sábado, 28 de abril de 2012

Concurso " ganhe uma Torre de Dados Tércos".

Então em 26 de Maio 2012, vai ser sorteada uma Torre de Dados Básica da Tércos.

Para participar você deve ser seguidor do Blog Mundo do Tabuleiro, viver no Brasil e responder algumas perguntas e envia-las  para o email  mailto:hermeshd@yahoo.com.br   com o titulo  " Concurso da torre de dados Tércos"
Acertando todas as perguntas, você concorre ao sorteio. As respostas serão publicadas no dia 27 de Maio de 2012 bem com o vencedor do sorteio.

O modelo é igual a uma destas, você poderá ainda escolher as cores.

Acompanhe ai!

1- Qual foi a primeira resenha publicada aqui no Mundo do Tabuleiro?  ( informar nome do jogo e data);
2- Qual foi o primeiro jogo publicado pela Tércos? ( nome do jogo  e ano da publicação).
3- Qual foi o primeiro jogo imprima e jogue da Tércos publicado aqui no Mundo do Tabuleiro?
4- Qual é o jogo atualmente vendido pela Tércos?
5- Por quantos jogadores o jogo Mercadores de Dur Durany pode ser jogado?
6- Quantas Cidades Mercantis cada jogador tem a disposição numa partida de Mercadores de  Dur Durany?
7- Gnar é um povoado que faz parte de um jogo já comentado aqui no Blog, Qual é o jogo?
8- Qual é o jogo já comentado aqui no blog,  que trata da maior batalha acontecida na América do Sul?
9- Em um jogo comentado aqui no blog, os jogadores enfrentam risco de contaminação, qual é?
10- Entre os jogos de ferrovia, um trata da construção de uma famosa ferrovia no Brasil, qual é este jogo, existe menção sobre ele no blog.


Participe!

Link para resultado.

Jogatina de Abril

Bom o primeiro fim da semana de Abril passou sem jogatina, devido a feriado religioso.
Começamos então no dia..

 13 de abril.

Estiveram presentes Rafael, Dieter ( por breve período ) e eu.

Jogamos  Zombies, matança pura, até a toalha da mesa ficou suja de sangue, hehehhe!!
Finalizamos com uma partida  de Stronghold


Jogo Zombies



20 de Abril

Ontem estiveram Diego, Witold, César Tiago, Rafael e eu.

Jogaram dois jogos pequenos e rápidos,
Em paralelo o Witold e o Tiago testaram o Opto Sar, jogo de combate espacial, de nivel tático e estratégico.


Primeira imagem do jogo Opto Sar- (protótipo)



Geral do encontro.
Depois jogamos o Máfia da Galápagos, gostei do jogo, simples mas bem divertido,

Máfia da Galápagos

César com sua Torre de Dados  tema Medieval


27 de Abril.


Ontem apenas o Dieter apareceu para jogar.

Jogamos uma partida não completa do Zaibatsu;
O jogo tem uma proposta bem interessante., onde corporações ( Zaibatsus) tentam controlar a Cibernet.Você faz uso de drones, vírus, personagens, ciborgs, e trava intensa luta pelo controle dos blocos de informação, que é a Cibernet.


Geral do Zaibatsu


Achei bacana, deparamos com muitas duvidas, diria normal pra um manual de regras com trinta e tantas paginas, ... joguinho pesado.

Assim que acertar todos pormenores para o bom entendimento de tudo, devo escrever uma resenha do jogo e vou postar aqui no blog.

inté!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Battle of Westeros

Bom andei jogando este jogo. Gosto dos jogos de guerra tanto táticos como estratégicos e o  Battle of Westeros vai de encontro aos táticos. Os combates são bem localizados, um grupo de guerreiros, cavaleiros, personagens contra outro grupo , tendo ao fundo batalhas e combates dos contos de George R.R Martin, diga-se de passagem muito bons.

De cara lembra os jogos de hexágonos e contadores (HC),os contadores são substituídos por miniaturas.como outros jogos do estilo (Battlelore, Tide of Iron) as minis neste jogo são muito bonitas.
As unidades formadas por cavalaria, lanceiros, arqueiros, são dispostas em grupos conforme a ordem de batalha que indica quais dos personagens estão na partida.

