domingo, 10 de junho de 2012

Imprima e jogue Wabuh... da Tércos

Imagine uma floresta de coníferas, sombras, sons distantes de cachoeiras.... sons da vida selvagem, perigos que podem espreitar em qualquer lugar,... atrás da próxima rocha, ...da próxima árvore. Você em um grupo de caça, deve conseguir comida, peles para se aquecer do inverno rigoroso que esta chegando. O pequeno grupo armado de rústicas lanças de madeira, fogo e coragem.
Agora coloque neste cenário, manadas de caribus, bisões,  o boi almiscarado, criaturas habituadas a regiões geladas... parece o Alasca, Canadá, Lapônia, Sibéria... ????.....mas de repente surge uma criatura monstruosa, maior que seus atuais descendentes, com quase 1,5 metros mais alta.... coberto de pelos, enormes presas e perigosa para quem  se aproximar de mais. Mas pode ser a presa que o grupo de caça estava procurando. O pequeno grupo era talvez o único predador capaz de matar um Mamute adulto.
Numa época onde  o Urso das cavernas chegava a impressionantes 4,5 metros de altura quando em pé, do ágil e voraz Smilodon, mais conhecido como Tigre dente de Sabre, com presas de 25 centímetros de comprimento. Imagine agora formar um pequeno grupo de caça e caçar.... este é o perigoso  mundo de Wabuh, 15000 anos antes de nossa época, em plena última era glacial.



WABUH



O jogo.

O jogador tem sob seu comando uma tribo que migra atrás das manadas de animais. Percorrem vastas extensões de terras, desabitadas, cheias de perigos, sempre em movimento, parando apenas para conseguir alimentos, peles, ossos, proteção dos espíritos em locais sagrados
As tribos se reúnem em Wabuh para o festival, onde pedem proteção aos espíritos, contra o rigoroso inverno que se aproxima. Mas devem deixar a região antes do inverno chegar e buscar proteção nas florestas do sul,  para passar o inverno. E no próximo ano fazer o mesmo roteiro.


Tabulerio de ações do jogador


Tabuleiro de jogo, com as rotas de migração

Durante a partida o jogador poderá sempre executar duas ações diferentes dentre as possíveis:

1- Mover;
2- Fazer um ritual;
3- Caçar ou coletar;
4- Sacar cartas de eventos;

O desafio é conseguir migrar, participar do festival em Wabuh para onde todas as tribos convergem e depois cruzar as montanhas para retornar para o sul e fugir do  inverno que vem chegando.
As caçadas são perigosas, pois conseguir as maiores pressas  é o que permite o jogador obter mais alimentos, peles e ossos, mas são as mais fadadas as fracasso, onde o jogador pode perder membros de sua tribo. Sem contar deparar com predador poderoso como o Urso das cavernas ou o Smilodon.


Presas e caçadores.



A pontuação é feita justo pelo tipo de presa abatida, quanto maior e mais perigosa, mas pontos de vitória. Perder membros da tribo,´significa perder pontos de vitória.



Cartas de eventos, também usadas nos confrontos quandoa
numeração da carta passa a ter efeitos tanto para presas como caçadores.

Peças do ritual, pedem porteção e boa sorte nas caçadas.

Então é isso Wabuh, um mundo gelado e perigoso onde o jogador  pode caçar  ou ser caçado. Esta versão é para você que gosta de montar jogos Imprimir e jogar. Seu custo é fazer o jogo. Uma nova versão esta sendo preparada, mas esta será comercializada, se gostar do tema,  do jogo , fique de olho na versão comercial.


Link  na Ilha do Tabuleiro para o arquivos do jogo

Boa diversão!



Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário