terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Farrapos



Capa do jogo
                                                                                        

Então pessoal, a pouco  lá na  Ilha li um tópico que fala sobre o jogo Farrapos do Júlio Trois.  O jogo foi escolhido junto com outros dois, como o melhor imprima e jogue com tema de guerra de 2011. Deixo meus parabéns ao amigo desde já . Vou falar um pouco sobre o jogo, do qual fiz  uma versão caseira. Joguei diversas vezes e outros aqui no clube Péricles também gostaram do jogo.

O tabuleiro mostra o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, nas áreas onde o conflito foi deflagrado por dez anos  desde 1835 s 1845. Foi o maior conflito armado interno  do Brasil e um dos mais violentos. A ídéia era  formar uma republica separatista rio grandense, por motivos econômicos e políticos, coisa que o governo imperial não gostou, dai do conflito.


Tabuleiro



O Farrapos é um jogo que usa a mecânica de movimento ponto a ponto ( é o tipo de movimento no qual as as peças só podem ser movidas de um ponto representado por um  circulo ou  quadrado a um outro, seguindo uma rota pre´definida).
Este sistema  garante ao jogo forte enfase na estratégia.
A arte foi muito bem explorada dando ao jogo uma aparência ótima.

O jogo é disputado em turnos, que são ação e reação por parte dos jogadores A cada quatro turnos de jogo, ocorre um evento que  representa um período de tempo no qual seguindo a escala a esquerda, novas unidades são adicionadas ao jogo. Desta forma o Júlio trouxe a cronologia da guerra para dentro do jogo.

As peças são divididas em infantaria, cavalaria e artilharia, cada qual com suas caracteristicas como  maior capacidade de deslocamento, caso da cavalaria, ou então maior capacidade ofensiva ou defensiva. De forma simples aplicou bem os efeitos dos tipos de unidades.


Exemplo de unidades



Bom ao jogar os jogadores devem dar o fim no oponente ou então obter a maioria de Pontos de Vitória PV, ao final de X turnos. Para tal o controle de cidades e regiões representadas pela mesma cor são a chave do sucesso.

Os combates são decididos por meio de dados, fazendo porém o uso de uma Tabela de Combate que leva em conta a concentração de tropas, ou seja soma-se os fatores de ataque das unidades atacantes, contra os fatores de defesa das unidades defensoras..
Estes valores são indicies que são cruzados com os resultados obtidos nos dados, sendo que o maior índice torna a vitória mais provável,(diria ótimo) . Neste ponto acho que o jogo deveria ter um limite de empilhamento para evitar táticas  do tipo "acumular e destruir" que  pode facilmente ser adotado, mas mesmo assim gostei do sistema.

Então, travando batalhas o jogador se vê na contigência de adotar certas táticas durante a partida, o imperialista deve tomar posição defensiva ao  início da partida, pois não dispõem de forças para fazer um enfrentamento continuo.  Este jogador a medida que os turnos vão passando vai recebendo reforços, a  ponto de então poder sair para o ataque.

Bom basicamente é isso, acho que quem não se deu ao trabalho de montar um jogo do tipo ( guerra) , é uma boa pedida. É  ótimo para introdução nos Jogos de Guerra, sei que o tema não agrada em média a grande maioria dos jogadores no Brasil, mas  o Farrapos atende muito bem a proposta do criador, que é ser um jogo de fácil assimilação, estratégico e explorando a história do Brasil.

Portanto mãos a obra!


Jogatinas de Fevereiro



Clube Péricles


Terminado outro mês, segue um relato sobre os encontros no Clube Péricles.

03 de Fevereiro

Estiveram persentes: Diego, Alam;Witold, César, Rafael, Luiz  e eu,  o Dippold apenas fez visita rápida.

Jogaram:

Railroud Tycoon, muitos não haviam jogado, agradou a todos, como não podia deixar de ser.



Versão do RRT mapa América do Sul

Depois  houve a divisão da mesa e um grupo jogou Age of Empires III, não digo nada de mais, é lindão  mas não curto. O outro grupo jogou o Fury of Dracula. Bom conhecia o Interpol, lançado no Brasil pela Grow, gostei muito deste jogo, então quando surgiu o Fury, logo vieram os comentários de um Interpol turbinado.







Age



Fury of  Dracula

Pois bem, o jogo é muito bacana, lembra muito o Interpol, o tema deixa o jogo deverás interessante, os efeitos de cartas também  levam a situações imprevistas. Resumindo então gostei bastante do jogo e vou gastar de joga-lo novamente.

10 de Fevereiro

Estiveram presentes: Alam, Diego, Thiago, Witold, Rafael e eu.

Jogamos:

Dday Dice, versão LIVRE, jogamos em quatro, o povo não gostou, devido a dificuldade em formar grupos de combate e baixa interatividade.


Rodou uma partida do Elfenland, jogo bem família, gostei do jogo, requer boa  dose de concentração, oportunismo, em função das situações que surgem devido ao posicionamento das peças. Recomendo quem não jogou , jogar vai encontrar no Elfenland um bom jogo.


Elfenland


Finalizaram a noite com o Elder Sing, baita visual, mas ão joguei, uns gostaram outros não,


!7 de Fevereiro

Presentes  Witold, Rafael, César e eu.

Jogamos primeiro duas partidas do Hexalink,o imprima e jogue disponibilizado aqui no blog.
Depois jogamos o ótimo Ricochet Robo, jogão a toda prova, mesmo sendo um abstrato, uqe não é a minha preferência;
Finalizamos com uma partida de teste, alisais o primeiro teste do Mundo de Arina, GNAR, rodou bem, alguns problemas normais que logo foram resolvidos.