Nota: Para quem não sabe a " ordem de batalha " define que unidades são usadas na partida,  tipos, quantidade, posição inicial, ao melhor estilo ASL, Valor & Victory entre outros.

O livro de batalhas que acompanha o jogo tem diversos cenários, desde os mais fáceis aos mais elaboradas com presença de diferentes    tipos e quantidades de unidades.                                                                                                 
O cenário também é formado por detalhes topográficos, como rios, estradas  dispostos conforme caderno de batalha. Para quem nunca jogou requer um pouco de atenção e observação, as peças usadas são descritas em tipo e quantidade, tudo ilustrado,disposição a ser obedecida, também é necessário observar  o lado do tabuleiro que deve  ser usado,  A ou B ( muda a direção dos hexágonos).

Bom escolhido a batalha, separadas unidades, peças, cartas é preparar tudo e jogar. Mas antes vou fazer uma ressalva.

Apesar das miniaturas serem muito bonitas, a qualidade dos encaixes das peças nas suas respectivas bases de apoio é uma piada de mau gosto por parte do fabricante. A grande maioria das peças simplesmente não encaixa  corretamente, vive soltando ou caindo. Requer por conta do " cliente "  usar estilete, lixa e outros subterfúgios para fazer as peças se encaixarem  sob risco de danificar as peças. Senhor fabricante ATENÇÃO;

Bom... voltando ao tema,  cada grupo de unidades é identificado por uma bandeira da cor vermelha para os Lannister e preto para os Stark. Esta bandeira tem dois lados, a cor da facção  com contorno preto e o outro lado com contorno branco. O porque disso??...a escala de tempo ( marca o tempo de duração da partida) é alternada entre cor preta e branca. Então na cor preta, apenas unidades com esta cor podem ser usadas e vice versa. 

Ao definir o cenário, os jogadores devem pegar os cartões com as informações específicas de cada tipo de unidade, assim como dos respectivos personagens.  Nestes cartões estão descritos todas as capacidades das unidades no que tange, movimento e combate ( sucesso no dado) e outras vantagens táticas.

Bom chegamos ao jogo.

A rodada é dividida em fases  que são feitas na ordem e nada mais são do que planejamento para o combate durante a rodada.

Fase 1- Agrupar

A- determinar a vantagem obtida com os tokens acumulados ( ver nos cartões de unidades e personagens);
B- Adicionar cartas de comandos;
C- Determinar quais unidades são usadas no combate durante a rodada, são ativadas pelos tokens ao colocar a peça ao seu lado;


As minis, bandeiras cuja cor indicam quem pode ser usado na
 rodada, e o nivel da unidade, verde ,azul ,vermelho.


Fase 2 - Lideres

A- Receber marcadores de ordens ( indicado na Ordem de Batalha);
B- Receber cartas de liderança, indicado no cartão do personagem;


Escala das rodadas e cartas de lideres e tropas.
Sobre a carta,  marcadores de comando obtidas com os lideres.


Fase 3 - Comando

A-Aplicar marcadores de ordens, onde:
     -a cor da ordem é relacionada e aplicada a cor da bandeira das unidades;
     -o punho permite ativar diferentes cores;
    - a bandeira moral na respectiva escala;

O jogador deve identificar que ordem é aplicada a qual unidade e depois descarta a ordem para sua reserva.

B-Jogar cartas de liderança, que ativa diversas unidades e permite a aplicação tática das mesmas:
   - carta do líder permite ativar habilidades e ordenar unidades;
   -o jogador escolhe que carta usar, resolve a ação permitida, depois remove o marcador de comando e por fim descarta a carta.
   - a carta ativa todas as unidades na sua área de controle ( área adjacente a peça do líder);

C-Passar, quando perder o líder ;

Ao ordenar unidades, observar

- mover e atacar com as unidades ordenadas, primeiro mover todas unidades, depois resolver os combates;
- unidades usadas na rodada,devem ter sua bandeira girada;
-o marcador de ordem é usada para uma única unidade;
-a carta de liderança é usada para um grupo de unidades;
-
Fase 4- Ação final

A- Resolver o Status;
B- Marcar PV;
C- Checar condições de vitória;
D- Descartar recursos;
E- Moral, mover o marcador mediante resultados obtidos;
F- Mover o marcador de rodada;

Geral do cenário usado na partida, antes de adicionar as demais peças.
Estas posicições marcadas com as figuras, são obtidas no caderno de ordens de batalha.

