sábado, 19 de março de 2016

Age of War, gostei.

Joguei ontem a noite o jogo Age of War. Tema focado na era Tokugawa, Japão Medieval, onde cada jogador é  líder de um clã, um daymio e deve tomar castelos  para tornar-se o Shogun. Para tal o jogador conta com infantaria, cavalaria, arqueiros e daymios, todos na realidade representados nas faces dos sete dados D6.


É isso, o jogo é um jogo de dados, e os castelos são cartões com a indicação das combinações necessárias para tomar o cartão, tudo muito simples mas mesmo assim,  leva o jogador  a momentos bastante tensos, na torcida a favor ou contra o sucesso de um lançamento seu ou do oponente.
Matemático, equilibrado, divertido e interativo.... isso mesmo,  os jogadores podem e devem  atacar castelos já conquistados por outros jogadores, porém com custo adicional de mais um daymio, para ter sucesso na conquista. Pode parecer simples, mas não é,  para tomar os castelos mais valiosos por exemplo, o jogador deve conseguir sucesso com até  seis dados dos sete que pode jogar, o que pode resultar em seguidos fracassos nas ataques realizados pelo jogador.



Essa belezinha, Age of War, é obra do consagrado Reiner Knizia e foi muito bem pensado e elaborado. Todos os castelos em disputa, são dispostos no centro da mesa, alinhados pelas cores como  vermelhos, amarelos, brancos, etc.... Cada cartão conta com a indicação dos resultados necessários para tomar o castelo, assim como quantos pontos de poder o jogador recebe ao toma-lo.

Os dados, nesta mão sete espadas, infantaria e um daymio.

Cada grupo de castelos pela cor, faz parte de um clã que esta sendo atacado ( por todos os jogadores), o jogador ao tomar todos os castelos de uma cor, não poderá  ser atacado por estes castelos, apenas outros ( de outra cor) que tenha o domínio. Para o conjunto conquistado, deve  virar os cartões para baixo o obter  pontuação extra.
É neste ponto que reside a estratégia, os pontos que cada castelo vale, são somados e o jogador poderá tomar castelos de diferentes cores e somar pontos, se tomar todos de uma cor, recebe pontos extras, a aos poucos os castelos que ao iniciar a partida estavam no centro da mesa,  passam para o controle do jogador e cada jogador poderá avaliar o seu oponente, e assim tomar decisões sobre qual castelo atacar para aumentar o seu poder.

Pessoal durante a partida, Rodrigo (E), Rafael ( Fundos), Coveiro (D) e Rogério.

O jogo é simples dai  regras igualmente simples, um bom gateway, filler como preferirem, roda fácil e rápido e é envolvente, o jogador torce pelos resultados, típico de bons jogos de dados. Fica a recomendação, os componentes são bons, a caixa pequena, permite levar o jogo para qualquer lugar por ocupar pouco espaço.

Comporta de 2 a 6 jogadores
Idade sugerida a partir dos 14 anos
Tempo estimado por partida, 20 minutos, acho que vai mais longe.


Abraço!





domingo, 13 de março de 2016

Etapa do campeonato de Carcassonne em Blumenau.

Então senhores, Carcassonne sempre agradou como jogo, primeiro pela sua simplicidade 
e segundo pela grande re-jogabilidade, tal que uma partida não é igual a outra, sempre 
rápido e divertido, somado a sua grande gama de expansões, o  que lhe confere ainda
 mais variações. 
Bom então para outros aficionados da região de Blumenau-SC, em breve tem etapa
 regional organizado pela Devir.



Segue transcrição retirada do BoardGame SC, data indicada 26 de Março.

"Etapa regional que dará direito à uma vaga no Nacional organizado pela Devir.

O Vencedor da etapa nacional terá direito à uma vaga na etapa mundial, que será realizada na Essen em outubro, na Alemanha, com custos de passagem e hospedagem pagos pela Devir.

Incrição: R$10

Premiação:
1º colocado
- 50% do valor das inscrições em créditos na loja.
- 1 vaga para Nacional de Carcassonne
- 1 pelúcia personalizada Carcassonne
2º colocado
- 30% do valor das inscrições em créditos na loja.

Essa etapa será realizada na Tabulandia a partir das 15h

Regras e detalhes do torneio em breve, maiores informações sobre o Nacional de Carcassonne no link:
http://devir.com.br/blog/carcassonne_2016/   ".

Então povo da região, vá lá participe, chamo atenção do trabalho realizado pelo pessoal de Blumenau, bem ativo as voltas com eventos e participação de grupos.
Abraço!

quinta-feira, 3 de março de 2016

Oito anos do Clube Péricles, cria da Ilha do Tabuleiro.