Hexalink


24 de Fevereiro

Estiveram Dieter, Diego, Daniel, Alam , Witold, César, Gabriel, Dipold e eu.

Pois bem jogaram em um grupo  o Nile, duas partidas e depois o Chicago Express.


Nile


No outro grupo rolou, duas partidas do ótimo Ricochet Robo, depois uma do Hexalink e para fechar uma partida do Mundo de Arina , Gnar,  o povo gostou , acertos feitos desdo o último teste, rodou muito bem salvo pequenos detalhes.



Mundo de Arina  GNAR, primeira imagem do jogo



Bom basicão é isso ai, muita jogatina já rolando no Clube.

Abraço!


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

4 anos do Clube Péricles

Então povo, no próximo dia 3 de Março, o Clube Péricles esta fazendo 4 aninhos, Faremos um evento comemorativo no dia 11 de Março, no grêmio dos servidores públicos municipais. Cai num domingo, a partir das 13:00 hrs.

Fica o convite para quem é de Joinville e regiões próximas para participar.

Em breve maiores informações.

abraço!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Hexalink

Capa do jogo- Tércos


Pessoal  que curte fazer jogos imprima e jogue ( print and play), o jogo Hexalink já publicado anteriormente sofreu uma pequena alteração nas regras. O jogo estava travado demais e foi decidido mudar algumas regras para facilitar o desenvolvimento da partida.
Se alguém já construiu o jogo, nada perde com as peças. continuam todas as mesmas, mas o folha de regras é obrigado e imprimir novamente.
As mudanças são:

1- é permitido posicionar peças com a mesma numeração adjacentes;

2- a peça preta poderá ser posicionada em qualquer posição numérica, e não precisa obedecer as conexões.
     Se a linha for concluída com a presença da peça preta, ela terá o valor de pontuação menor:
       - o jogador com maioria recebe 2PV
       - o segundo um PV e o terceiro jogador deixa de receber PV.

Nota: a qualquer momento um jogador na sua vez poderá ocupar a casa com a cor preta e colocar uma peça com o respectivo valor numérico da casa dentro da linha, desta forma a linha pontuará normalmente.

3- Não é mais permitido ter mais de um coringa em uma mesma linha;

4- ao pontuar uma linha os jogadores devem remover no mínimo 1 marcador de influência e permanecer com no máximo um marcador que esteja em uso para outra , linha.

É isso ai, o jogo desta forma esta melhor, espero que também gostem.

Este link é para o ficheiro com arquivos no midiafire.

abraço!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Jogamos uma partida do Ricochet Robot

Na última  sexta jogamos uma partida deste ótimo jogo. Ricochet  Robot , jogo de Alex Randolph. É um jogo abstrato dos mais inteligentes, exige muita lógica, concentração, capacidade cognitiva especificamente percepção . Além de tudo isso é extremamente simples de jogar.... a tal ponto que li, reli, pensando ... tá faltando alguma coisa, ...mas não!!

Bom o tabuleiro é dividido em quatro partes ( quadriculado), pode ser montado com diferentes combinações. sempre é lógico formando um quadrado. Todas as partes do tabuleiro tem diferentes configurações internas, em todos tem um perfil externo que são paredes em duas das arrestas.  Na área interna de cada parte ocorrem alguns cantos, ou seja duas arestas dos quadrados que também são paredes.. Em cada um destes cantos internos existe uma figura que é igual a um dos objetos, combinando cores e figura..
No centro sempre se forma um quadrado, onde um dos objetos é sorteado e posicionado aberto para todos poderem ver.

Pois bem o objetivo e capturar este objeto que esta no centro, quem conseguir pegar mais destes objetos é o vencedor ao final da partida quando todos os objetos forem disputados.

Bom o jogo é simples,  o jogador tem 5 robos, um de cada cor, vermelho, amarelo, azul, verde e preto.
Ao iniciar a partida o primeiro objeto  é sorteado e colocado na área central do tabuleiro. Agora os jogadores devem mentalmente conseguir mover o robo da cor do objeto para a casa onde este objeto é representada sobre o tabuleiro.

O movimento do robo obrigatoriamente deve sempre bater em pelo menso uma parede antes de chegar ao seu destino.Toda colisão contra paredes ou os outros robos,  permite que o robo em movimento seja movido perpendicular ao objeto da colisão  e movido em seguida contra outra, ... tantas colisões como se fizerem necessárias.
Todos os robos podem ser movidos para conseguir chegar ao objetivo.

Assim que um jogador conseguir  criar uma trajetória, deve anunciar aos demais jogadores e a ampulheta é então virada.  Os  demais jogadores agora tem o  tempo da  ampulheta para conseguirem achar  um caminho que seja menor que a do jogador que anunciou .

Caso algum jogador conseguir imaginar um caminho menor que o numero de movimentos já anunciado, deverá anunciar também em quantos movimentos. Ao terminar poderá ele fazer o movimento dos robos ( pode ser um único robo), se conseguir realmente fazer a jogado recebe o prêmio que é a peça na área central.

Assim segue o jogo, podem jogar ilimitado número de jogadores ( mas não vamos exagerar.. né) , o jogo cai muito bem para dois, três , cinco , dez, enfiem grupos grandes sem o menor problema.

Jogo Recomendadissimo! Arisco dizer que é o melhor jogo abstrato que já joguei.

abraço!