 Ao compor o cenário da partida, são indicados posições sobre o tabuleiro, onde são posicionadas os escudos de armas ou da casa Lannister  ou da casa  Star  que são o objetivo do oponente, enquanto a contra parte deve evitar que o oponente capture estas figuras-



Estes dois marcadores são o objetivo do jogador da casa Lannister, se as unidades desde jogador ocupar este héx, captura a peça. É possivel perceber as peças que representam o rio, florestas, são dispostas conforme o cenário do caderno de ordens de batalha.

O uso das cartas de comando, onde o jogador recebe um grupo de cartas e deve escolhe qual vai usar, sem formar um deck  grande de cartas achei ótimo. É bem objetivo, as cartas envolvem os jogadores no enredo, mas não amaram  os jogadores em ficar lendo, relendo e muitas vezes sem saber qual aplicar, tendo a sua frente trocentas cartas.

Cada cenário envolve novas situação, peças e personagens

Simplificadamente é isso, um jogo tático, com claras fases de planejamento e depois resolução das  ações. O conjunto do jogo é muito bonito, representa bem batalhas medievais, esta bem relacionado com o enredo da história contada  nos livros.

Este vale conhecer sem duvida alguma.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Genji

Genji é um dos mais famosos poemas do Japão Feudal . Para a sociedade da época quebrou todos parâmetros por ser uma mulher a autora. Mas então... jogo sobre poesias, cara isso funciona??



Bom joguei e gostei.
Tudo se resume a mecânicas e ninguém sai escrevendo poesias e declamando  uma para o outro... que que é meu!!!

As ações dos jogadores são:

1- Mover o peão por  até no máximo três cartas ;
2- Fazer uma pesquisa, que consiste em trocar cartas de sua mão  por novas da reserva ou ;
3- Recitar uma poesia, na realidade coloca-la junto a uma das cartas de princesa;

A área de jogo é formada por dose cartas que representam princesas, dispostas de forma circular. Ao centro vão duas outras cartas, uma definindoo o estilo poético e a outra uma das estações do ano. Todas as cartas tem símbolos que são associados ao estilo, estação do ano e símbolos próprios das princesas.



                           Disposição das cartas, as princesas em volta eas cartas das estações ao centro e o estilo ao lado.
                                              Os diferentes símbolos ,flores ,são o que atribui valor as cartas de poesias.

Pois é justo a quantidade de vezes que um ou mais  símbolos se repetem  entre a carta da princesa, estilo, estação  e mais a poesia ( que tem símbolos também) que define a melhor poesia.

Este cenário das estações e estilo é mantido  pelo tempo que levar  para o primeiro jogador retornar para a sua princesa. Afinal ao inciar a partida cada jogador escolhe uma das princesas que se torna a sua preferida ( houve muita controversa com essa questão,  afinal tinha muito visitante indo de princesa em princesa ... tornava as coisas muito obscuras, hehehe!) . A cada rodada ele incia seus movimentos a partir desta com o seu peão e move-se para visitar as outras princesas.

Esta andança tem como objetivo chegar nas princesas que estão mais favoraies ao estilo de poesia e estação,  porém é necessárrio observar as cartas de poesias que o jogador tem em mãos  Afinal quanto mais símbolos, mais prestigiosa é a poesia.

                                                           
                                                                          Exemplo de carta de princesa ( BGG)



Sempre que o jogador tenha cartas de poesias pode recita-las ( coloca-las ) junto a princesa de sua escolha e para  onde tenha movido seu peão. Cada poesia é formada por duas cartas, uma representa o inicio de uma poesia e a outra parte o final. Uma carta de inicio pode ser posicionada junto a princesa,, sem ter a parte final, nunca o contrário.
Ao posicionar a poesia o jogador posiciona também um selo de sua cor sobre a poesia, marcando sua presença.

