domingo, 6 de abril de 2014

Valor & Victory... você conhece?

Jogos de guerra são a fina flor dos jogos!
Quem disse isso???.... foi eu, rsrs!!

Bom cada um curte o tipo de jogo que mais lhe agrada, mas um bom jogo de guerra é sempre acima da média, pois tanto a  tática  quanto a estratégia são bem evidentes e estão no seu meio mais natural. Ao lembrar do War, o grande ícone nacional em se tratando de jogos de guerra, temos um jogo estratégico, você têm grandes áreas de conflito, unidades são consideradas exércitos. Para fins comparativos, o mesmo ocorre com o Axis&Allies, tanto faz qual deles, ambos são jogos de guerra estratégicos.

Este tipo de jogo requer que o jogador tenha em conta um planejamento macro, o controle de certas áreas sobre o tabuleiro é mais importante que o outras e cabe ao jogador avaliar corretamente estes aspectos,  toma-los e mante-los para garantir o sucesso no todo da partida, em média para poder prover melhor sua unidades..

Já os jogos táticos são operacionais, aqui trata-se de pelotão (equivale a um grupo de 10 a 15 soldados), armas, pequenas unidades, viaturas militares, o jogador deve ser capaz de avaliar quais posições devem ser ocupadas ou tomadas, não pelo que pode oferecer a nível de produção, mas sim como ponto de ataque ou defesa . Um bom jogo tático vai levar em conta todo tipo de detalhe, topografia, tipos de unidades disponíveis, unidades oponentes, o clima, períodos dia noite podem ser simulados, diferentes tipos de armas, munições, e combinação de armas para ataque ou defesa.

O grande ícone desta linha de jogos é o Advanced Squad Leader ( ASL), o detalhismo é fantástico, o manual é um livro e é fácil classifica-lo como um jogo pesado de guerra, não recomendado para iniciantes com toda certeza.

Bom e dai??

Dai que tinha um jogo que figura entre os jogos Imprima e Jogue, que sempre me chamou atenção.  E por ocasião do 1° Amigo Secreto da Ilha do Tabuleiro, tive a felicidade de receber do saudoso Raul Evangelista o popular Zola,  uma cópia muito caprichada do jogo, aliais diga-se de passagem um belíssimo exemplo de P&P, estou falando do Valor & Victory.


O jogo é um tático de nível pelotão, com partidas limitadas por rodadas e simulando combates reais da 2º GM, entre tropas dos principais beligerantes. Joguei agora a tarde uma partida sozinho ( o jogo não é solitário) uma partida para relembrar os detalhes e escrever um pouco sobre este ótimo jogo.

Nota: para usar como solitário fiz  pequenas tabelas de resultados por dado, para resolver decisões que deviam ser tomadas, tipo atacar, mover por área protegida, recuar.

Início da ação, pelotões americanos ( azul) devem tomar o vilarejo 
protegido por unidades alemãs. O primeiro grupo é prontamente 
atacado por tiro de oportunidade do pelotão mais 
ao norte da posição defensiva. 
Para orientação:  a colina em marrom a direita 
esta voltada para o norte.

Bom o jogo têm tudo que um bom jogo tático deve ter, para começar o manual básico conta com 21 paginas recheadas de regras e detalhes de funcionamento. As unidades são pelotões de infantaria equipadas com metralhadores de diferentes calibres, granadas de mão, lançadores de rojão, comandadas por lideres.
Dependendo do cenário, carros de combate, canhões, viaturas de transporte fazem parte da partida.

O jogador  inicial é indicado pela ordem de batalha, que lista também  as unidades participantes do combate, condições de vitória e tempo de duração da partida. Ao contrário do que se imagina, este tipo de jogo é de curta duração  ou não mais de 90 minutos a partida.

Unidades americanas em busca de abrigo sob ataque 
de oportunidade que continua a partir da mesma posição

Enquanto dois grupos tomavam posição abrigada em prédios
um terceiro grupo passou por trás da colina, mas demorou 
muito a tomar posição para o ataque, devido a condições do terreno.

O fator tempo é usado para  balancear a partida. Como simula um combate real durante a 2°GM, ocorre de os grupos envolvidos  não contarem com a mesma quantidade de unidades e tipos de armas, o que a longo ou médio  prazo  pode ser decisivo para o desfecho do combate. Dai  o tempo ser limitado e um dos lados deve é suportar o ataque por um determinado tempo, sendo sua condição de vitória e o outro tomar uma determinada posição ou eliminar as unidades oponentes, neste mesmo período de tempo.

Início do ataque a leste e oeste de onde partiram os tiros 
de oportunidade. Assalto não logrou tomar os prédios.

Um grupo alemão toma o prédio no centro da posição 
e passa a ser o pivô do combate, apoiado por outras posições de tiro .

O esperado assalto a leste contra a posição 
que manteve a maioria dos  tiros de oportunidade. 
O combate prossegue a oeste e no centro também.

O prédio no leste é tomado, alemães posicionam reforços 
mas já era tarde. O ataque no centro falhou e o grupo foi forçado a recuar. 
O tempo terminou, apesar do avanço, a posição de defesa foi mantida.


Bom após reler as regras principais para relembrar o funcionamento, decidi jogar uma partida. Escolhi a operação entre as disponíveis, separei as peças e então foi jogar. É necessário observar as condições inicias e uma delas define que o atacante deve ser posicionado por primeiro. Situação na qual bastou posicionar um pelotão alemão em condições de atacar para executar um tiro de oportunidade e o tiroteio começar.

