segunda-feira, 30 de março de 2015

N°16- Posthuman... achei a ideia ótima.

Outro lançado em 2015.

16- Posthuman

Autor - Gordon Calleja
Editora - Mighty Box e Mr.B. Games
N°de jogadores 1 a 4
Idade inicial sugerida 12 anos
Tempo de duração estimada  120 minutos
Tema - Aventura, exploração, dados.
Mecânicas -  Rolar dados, modular, poderes variados

Ideia do jogo-  Foi o que chamou atenção... a humanidade evoluiu além dos limites, nossos sucessores genéticos, agora já não são mais o homem que começou a jornada.
Agora como últimos sobreviventes humanos, vivendo em meio a  natureza em recuperação, mas sujeitos a erradicação por conta da nova geração mutante os Posthuman..

Os jogadores devem chegar a um lugar seguro para evitar a sua extinção. Sua jornada passa por diferentes lugares, (tipo um dungeon) e podem enfrentar os humanos mutantes (Posthumans), que em contato provocam mutações  nos últimos humanos. Você será capaz de chegar ao seu destino ou acabar um mutante em meio ao novo mundo Posthuma.

Gostei da ideia do jogo, o tema muito bacana, você facilmente mergulha nessa aventura para encarnar um sobrevivente humano com a responsabilidade de garantir a sobrevivência da espécie.Essa vai valer a pena .


Fica a dica!

Link para publicação N°15  (Forbidden Stars)
Link para listas de jogos de 2013 e 2014.

Jogo no processo no Kickstarter.


Fonte da imagem BGG




domingo, 29 de março de 2015

Liber Ludo de Março.

Segue o que foi jogado no Clube Péricles durante o mês de Março que já esta chegando ao seu fim.
Começamos pelo...

.... dia 06.

Estiveram presentes os proscritos lúdicos Dieter, Rodrigo, Marcos( 1°vez no grupo), Coveiro, Rafael, Witold e eu. Lembro desse dia, eu não tava com a menor vontade de jogar, dai foi papo por minha parte. Mas a galera ficou animada com o King of Tokyo, jogando duas partidas.


Rodrigo(E), Dieter, Witold, Marcos e Coveiro,
 jogaram e curtiram o King of Tokyo.

Dia 07

Jogatina especial para os amantes dos jogos de guerra, rodamos o Tide of Iron, Rafael e eu. Gostei, tanto que rendeu uma resenha básica para apontar os pontos interessantes do jogo.



Dia 13

Galerinha firme, sempre presente, Rafael, Dieter, Maicon, Rogério, Witold, Rodrigo, Coveiro e eu.
Jogamos muito a começar por um dos meus favoritos, Race for The Galaxy, Cypher, Carcassonne Dice e Odd Ville.

Cypher, poucas cartas na mesa, hackers e muito oportunismo.


Cypher é um jogo de cartas com poderes diferentes para os personagens, rápido, ambientado no meio ficção, hacker, vale outra partida. Carcassonne dice, acabei por postar uma resenha sobre o jogo de tanto que gostei.
Já o OddVille agradou quem jogou. É  um jogo de construção de cidades, que embora com poucos componentes, permite segundo os testadores, muita variação de jogadas.

Pessoal que jogou gostou!



Dia 14

Foi um dia para festejar os sete anos do Clube Péricles. Estiveram presentes, Anderson, Witold, Coveiro, Rafael, Rodrigo, Rogério, César e eu. Foram jogadas partidas do Stone Age E Elder Sing, fechamos no entanto com pizza, não daquelas das CPIs de políticos, pizza de verdade e muita cerveja, aliais chopezinho da Heineken.

Stone Age, o pessoal gosta.

E como tudo no Brasil, terminou em Pizza.

Velinha e tudo mais.

Dia 21 

Presentes Anderson, Rodrigo, Coveiro, Maicon, Rafael e eu. Foi jogado Notre Dame ( após longo periodo sem jogar), Mice & Mystic a foi disputada por fim entre o Anderson e o Rodrigo, uma partida de instrução sobre o STB, jogo de guerra.

Mice & Mystic.




Dia 27

Coveiro, Witold, Maicon, Rafael e eu. Foram jogadas partidas do Galaxy Trucker e uma partida de teste do jogo Supressio da Tércos. Isso fazia muito que não foi feito e diria que valeu a pena.


Primeira partida de teste do Supressio da Tércos.



Bom meu povo, foi o que rolou no Péricles em Março. Foi um mês agitado, divertido, marcado pelo aniversário do clube, dai motivações a mais, afinal já são agora sete anos que a jogatina ocorre quase que todas as sextas feiras.