Então senhores, a exatos oito anos o Clube Péricles foi fundado, em meio a agitação que era a Ilha do Tabuleiro. Na época o cenário era bem diferente, nada parecido como que é hoje, contatos entre as pessoas para este fim, eram limitados aos círculos sociais mais tradicionais, alguns amigos e parentes, nem todos gostavam dos jogos de tabuleiros, ainda por cima, no imaginário popular,este tipo de recriação era tido como coisa de criança. Então embora houve-se alguma jogatina, era com menor frequência, mas acontecia sim.
Como falei antes, " em meio a agitação que era a Ilha do Tabuleiro", para quem conheceu, o ano de  2008 foi provavelmente o auge da Ilha. O Alessandro um dia me falou,  que eles previam chegar a 1,5 milhão de visitas em três anos, projeção modesta, mas o que de fato ocorreu foi que em menos de um ano,  já haviam ultrapassado os 3 milhões de visitantes.


Realmente era algo diferente, o povo chegava aos bocados, cadastrava, participava, havia todo tipo de assunto em discussão no fórum, muita gente que fez ou hoje faz história no que tange os jogos de tabuleiros, passou ou é cria da Ilha do Tabuleiro. Lembro de conversas com o Júlio Trois, sobre criar uma revista eletrônica, foi lá e fez acontecer.
Mesmo hoje quem visita o site, pode encontrar muita coisa bacana, discussões interessante e inteligentes sobre jogos, ideias, classificados, ficheiros, uma pena que foi abandonada por conta da famigerada migração do sistema de 2009, que culminou em um mar de bugs, muito stress para os envolvidos, realmente é uma pena.
Ainda assim,  uma das grandes sacadas do Alessandro para a Ilha do Tabuleiro, foi criar um espaço destinado a clubes de jogos. Cada cidade do Brasil podia estar lá, cada brasileiro podia participar, e assim aos poucos foram pipocando clubes e grupos de jogos por todo o país. Alguns se tornaram famosos como o HGB, o Clube de Um, o Gamers POA, Joga Fortal entre tantos outros, mas estes quatro representam pessoas entre o Norte ao Sul do Brasil,  mostra como a ideia ganhou força e espaço.
Na minha opinião mais do que as discussões do fórum, que por vezes eram muito boas, foi o espaço dos Clubes que agitou e fez acontecer essa onda que vivemos até hoje sobre os jogos de tabuleiros. Afinal é nos clubes que o hobby ganhou força, e por lá as pessoas eram "abduzidas" a participar das jogatinas, é lá que estão as pessoas. Aos poucos coleções eram formadas, campeonatos organizados, eventos de divulgação eram organizados, alguns com grande sucesso.
Foi nesse cenário agitado, que um dia, ou melhor, em 3 de Março de 2008 fundei o Clube Péricles. No começo era apenas eu, podia ter plagiado o Clube do Um do amigo Mário, mas foi Péricles, afinal na época conheci e aprendi a jogar o jogo de mesmo nome e na empolgação foi o nome escolhido... confesso que hoje daria outro nome.
Bom ai postei um  sugestivo tópico no fórum da Ilha, " Jogatina Joinville"com objetivo de encontrar alguém na cidade, até para não me deixar traumatizado, por achar que era a única pessoa que gostava de jogar jogos de tabuleiro. E não demorou muito, certo dia um cidadão mostrou-se curioso, foi o Rodrigo Dippold, dai vieram Dieter e Sr. Wilson e começou a jogatina, que se mantém até hoje, com momentos em alta outros de baixa, muitas caras novas, muita gente diferente durante esses oito anos, alguns eventos de divulgação e continuamos ai.
Bom gostaria de deixar um grande abraço os amigos que participam ou  participaram do clube, também aos amigos do clube que tenho certeza estão ai espalhados por esse nosso país continente.

Então senhores, fica ai um Feliz Aniversário para todos nós Périclinianos.

Abraço!

sábado, 6 de fevereiro de 2016

2016 Terceira Parte - Novidades

Então povo, continuando com as novidades para 2016.


1- Pandemic: Reign of Cthulhu


Autores Matt Leacok e Chuck D. Yager
Comporta de 2 a 4 jogodores
Duração estimada da partida 40 minutos
Idade Sugerida 14 anos

Que tal esse, misturar o sistema Pandemic, isso mesmo o jogo como ele é maquiado no tema Cthulhu, na certa uma ideia que vai agradar a legião de fãs do tema. Para quem gosta um prato cheio, dá para iamginar o desespero de pessoal em conter a ameaça.


