Capa do jogo
Então pessoal, a pouco lá na Ilha li um tópico que fala sobre o jogo Farrapos do Júlio Trois. O jogo foi escolhido junto com outros dois, como o melhor imprima e jogue com tema de guerra de 2011. Deixo meus parabéns ao amigo desde já . Vou falar um pouco sobre o jogo, do qual fiz uma versão caseira. Joguei diversas vezes e outros aqui no clube Péricles também gostaram do jogo.
O tabuleiro mostra o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, nas áreas onde o conflito foi deflagrado por dez anos desde 1835 s 1845. Foi o maior conflito armado interno do Brasil e um dos mais violentos. A ídéia era formar uma republica separatista rio grandense, por motivos econômicos e políticos, coisa que o governo imperial não gostou, dai do conflito.
Tabuleiro
O Farrapos é um jogo que usa a mecânica de movimento ponto a ponto ( é o tipo de movimento no qual as as peças só podem ser movidas de um ponto representado por um circulo ou quadrado a um outro, seguindo uma rota pre´definida).
Este sistema garante ao jogo forte enfase na estratégia.
A arte foi muito bem explorada dando ao jogo uma aparência ótima.
O jogo é disputado em turnos, que são ação e reação por parte dos jogadores A cada quatro turnos de jogo, ocorre um evento que representa um período de tempo no qual seguindo a escala a esquerda, novas unidades são adicionadas ao jogo. Desta forma o Júlio trouxe a cronologia da guerra para dentro do jogo.
As peças são divididas em infantaria, cavalaria e artilharia, cada qual com suas caracteristicas como maior capacidade de deslocamento, caso da cavalaria, ou então maior capacidade ofensiva ou defensiva. De forma simples aplicou bem os efeitos dos tipos de unidades.
Exemplo de unidades
Bom ao jogar os jogadores devem dar o fim no oponente ou então obter a maioria de Pontos de Vitória PV, ao final de X turnos. Para tal o controle de cidades e regiões representadas pela mesma cor são a chave do sucesso.
Os combates são decididos por meio de dados, fazendo porém o uso de uma Tabela de Combate que leva em conta a concentração de tropas, ou seja soma-se os fatores de ataque das unidades atacantes, contra os fatores de defesa das unidades defensoras..
Estes valores são indicies que são cruzados com os resultados obtidos nos dados, sendo que o maior índice torna a vitória mais provável,(diria ótimo) . Neste ponto acho que o jogo deveria ter um limite de empilhamento para evitar táticas do tipo "acumular e destruir" que pode facilmente ser adotado, mas mesmo assim gostei do sistema.
Então, travando batalhas o jogador se vê na contigência de adotar certas táticas durante a partida, o imperialista deve tomar posição defensiva ao início da partida, pois não dispõem de forças para fazer um enfrentamento continuo. Este jogador a medida que os turnos vão passando vai recebendo reforços, a ponto de então poder sair para o ataque.
Bom basicamente é isso, acho que quem não se deu ao trabalho de montar um jogo do tipo ( guerra) , é uma boa pedida. É ótimo para introdução nos Jogos de Guerra, sei que o tema não agrada em média a grande maioria dos jogadores no Brasil, mas o Farrapos atende muito bem a proposta do criador, que é ser um jogo de fácil assimilação, estratégico e explorando a história do Brasil.
Portanto mãos a obra!