Post anterior da série Liber Ludo de Fevereiro.



Abraço!

sábado, 28 de março de 2015

Para não falar que esses grupos não existem, conheça o Somnium.

Clube SomniumA tradicional aversão do jogador de tabuleiro no Brasil com relação a jogos de guerra, não é regra. Para reforçar esta afirmação, trago para vocês outro grupo de jogadores as voltas este tipo de jogo.
É marcante que esses grupos, são digamos "puristas", joga e só joga jogos de guerra.
No caso do grupo que trago hoje, Clube  Somnium o pessoal nas palavras do seu presidente Reinaldo, desenvolvem seus próprios jogos, tomam uma plataforma base, um sistema, entre os diversos, e preparam campanhas, batalhas, envolvendo diversas pessoas em diferentes etapas.


Acompanhe ai....


1- Quem fundou o clube?... e quando foi?... com quantos participantes ao iniciar?
Foram seis colegas de Escola Técnica, no dia 21 de novembro de 1981. Até hoje estes seis são chamados de “fundadores”, dos quais quatro continuam ligados ao grupo, mas apenas dois o frequentam. Eu, Reinaldo, sou um deles.


Alguns dos membros do Somnium.



 2- Qual o motivo para iniciar o grupo de jogos?
Ironicamente, o SOMNIUM não começou como um grupo de jogos. Originalmente, nós éramos mais ligados em Ficção Científica e Plastimodelismo. Só em 1983 é que tivemos o primeiro contato com um wargame, através dos produzidos pela extinta JOG. E mesmo então, só eu me interessei. Só em 1985, com a entrada de novos associados, interessados no assunto, que o wargame engrenou no SOMNIUM.

 3- O que já foi feito as voltas do clube, eventos, campeonatos, são ativos a este ponto?
Internamente já fizemos alguns torneios e realizamos um “Big Wargame Day” em 2007 (e seis exposições de modelismo, mas isso não vem ao caso). Realizamos alguns jogos públicos que chamamos de "Somnium no Shopping". Também participamos de eventos como a “WargameCon” e o “Castelo das Peças”. Atualmente não estamos desenvolvendo nenhuma atividade nesse sentido.

 4- Como funcionam os encontro? ..periodicidade, são semanais?
As reuniões costumam ser em sábados alternados, embora feriados e outros acontecimentos acabem interferindo nessa regularidade. Temos em média vinte e cinco reuniões por ano, quase todas na sede, que, atualmente, é na minha casa.

 5- Qual é o tipo de jogo jogado?
Na esmagadora maioria das vezes, são wargames tradicionais do estilo "hex-and-counter" (tabuleiro de mapas com hexágonos e peças em cartão) desenvolvidos pelos membros do SOMNIUM, seja por indivíduos ou por comissões. Jogos comerciais aparecem por aqui eventualmente, mas são mais como curiosidades, de onde se tira alguma ideia que pode ser adaptada em nossos jogos.

É Wargame mesmo que vai para a mesa.


 6- Qual é o jogo que desde o princípio é jogado, é a curtição do pessoal?
Não existe isso no SOMNIUM. No início nem sabíamos o que era um wargame. Por anos a única coisa que se jogava por aqui era WAR-II e buraco. Os primeiros wargames comprados (da JOG) ou desenvolvidos aqui hoje são reverenciados como peças de museu. A evolução dos jogos e das pessoas impôs isso. A “curtição do pessoal” é sempre o último wargame desenvolvido, seja discutindo seja jogando. A pesquisa histórica constante sempre trás novas ideias para novos jogos.

 7- Quantos jogadores participam das jogatinas regularmente hoje em dia?
Quatro. Eventualmente, esse número chega a seis. O grande impedimento para um número maior é que alguns somnianos hoje moram em outras cidades (Juiz de Fora e Recife).

 8- Quantos jogos no acervo dos membros do clube, no geral?
Não faço ideia. Nós não compramos jogos há muitos anos e não tenho informação do acervo particular de cada associado. Dos nossos próprios jogos, temos 39 wargames prontos para jogar e mais uma dúzia em diferentes fases de desenvolvimento. Boa parte deles está disponibilizada no nosso site para que qualquer pessoa que se interesse possa baixar e jogar gratuitamente.

Pessoal do clube, acervo ao fundo.