2- Explores of the North Sea


Autor Shen Phillips
Comporta de 2 a 4 jogodores
Duração estimada da partida 40 a 60 minutos
Idade Sugerida 12 anos

Da fantasia para a exploração Wiking, neste jogo o jogador deve descobrir novas terras e montar postos de comércio para demarcar seu domínio. Controle de área e influência na certa vai levar os jogadores a disputar o controle das áreas descobertas.



3- The 7th Continent


Autores Ludovic Roudy e Bruno Sautter
Comporta de 1 a 4 jogodores
Duração estimada da partida 5 a 1000 minutos
Idade Sugerida 12 anos

A ideia deste jogo chamou a minha atenção. O jogador tem um determinado tempo para encontrar o sétimo continente, percorrendo regiões do planeta, por meio de peças modulares o que confere boa re-jogabilidade a princípio. Na certa vai agradar muita gente que gosta deste tipo de tema. O é estranha a variação do tempo de duração da partida, de 5 a 1000 minutos, fica a impressão de que a coisa se resolve muito rápido na sorte ou então poderá demorar uma infinidade de tempo para chegar ao mesmo resultado????


4- Lunarchitects


Autor Dan Cunningham
Comporta de 1 a 5 jogodores
Duração estimada da partida 45 a 60 minutos
Idade Sugerida 13 anos

Que tal construir uma base na Lua??...essa é a ideia do jogo que não deixa de ter seus atrativos, visto um dia isso se tornar real. Os jogadores devem construir e ampliar a base na superfície da Lua,  conforme usam seus capacidades que são variadas entre os jogadores. Pode ser jogado solo.


5- Back to the Future


Autores Ben Pintchback e Matt Riddle
Comporta de 2 a 4 jogodores
Duração estimada da partida 30 minutos
Idade Sugerida 10 anos

E esse ai, para quem curtiu os filmes, agora clássicos, do De Volta para o Futuro, olha ai a opção. Inspirado na serie o jogo leva o jogador para as aventuras vividas pelos personagens e toda trama para voltar ao seu tempo, diria pode ser uma boa pedida e divertida.





Então amigos, mais alguns jogos para vasculhar e quem sabe achar no meio deles, alguma boa opção para sua coleção. Edição anterior neste link.

Fonte BGG.


Abraço!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

2016 Segunda Parte

Mais alguns jogos interessantes, veja ai!

1- Silent Victory


Autor Gregory M. Smith
Comporta de 1 a 2 jogodores
Duração estimada da partida 120 minutos
Idade Sugerida 12 anos

Jogo de guerra de nível tático, sobre a guerra de submarinos durante a IIGM no teatro do Pacífico. Envolvente e cheio de decisões, pode ser jogado em solitário.


2- Triumph of Chaos V2


Autor David Dockter
Comporta 2 jogodores
Duração estimada da partida 160 a 600 minutos
Idade Sugerida 16 anos
Jogo que retrata a guerra e a trama política entre os brancos Czaristas e os vermelhos bolcheviques, que historicamente arrastou o povo Russo para uma das maiores tragédias humanas do Séc XX. Pela idade sugerida deve ser um joguinho dos bons para queimar fosfato.


3- Weimar: German Politics 1929 a 1933


Autor Gregory Denisenko
Comporta 2 jogodores
Duração estimada da partida 240 minutos
Idade Sugerida 12 anos
Já que falamos em tragédias humanas do séc XX, olha outra ai, a tomada do poder pelos nazistas na Alemanha dos anos 30, com fatos e eventos que levaram o mundo ao seu maior conflito, outro com forte apelo histórico.





4- Enemy Coast Ahead


Autor Jeremy White
Comporta de 1 a 2 jogodores
Duração estimada da partida até 360 minutos
Idade Sugerida 12 anos
O jogo retrata a guerra os primeiros ataques japonesas ao território americano, assim como o famoso raid sobre Tóquio em resposta ao ataque a Pearl Harbor. Outro jogo cheio de argumentação histórica, focado na IIGM.




5- Liberty or Dead


Autor Harold Buchanan
Comporta de 1 a 4 jogodores
Duração estimada da partida até 180 minutos
Idade Sugerida 14 anos
A guerra de independência americana é o foco deste jogo Volume V da série Coins da GMT. As diferentes facções são retratadas na luta contra a Inglaterra até a liberdade ou morte de um povo.













Então senhores, notadamente jogos de confronto ou guerra, todos com forte apelo histórico em diferentes épocas. Este foco leva o jogador a se perguntar, conhecer e explorar mais sobre os temas e assim se aprofundar sobre os reais eventos e fatos de todos esses conflitos, além de forte enfase lúdica. Fica a dica!

Abraço!

Lista anterior.


Fonte BGG