domingo, 11 de novembro de 2012

Cyclades

Joguei  a alguns dias este jogo... gostei!


Fonte BGG



Quando começamos a partida pensei que seria um jogo com mais confrontos!!??....  bom ocorrem?... ocorrem sim, mas com menor frequência, na realidade  a verdadeira luta ocorre no sistema de leilões.

Bom mas no geral:

O tabuleiro é modular, é possível configurar um formato para 3, 4 e 5 jogadores.  Sempre representando Ilhas ( Cyclades... só podia) cercadas pelo mar Egeu.. As Ilhas tem espaços para colocar as peças de construções e soldados. Algumas são provedoras de recursos, convertido em ouro.


Geral do jogo, tabuleiro com Ilhas.


Ao iniciar cada jogador toma posição sobre as ilhas pré determinadas, deixando ali soldados e suas barcos. Detalhe as miniaturas são muito bonitos e bem acabadas.

Temos também um tabuleiro onde se desenvolve as ações na forma de cartelas de deuses como Zeus, Perseu, Atena, Apolo, Netuno. Cada um deles permite obter algum benefício e fazer algum tipo de construção.
Se você quer soldados vai ter om Perseu, quer navios o negócio é falar com Netuno.


Tabuleiro de ações e cartelas dos deuses, o primeiro embaixo é Apolo



Sobre este tabuleiro são posicionadas as cartas de criaturas mitológicas,  que permite fazer diversos tipos de ações. Pegasus o cavalo alado, move soldados sem precisar usar navios. Estas cartas porém tem um custo em ouro para serem ativadas. Ativou, usou,  descarta sempre obedecend o sistema de rodízio, na qual  que a cada rodada incorpora uma nova criatura  e retira outra do deck de cartas. Detalhe aarte destas cartas esta digamos esta  divina.


Cartas, em primeiro plano Perseu.


Bom uma vez posicionadas as peças o negócio é jogar, Cada um recebe ouro esconde atrás de biombos. A começar pelo jogador inicial, posicionar seu marcador em uma das escalas de leilão dos Deuses.

O sistema de leilão é bem bacana. A escala avança de um em um e o jogador ao posicionar um marcador enfrenta outro jogador caso este coloque seu marcador em uma casa de maior valor ( oferenda ao deus). Se ocorre o jogador que já posicionou o seu marcador  pode move-lo para uma casa de maior valor e assim os jogadores disputam os favores deste deus.
O jogador ao desistir pode mudar o seu marcador para outro deus, somente então outro jogador posiciona o seu marcador. SE este posicionar sobre um deus sem nenhum marcador nada ocorre, se tentar  um deus já envolto com u marcador, o leilão continua sempre ara mais.

Por fim quando todos se decidirem por um deus e não correr mais nenhuma disputa termina a fase de leilão.
Inicia a fase de ação. A começar pelo deus mais no alto da escala. O jogador tem direito a  construir um tipo de construção ( paga ouro), pode receber um Sábio e obter outros com Zeus, consegue sacerdotes com Atenas, soldados com Perseu e Barcos com Netuno.

Apolo ficou como o cara meia boca, você não consegue construir nada com ele, mas recebe o Corno de Apolo e este é posicionado sobre uma Ilha que passa a valor mais ouro ao inciar a  rodada.
Portanto não é inútil e sim importante a medida que com ouro tudo funciona neste jogo.

O objetivo  é conseguir construir duas metrópoles. Esta podem ser feitas de duas maneiras:

1- ter construído sobre as Ilhas quatro tipos de construções distintas ( são elas, Fortalezas, portos, Templos e acrópoles)
Ao conseguir a quarta poderá trocar estas por uma Metrópole e deve então retirar as peças individuais. Afinal esta metrópole tem todos os benefícios que as outras peças tem  de forma isolada.

2- a segunda maneira de obter uma metrópole é ter quatro cartas de sábios e troca-las por  uma metrópole.


Sábios/Filósofos e Sacerdotes  o primeiro é um dos caminhosp ra a vitória e outro é um meio de pagar menos pelas ações.


Sempre na sua vez de jogar o jogador pode invocar uma das criaturas mitológicas e usar o seu poder. Esta ação ao iniciar fica meio em desuso, mas dá um toque todo especial ao jogo, inclusive alguns deles se ativados invocam uma miniatura que e posicionada sobre o tabuleiro e causa estragos ou ajuda a defender seus domínios.

O conflito, então ... tem conflito nesse jogo também. Os combates são resolvidos em simples combates de dados e cada unidade conta mas um no combate. Ganhou retira a peça oponente... simples sem rodeios e figuras.

Mas no geral  mover soldados é possível se você tem que ter  barcos para ir de ilha em ilha , deve ter um caminho de barcos, nada de mecanismos de transporte, tudo simples e funcional. Então os combates não são nenhum atrativo no jogo ,mas podem resolver a parada.
Você se obriga  a ter seu exército para não virar um alvo fácil, assim como seus navios para controlar os mares adjacentes ao seu domínio.


Metrópoles, o objetivo do jogo.

Bom basicamente Cyclades é isto ai, um bom jogo, onde a arte das cartas e as miniaturas~são muito bonitas, os tabuleiros são meio sem graça, mas é o que precisa para jogar.


Criaturas mitológicas. Não chegaram a ser usadas na partida, pura co incidência.



O sistema de leilão é bacana, diferente e funcional mas pode ser bem aberto dependendo do número de jogadores. Os deuses e criaturas completam um cenário mitológico, diria bem tramado  e o jogo consegue ter seus momentos de tensão.
Se você quer um jogo cheio de combates, não é este o jogo, diria até que é bem superficial neste aspecto, mas no todo agradou, afinal se quer jogo de guerra jogue jogos de guerra.