Nada impede de outro jogador visitar a mesma princesa e recitar nova poesia, porém deverá ser mais forte que a anterior, desta forma remove o marcador do jogador anterior e posiciona um dos seus.



Quando então um jogador  retorrnar ao seu inicio, é pontuada a rodada.( o sentido de movimento horário ou anti horário é escolhido pelo jogador ao inciar a rodada). Ocorre netão:
A- Quem possuir a poesia mais valorizada, poderá clocar seu marcador mais um dentro da caixa do jogo para pontuação final,  este recebe também a carta de estação do ano, que confere mais pontuação ao final da partida;
B- Aquele com mais marcadores seus junto as princesas também tem seus marcadores movidos para a pontuação final , os demais permanecem com as peças sobre as poesias.





                     Exemplo de uma carta de poesia, os simbolos
                 indicam qual a princesa que prefere o estilo.( BGG)

Ao final das quatro estações a partida termina, os marcadores que os jogadores colocaram na caixa , mais as cartas de estações são computadas, aquele com a maior pontuação vence.

O jogo tem a arte bem envolvida com o tema, figuras muito bonitas, mecâniica inteligente, interativo e com boa dose de rejogabilidade, Boa opção para jogo tipo família, casais.

Autor do jogo  Dylan Kirk
Publica pela Z- Man
Ano 2008
De 2 a 6 jogadores,
Idade estimada  10 anos;
Duração 45 minutos;


Vale conferir!

Abraço!




sábado, 14 de abril de 2012

Zombies.. cara é sangue pra tudo que é lado... trash ao máximo!

Ontem a noite o Rafael trouxe o jogo Zombies.  Segundo o enredo o negócio é matar zombies ou ser morto, e você anda em uma cidade infestada por esse povinho sanguinolento!! ..hehehe!!!



Caixa


No estilo básico dos jogos de caminha por tabuleiros modulares,.. dadinho para mover neste caso, .. cada jogador  a cada rodada  faz as seguintes ações.:

1- posicionar uma nova peça de cidade e repor a mão de cartas ( três máximo);
   Nota¹: sobre o tabuleiro são posicionados peças um número  igual ao indicado de zumbis ( indicado pela letra Z) ou quando não houver esta indicação, uma para cada eixo de rua;
  Nota²- se houver a litra L (vida) e B (balas ) são adicionadas estas peças sobre este tabuleiro, normalmente dentro dos prédios que ladeiam as ruas;


Exemplo de cartas


2- jogar dadinho e mover  até o máximo do valor obtido com o lançamento;
3- a qualquer momento é permitido jogar ( mesmo fora de seu vez de jogo)  uma carta;
4- jogar dadinho para ver quantos zombies são movidos (  cada qual anda o máximo de uma casa por rodada);


Geral do jogo


Sempre que o jogador entrar em um espaço onde um zumbi esteja parado ocorre o confronto, ( joga-se o dado , sucesso 4 ou mais), elemina o cara, menos perde uma vida ( começa com três)  e é possível gastar uma bala para adicionar ao valor do dado e matar o sujeito.

O objetivo é eliminar 25 Zumbis primeiro, ou então chegar a uma peça de tabuleiro onde esta estilizado um de Helicóptero, matar os Zumbis que o guarnecem e dar no  pé vencendo a partida por este caminho.

As cartas são usadas para ter uma arma a mais ou então prejudicar  um dos outros jogadores lançando  o efeito da mesma contra o cidadão.

O ar do jogo é divertido, podendo jogar até seis jogadores, o que deve torna-lo mais animado ainda. O visual das peças de tabuleiros ficou muito bonito,  representando prédios em leve perspectiva área, poderiam ser de maior espessura, Os bonecos são todos de plástico injetado, tem ainda as peças de vida e balas feitas em cartão.

Para quem gosta do estilo de jogo tai um opção , leve rápida e divertida, sem muita regra, simples de aprender e jogável em uma hora aproximadamente.



Exemplo de tabuleiro modular


Exmplo de peças





Jogo de Todd Breitenstein ;
Publicado pela  Pegasus, Journeyman e Twilight Creations;
Para até 6 jogadores;
duração 60 minutos;
indicado para 12 anos ;

Fica a dica!



Abraço!

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