular, é possível configurar um formato para 3, 4 e 5 jogadores.  Sempre representando Ilhas ( Cyclades... só podia) cercadas pelo mar Egeu.. As Ilhas tem espaços para colocar as peças de construções e soldados. Algumas são provedoras de recursos, convertido em ouro.


Geral do jogo, tabuleiro com Ilhas.


Ao iniciar cada jogador toma posição sobre as ilhas pré determinadas, deixando ali soldados e suas barcos. Detalhe as miniaturas são muito bonitos e bem acabadas.

Temos também um tabuleiro onde se desenvolve as ações na forma de cartelas de deuses como Zeus, Perseu, Atena, Apolo, Netuno. Cada um deles permite obter algum benefício e fazer algum tipo de construção.
Se você quer soldados vai ter om Perseu, quer navios o negócio é falar com Netuno.


Tabuleiro de ações e cartelas dos deuses, o primeiro embaixo é Apolo



Sobre este tabuleiro são posicionadas as cartas de criaturas mitológicas,  que permite fazer diversos tipos de ações. Pegasus o cavalo alado, move soldados sem precisar usar navios. Estas cartas porém tem um custo em ouro para serem ativadas. Ativou, usou,  descarta sempre obedecend o sistema de rodízio, na qual  que a cada rodada incorpora uma nova criatura  e retira outra do deck de cartas. Detalhe aarte destas cartas esta digamos esta  divina.


Cartas, em primeiro plano Perseu.


Bom uma vez posicionadas as peças o negócio é jogar, Cada um recebe ouro esconde atrás de biombos. A começar pelo jogador inicial, posicionar seu marcador em uma das escalas de leilão dos Deuses.

O sistema de leilão é bem bacana. A escala avança de um em um e o jogador ao posicionar um marcador enfrenta outro jogador caso este coloque seu marcador em uma casa de maior valor ( oferenda ao deus). Se ocorre o jogador que já posicionou o seu marcador  pode move-lo para uma casa de maior valor e assim os jogadores disputam os favores deste deus.
O jogador ao desistir pode mudar o seu marcador para outro deus, somente então outro jogador posiciona o seu marcador. SE este posicionar sobre um deus sem nenhum marcador nada ocorre, se tentar  um deus já envolto com u marcador, o leilão continua sempre ara mais.

Por fim quando todos se decidirem por um deus e não correr mais nenhuma disputa termina a fase de leilão.
Inicia a fase de ação. A começar pelo deus mais no alto da escala. O jogador tem direito a  construir um tipo de construção ( paga ouro), pode receber um Sábio e obter outros com Zeus, consegue sacerdotes com Atenas, soldados com Perseu e Barcos com Netuno.

Apolo ficou como o cara meia boca, você não consegue construir nada com ele, mas recebe o Corno de Apolo e este é posicionado sobre uma Ilha que passa a valor mais ouro ao inciar a  rodada.
Portanto não é inútil e sim importante a medida que com ouro tudo funciona neste jogo.

O objetivo  é conseguir construir duas metrópoles. Esta podem ser feitas de duas maneiras:

1- ter construído sobre as Ilhas quatro tipos de construções distintas ( são elas, Fortalezas, portos, Templos e acrópoles)
Ao conseguir a quarta poderá trocar estas por uma Metrópole e deve então retirar as peças individuais. Afinal esta metrópole tem todos os benefícios que as outras peças tem  de forma isolada.

2- a segunda maneira de obter uma metrópole é ter quatro cartas de sábios e troca-las por  uma metrópole.


Sábios/Filósofos e Sacerdotes  o primeiro é um dos caminhosp ra a vitória e outro é um meio de pagar menos pelas ações.


Sempre na sua vez de jogar o jogador pode invocar uma das criaturas mitológicas e usar o seu poder. Esta ação ao iniciar fica meio em desuso, mas dá um toque todo especial ao jogo, inclusive alguns deles se ativados invocam uma miniatura que e posicionada sobre o tabuleiro e causa estragos ou ajuda a defender seus domínios.

O conflito, então ... tem conflito nesse jogo também. Os combates são resolvidos em simples combates de dados e cada unidade conta mas um no combate. Ganhou retira a peça oponente... simples sem rodeios e figuras.

Mas no geral  mover soldados é possível se você tem que ter  barcos para ir de ilha em ilha , deve ter um caminho de barcos, nada de mecanismos de transporte, tudo simples e funcional. Então os combates não são nenhum atrativo no jogo ,mas podem resolver a parada.
Você se obriga  a ter seu exército para não virar um alvo fácil, assim como seus navios para controlar os mares adjacentes ao seu domínio.


Metrópoles, o objetivo do jogo.

Bom basicamente Cyclades é isto ai, um bom jogo, onde a arte das cartas e as miniaturas~são muito bonitas, os tabuleiros são meio sem graça, mas é o que precisa para jogar.


Criaturas mitológicas. Não chegaram a ser usadas na partida, pura co incidência.



O sistema de leilão é bacana, diferente e funcional mas pode ser bem aberto dependendo do número de jogadores. Os deuses e criaturas completam um cenário mitológico, diria bem tramado  e o jogo consegue ter seus momentos de tensão.
Se você quer um jogo cheio de combates, não é este o jogo, diria até que é bem superficial neste aspecto, mas no todo agradou, afinal se quer jogo de guerra jogue jogos de guerra.


Se você já jogou tens sua própria impressão, se não.... quem sabe este resumão lhe inspire a mergulhar no universo dos Deuses Gregos.
Recomendo no minimo conhecer.


Geral do jogo, com o Thiago em ação.



Autores: Bruno Cathala e Ludovic Maublanc
Editoras: Asmodde, Asterion, Kaissa e Matagot
Jogo para 2 a 5 jogadores
Idade a partir dos 13 anos???
90 minutos é o tempo estimado.








abraço!





4 comentários:

  1. Pela primeira vez estou publicando no blog do clube, Me apresentando meu nome é Thiago e sou membro do Clube do Um de BH. E devido a uma boa oportunidade de emprego, tem uma boa possibilidade de que eu venha me mudar para Joinville. E se isso vier a ocorrer, queria saber como fazer para participar do clube, etc.

    ResponderExcluir
  2. Fala Thiago, tudo bom?
    Clube do Um, já tivemso a visita do Rodrigo ( Bullet) por duas vezes, o Rafael que também foi do Clube do Um esta particpando dos nossos encontros, Vc será bem vindo.
    Entre em contato por este canal ou então na sede virtual do Clube na Ilha do Tabuleiro (áreas de clubes), e cadastrar e pedir adesão (ai eu libero)
    Também devemos abrir um novo canal como grupo do Yahoo.

    Fique a vontade em preguntar em caso de duvida.
    abraço!
    Hermes

    ResponderExcluir
  3. cara achei esse jogo espetacular!
    regras simples e facil de entender
    é verdade que a grow tentou imitar ele com batalhas mitologicas
    mas ca entre nos e só coloca mais um pouquinho e
    entrart no muundo da mitologia de verdade
    fiquei loco pra compra otima resenha
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Fico contente que tenha gostado.

    Obrigado!

    ResponderExcluir