 9- Qual o jogo mais "punk" que já jogaram?... quantas horas a duração da partida?
Não faço ideia do que você quer dizer com “punk”. O jogo mais complexo e longo que já jogamos foi o “Campanha do Mediterrâneo 1943-45”, desenvolvido por nós mesmos. É o nosso "monstergame" com mais de duas mil e seiscentas peças. Começamos a última partida a 23/01/10 e terminamos a 02/07/11, ou seja, 18 meses em sábados alternados. As possibilidades estratégicas são tão grandes que já o jogamos três vezes com desenvolvimentos completamente diferentes. Isso é "punk" o suficiente?

 10- Os jogos táticos( operacionais) são jogados?... são a preferência?
Não. Chegamos a desenvolver nossas próprias versões de WGT (Wargame Tático), com base no famoso “Squad Leader”, mas a coisa simplesmente não emplacou. O pessoal daqui gosta mesmo é do nível estratégico. Os jogos táticos acabaram ficando para o PC.

 11- E os wargames de miniaturas como o Tide of Iron  ou Flames of war tem espaço com vocês?
Como os jogos de miniaturas tendem a ser no nível tático, não são nossa "praia". Se aparecer um associado novo que traga isso para o Clube, será bem vindo. Mas hoje isso não existe no SOMNIUM, apesar de termos contato com miniaturas nos eventos em que participamos.

 12- Como o grupo se relaciona com outros grupos da região?.. ocorre esse tipo de encontro?
Outros grupos? Onde? Onde? Brincadeira. Simplesmente não conhecemos nenhum outro grupo de wargames na nossa região. Os únicos contatos que temos com pessoas interessadas são através da Internet. Estamos sempre dispostos a divulgar nosso hobby através de nossos jogos e colaboramos sempre que lembrados.

Presente no WargameCon.


 13- Em conversa prévia você mencionou, que o grupo desenvolve jogos de guerra, poderia falar um pouco sobre o assunto?
Atualmente é a principal atividade dentro do SOMNIUM. Essencialmente, escolhemos uma campanha militar específica, a estudamos através de todas as fontes possíveis (livros, documentários, Internet), definimos a ordem de batalha dos exércitos envolvidos, a escala do mapa, etc. Aplicam-se então conceitos básicos de wargames, que hoje são praticamente padronizados dentro do SOMNIUM, até mesmo para facilitar o entendimento das regras para novos jogadores. Os jogos podem ser bastante simples, ligeiramente difícies ou extremamente complicados, dependendo do interesse de seu responsável. No nosso site estão disponibilizados 40 wargames, na maioria no que chamamos "nível operacional" (intermediário entre tático e estratégico) e são bem simples. Os mais complexos (e desafiadores) deixamos para "consumo interno". Tem que vir aqui para jogar conosco!

 14- Como os interessados podem fazer para entrar em contato com vocês e participar dos encontros?
Pela Home Page. www.clubesomnium.org. Se o interessado for do Rio de Janeiro ou proximidades, pode até ser convidado para uma reunião.



 15- Deixe uma mensagem para o pessoal que acompanha o Mundo do Tabuleiro?
Quando alguém disser pra você que isso é coisa de “nerd”, responda: “se você considera ser um nerd ter um lazer inteligente, que incluía diversão, estudo e pesquisa histórica, então somos mesmo nerds”.
Bom agradeço muito se enviar algumas imagens, algo como 5 ou 6 para ilustrar o post

Cordialmente:

Reinaldo V. Theodoro
PRESIDENTE





Bom pessoal é isso ai, este é o segundo grupo de jogos de guerra que trago para vocês. O porque disso??... simples, vamos botar esse tipo de jogo para dentro de mais clubes e grupos. Quem já conhece sabe o que digo, quando o jogador entra no clima dos jogos de guerra, vai perceber que são fascinantes... afinal é  planejamento, aleatoriedade, risco, stress, expectativa, tudo de uma vez só, quer mais ao jogar??

O Somnium é formado por um grupo de apaixonados por jogos de guerra e história militar, típico e comum se comparado a outros grupos envolvidos com este tema. Difere no entanto por desenvolver seus próprios jogos como nos disse o Reinaldo, aliando o prazer de jogar, com pesquisa histórica,  afim de então reproduzir a história sobre o tabuleiro, em um jogo. Isso não é comum, mas é uma opção, um caminho para outros grupos seguir.

Espero que tenham gostado, fica a dica! "

Abraço!





segunda-feira, 23 de março de 2015

Direto do Túnel do Tempo, Notre Dame.



Então senhores, Notre Dame é um eurogame típico criado por Stefan Feld, que já tem seus oito anos (2007), e  fazia uns três anos que estava na prateleira aqui sem ver mesa. Mas é um bom jogo, então vai ficar na minha coleção.