Se você já jogou tens sua própria impressão, se não.... quem sabe este resumão lhe inspire a mergulhar no universo dos Deuses Gregos.
Recomendo no minimo conhecer.


Geral do jogo, com o Thiago em ação.



Autores: Bruno Cathala e Ludovic Maublanc
Editoras: Asmodde, Asterion, Kaissa e Matagot
Jogo para 2 a 5 jogadores
Idade a partir dos 13 anos???
90 minutos é o tempo estimado.








abraço!





quinta-feira, 8 de novembro de 2012

3° Ribeirão Preto Anime Fest, tá chegando a hora.

Bom pessoal, tem um tempo mantenho contato com o Jaime,  coordenador do Espaço Tabuleiro. Venho dar meu apoio ao evento que divulga a cultura pop, cosplay , anime sem dispensar espaço para a presença do jogos de RPG e também nossos jogos de tabuleiros (Espaço Tabuleiro).




Então não percam a oportunidade, 3° Ribeirão Preto Anime Fest, no próximo dia 11 de novembro.

Outro link http://ribeiraopretoanimefest.com.br/atracoes.html#espacotabuleiro


Sucesso pessoal.

abraço!


Mundo do Tabuleiro vai completar um ano!!.... concurso então!

Bom meus amigos.... quando comecei este blog, fiz com vontade mas cheio de duvidas. Pensava ... vai dar certo esse negócio????.... como vou tornar isso interessante??? ;

Bom já faz ou vai fazer um ano... como o tempo passou rápido,  não parece mas estamosem novembro e foi mais um ano.

Mas então... um  ano de blog,... blogueiro... pessoal estou gostando de manter isso aqui no ar.  Para comemorar  venhô aqui anúnciar  um novo concurso, o prêmio vai ser uma cópia do jogo Molucas.

Em breve mais detalhes, até terminar de bolar a brincadeira.




Fique atento!






abraço!

sábado, 3 de novembro de 2012

Olhe a imagem do jogo Roman Seas

Já publiquei antes imagem sobre trabalhos curiosos de pessoas ligadas aos jogos de tabuleiros. Cada um fazendo o que gosta. Mas em alguns casos é importante reconhecer e admirar o belo trabalho desenvolvido pelo apaixonado pelos jogos.
Achei a imagem porque deparei com a ficha do jogo no BGG.

Jogo Roman Seas

trata-se de um jogo de miniaturas com combates navais no tempo das trirremes, quadrirremes, embarcações típicas dos povos mediterâneos antigos. Mas falar mais o que?? .... é um belíssimo trabalho deste aficionado por jogos ou miniaturas, fantástico.





Fonte BGG.


Este é nota 10!


Abraço!

domingo, 28 de outubro de 2012

A quantas anda a criação de novos jogos na Tércos!

A medida que o ano passa muitos objetivos foram alcançados e outros não. Como faço todo o trabalho sozinho, salvo testar quando tenho os amigos do Clube Péricles como cobaias humanas, no mais o processo é lento.

 Afinal ao criar o jogo, você acresce muitas peças e  regras ( eu faço isso)  que depois de um tempo sem jogar, sem fazer nada sobre o jogo....estas  peças, opções de jogadas, por vezes pouco usadas....são as primeiras a serem cortadas, fica evidente que não fazem falta.  Curioso que durante o processo de criação, parece uma grande barreira, que você não consegue remover,  mas ao voltar a trabalhar sobre o jogo,  são as primeiras a serem retiradas e por fim simplifica-se muita coisa. Compreendo como normal e faz parte do processo de criação.

Mas afinal quero expor a atual situação, o que esta feito e como as coisas devem acontecer.

O Combat Robot  tem as regras escritas mas não totalmente diagramadas, continua parado, funcionando bem, testado diversas vezes, deve ser retomado esta ano e quem sabe finalizado, pode ser que em Dezembro tenha novidades;



A Batalha de Sidi Rezegh, será a estreia do STB - Sistema Tático de Batalha, sistema que a noas venho trabalhando. O foco é incluir muitas decisões e ações táticas nos jogos, além do habitual confronto dos jogos de guerra. Esta em processo final de ajustes, algumas regras foram simplificadas, justo as peças táticas. Foram incluídos os Generais, que tem papel relevante e ajudam a promover a simulação dos eventos históricos.

Este será o próximo lançamento de certeza ( Novembro provavelmente), jogo de guerra do tipo hexágonos e contadores, nível tático Batalhão, que simula a Batalha de Sidi Rezegh que ocorreu na Líbia em novembro de 1941, travada entre forças do Eixo e Aliados ( Grã Bretanha).





Mercadores de Dur Durany- Colônias. Este jogo vai sofrer mais algumas alterações, mas esta na fila. Regras e peças novas praticamente prontas, arte da caixa também quase no final. Previsão final de Novembro ou início de Dezembro, se o Sidi Rezegh correr a contento.

Molucas- o último imprima e jogue liberado a pouco tempo, deve ter uma versão oficial e mais encorpada para o próximo ano.



Legio- jogo tático também anda bem definido, mas deve sofrer mais alguns testes, deve ficar para o ano que vem também.


Bom é mais ou menos isso, Diversos fatores podem interferir e isto é certo pois é o que ocorre sempre, mas me sinto na obrigação de expor estes fatos, pois muitas pessoas me preguntam sobre esse ou aquele jogo. Mas as circunstâncias acabam levando a esta demora na conclusão dos trabalhos.

Agradeço a paciência!

Obrigado pelo apoio!








Abraço!