Em geral o  pelotão atacado sobre baixas (infantaria) ou avarias (viatura), para controlar a capacidade de sobreviver como formação, um dos números sobre a peça indica esta capacidade. Representa na realidade o total de soldados. Ao sofrer baixas é como se a unidade perde-se soldados  na ação, este número diminui e a peça é trocada por uma com menor valor e por fim eliminada. Também pode ocorrer a condição de imobilizado, suprimido, quando não pode na sua vez de jogar sequer atacar.

Um dos cenários possíveis.


Este tipo de jogo requer que o jogador mantenha o manual ao seu lado, principalmente quando não jogar muitas vezes, pois são muitas variáveis e constantemente surgem duvidas, mas nada que não seja aceitável

Como puderam ver no battle report que acompanha a matéria, o jogo é deveras interessante.Bem detalhado e exige do jogador avaliar a cada rodada o que é melhor fazer. No exemplo a tropa de defesa bastava manter a posição, mas tomar posições avançadas ( tabelinha e dado para decisões)  melhoraram a situação expondo constantemente os atacantes a diferentes posições de tiro.

Quanto ao atacante a demora em mover o terceiro grupo, que posteriormente expulsou os alemães de uma de suas melhores posições de tiro, foi tardio, resultou no fracasso de todo o ataque. Na situação real que criou o cenário a situação foi similar, mas com ressalva que os atacantes não sabiam que os alemães concentravam tantos soldados na posição. (na partida são mais unidades americanas que alemãs, como de fato foi)

Bom pessoal o Valor & Victory é uma criação de Barry W. Doyle, o jogo é de 2007.. O autor disponibiliza diversos arquivos com tropas dos principais exércitos da segunda guerra mundial. A arte é bem bacana, o jogo funciona muito bem .Diversos cenários podem ser jogados e garanto que o jogador vai ter bons momentos de tático militar.

Vá conferir!

Abraço!


Direto do Túnel do Tempo....olha esse ai não sei se é isso???.... Volcano

Volcano... está aqui em minhas mãos este jogo que é realmente uma raridade. O jogo foi presenteado ao Dieter  por um amigo que estudava nos Estados Unidos na época do ocorrido. Muitos já ouviram falar do Mt Santa Helena, um vulcão que ficou inativo por 123 anos e em  Março de 1980 entrou em atividade. Para saber mais segue um link para um documentário.

Caixa do jogo


Bom os caras resolveram criar um jogo de tabuleiro para marcar a data. Foram poucas unidades confeccionadas, o que mostra o quão raro é o exemplar que tenho em mãos. O jogo é simples, jogar dadinho, mover peão e este deve seguir da cidade até o ponto de observação e retornar. Ao parar sobre espaços demarcados o jogador saca um carta ao estilo sorte revés e vence quem primeiro cumprir o proposto.


Geral 

Volcano é um jogo realmente simples sem crédito de autor, foi publicado pela Ash Sunday, comporta de 2 a 6 jogadores a partir dos 8 anos, mecânicas de rolagem de dados e dirigido por cartas. Conta mais como um marco de registro de uma catástrofe do que como jogo.

Jogo simples 


Bom... valeu conhecer, afinal é um jogo e o assunto aqui é jogo de tabuleiro.Difícil vai ser ver outro exemplar perdido aqui no Brasil, fica então o registro e a curiosidade sobre um jogo realmente raro.


Abraço!

sábado, 5 de abril de 2014

Table TopDay é dia cinco ... é hoje!

É hoje vamos jogar?

Table topDay é hoje dia cinco de Abril. A ideia é jogar tabuleiro, realizar eventos  para marcar a data Detalhe está acontecendo hoje em todo o planeta, de forma simultânea em 64 países, onde são mais de 3ooo eventos, faça o seu também.




Bacana, lembro que logo teremos o dia Nacional do Jogo de Tabuleiro, dia 30 de Junho... não esqueça!


Abraço!

Maia (2012)

-Autor- Hermes Herbert Müller
-Publicado- Tércos ( Protótipo)
-Idade Sugerida - a partir dos 12 anos
-Número de jogadores - 2 a 4
-Estimativa de tempo de duração - 90 minutos
-Dependência de Linguagem- não
-Categoria - História Pré Colombiana
                   Civilização
                 

-Mecânica - Movimento Ponto a Ponto
                    Coleta de Componentes
                    Alocar Trabalhadores


Descrição

Os Maias criaram uma civilização grandiosa no Yucatan, atual México e vizinhança, mas simplesmente desapareceram no tempo, cidades abandonadas na selva, quando da chagada dos Espanhóis. Bom Maia é um jogo de civilização, no qual cada jogador controla uma cidade e vai fazer prospera-la. A busca por novas terras com recursos, conquistas e alianças faz parte da estratégia do jogador na busca da vitória. Produzir recursos, alocar trabalhadores, alimentar a população são as necessidades e prioridades básicas, sempre as voltas com perigos de guerra e agradar os Deuses.

Componentes

-Mapa das cidades
-4 Tabuleiros de cidades
-Peças de construções
-Peças de ritual
-Peças de recursos
-Peças de tecnologia
-Peças de guerreiros
-Manual de Regras

Imagens


  



Arquivos
-Espaço Tércos no Mundo do Tabuleiro

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Jogatina de Março

Então Março foi um mês de "quatro marchas " ou seja:
1º devagar
2° mais devagar
3° lento
4º parado

Jogamos apenas na primeira sexta do mês que foi dia sete.Estiveram Dieter, Witold, Rafael e eu, jogamos Eminent Domain , jogo bem bacana, eu que gosto dos jogos de ficção, gostei bastante mesmo.

Eminent Domain


Tivemos também uma pequena comemoração no dia vinte e um, relativo ao aniversário de seis anos do clube que por sua vez é na realidade no dia três.... e foi isso.


Abraço!