Idade Média, peste Negra, tema colado, poderia ser qualquer assunto, o jogo tem sua mecânica baseada em cartas, com as quais escolhe as ações a fazer. A cada rodada um grupo de personagens é aberto e disponibilizado para ser "subornado" e assim usar o poder atribuído a carta. As demais cartas entram no jogo a partir do deck do jogador, ao sacar três entre as nove cartas disponíveis, escolher entre elas uma e passar duas ao jogador a sua esquerda, que por sua vez escolhe uma e passa a última para o jogador seguinte.

Em primeiro plano a escala de Ratos.

Desta forma assim que todos os jogadores distribuírem três cartas, todos vão terminar a fase com três cartas, mas duas de forma aleatória, sem saber o que vai ser possível fazer exatamente. Esta situação confere ao Notre Dame, um certo caos,  do qual o jogador deverá saber tirar o melhor proveito.

Então...ao escolher uma das três cartas e executar a ação de imediato, que consiste em colocar influência ( representado por cubos de madeira de sua cor), em uma dos espaços do tabuleiro, ou melhor no espaço possibilitado pela carta que foi jogada. Desta forma é possível obter influência, dinheiro, mover a carruagem, combater a peste, obter pontos de prestígio (traduzido para pontos de vitória ), doar dinheiro a Notre Dame em troca de pontos. É gerenciamento, mas o limite das possibilidades de jogadas, o caos do imprevisto, é estabelecido pelas cartas que tem na mão.

Ao fundo descarte das cartas de ações dos jogadores.

As cartas de personagens abertas ao iniciar a rodada, também servem para estabelecer  a multiplicação de ratos, desta forma elevando o risco da peste negra, pois sobre o tabuleiro do jogador existe a escala da peste, que ao ultrapassar nove( máximo da escala) faz o jogador perder influência e pontos de prestígio, isto sempre que o valor máximo for ultrapassado.
Existem formas de combater a praga, usando o hospital, praça, ou personagens. Reside ai as necessárias adaptações, que o jogador deve conseguir fazer para sobrepujar o risco da peste, enquanto corre atrás dos pontos de prestígio, e não é  raro o jogador se ver na contingência de tentar conter a praga e deixar os pontos de lado.

O jogo termina assim que nove rodadas forem jogadas, sendo o tempo controlado pelas cartas das fases A/B/C ( verso das cartas, três em cada fase). Vence quem obter mais pontos de prestígio.

Notre Dame é um jogo bacana, justo pelo mecanismo de cartas, o caos e a interferência que jogadores atentos podem tentar estabelecer ao passar cartas para o jogador oponente. Claro que mesmo isso pode não ser fácil, pois a maior preocupação é como melhor usar as duas cartas que poderá usar a cada rodada.

Muita gente acredito não conhecer o jogo, ainda porque foi sacado do Túnel do Tempo (lá do ano de  2007), mas tenha certeza, Notre Dame é um jogo  bacana e agradável, roda fácil, e salvo alguns poucos pontos das regras, como a distribuição de cartas e o uso de Notre Dame (que vai exigir um pouco mais de atenção) é fácil de ser explicado e entendido.

Fica a dica e recomendação.

Abraço!


domingo, 22 de março de 2015

N°15- Forbidden Stars.

Segue mais um jogo novo lançado agora em 2015.

15- Forbidden Stars

Autor - Samuel Bailey, James Kniffen e Corey Konieczka
Editora - Fantasy Flight Games
N°de jogadores 2 a 4
Idade inicial sugerida 14 anos
Tempo de duração estimada  180 minutos
Tema - Miniaturas, Ficção Científica
Mecânicas -  Controle de Área, Modular, poderes variados

Ideia do jogo-  O setor espacial de Herakon ficou livre após décadas de controle, logo potencias da  galáxia partem para sua conquista ao custo de muitas vidas.


O jogador no comando de frotas de guerra ,enfrenta outros povos igualmente interessados em estabelecer seu poder sobre a região. Assim  Eldars, Sunz Orks, Eaters, entre outros, cada qual com suas características únicas, partem para a guerra, cada qual  persegue objetivos diferentes espalhados por todo o setor de Herakon.

Gosto da ficção cientifica, aqui a proposta parece bem interessante, essa coisa de poderes variados dá a um jogo sempre a  possibilidade de partidas bem diferentes uma da outra. Um detalhe é da família do Warhammer 40.000.

Fica a dica!

Link para publicação N°14  (Elysium)
Link para listas de jogos de 2013 e 2014.


Fonte da imagem BGG