domingo, 12 de maio de 2013

Mecânica 22 - Voto ( Voting)

Esta mecânica exige que os jogadores votem em alguma situação, determinando novas ações, obrigações ou situações resultantes. Jogos como Cuba, Britânia e Colonia fazem uso desta mecânica.




Cuba ( imagem BGG), um ótimo jogo, também muito bonito e aplica uma mecânica de votos, que dá origem a novas leis, que nada mais são que novas regras que acabam por influenciar o andamento da partida.


abraço!

sábado, 11 de maio de 2013

Encontro com o pessoal de Cascavel.

Ontem estiveram conosco o casal Ronaldo e Míriam, direto do grupo de  jogos de tabuleiro Cascavel Board Game. Chegamos ao encontro graças ao facebook, e aproveitando visita ao estado por motivos profissionais, acabaram por passar por Joinville para jogar uma partidinha de tabuleiro.



Ronaldo (E), Míriam, Dieter, eu e  Rafael., intervelo entr partidas.


Prontamente recebidos, o simpático casal acabou  jogando uma partida do Race for the Galaxy e por fim uma partida de Molucas.O longo bate papo faz parte do pacote, afinal o que jogam em Cascavel, quem e quantos fazem parte do grupo...perguntas triviais, um pouco da história de cada um, assunto é o que não faltou. Com relação a grupos, é a mesma coisa,  gosto por este ou aquele estilo ou jogo, nada diferentes do que ocorre aqui no Péricles. Ressalto o que sempre é bem evidente,  a facilidade de entrosamento, receita básica  que os jogos de tabuleiro proporcionam.


Jogando Race for the Galaxy

Bom o pessoal do Péricles, agradece a visita, esperamos que um dia tenhamos a oportunidade de retribuir, quando poderemos reencontrar esse pessoal bacana e com toda certeza jogar outros partidas de nossos jogos de tabuleiros.




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Coisas da idade, nem óculos estão ajudando mais... o César partiu para lupa.


Um grande abraço ao Ronaldo e a Míriam, tenham certeza que deixaram uma ótima impressão, junto ao grupo de jogo aqui de Joinville


Até a próxima!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Uma entrevista no blog Cronologia Board Game.

Não foi a primeira entrevista para a qual fui convidado, mas o Nilberto do blog Cronologia Borad Game, focou suas perguntas na Tércos, oportunidade na qual conto um pouco sobre a mesma, criação de jogos além de alguns pitacos sobre o processo semi artesanal.
Espero que gostem, segue o link.






Deixo aqui meu agradecimento ao Nilberto pela oportunidade, antecipo que se vocês ainda não conhecem o blog dele, dêem uma olhada, tem outras entrevistas, resenhas de jogos sendo que esta  no ar desde março deste ano. Desejo sucesso e se puder ajudar em algo, estamos ai!






Abraço!





Revista Ludus Brasil n°27, trás matéria sobre o jogo Mercadores de Dur Durany da Tércos.

Então pessoal, para quem já leu e para quem não leu ainda , a revista Ludus na sua atual edição trás uma resenha do jogo Mercadores de Dur Durany, feita pelo próprio Julio Trois, dê uma olhada. O jogo da Tércos lembra o Carcassonne, embora  as mecânicas do jogo sejam diferentes.



Abraço!

domingo, 5 de maio de 2013

Mecânica 21 - Programação de Ações e Movimentos (Action/ Movement Programming)

Mais uma, afinal são muitas e por um tempo, vou estar postando com certa frequência, material sobre mecânicas. Bom a ideia desta mecânica, é planejar suas ações para depois executa-las. Sujeito no entanto as variações decorrentes das jogadas dos demais jogadores, ou seja o cenário do jogo muda e as condições, situações e mesmo a possibilidade de fazer certas ações pode não mais existir quando o jogador for jogar na sua vez. Asta situação confere ao jogo muita interatividade e diversão, e facilmente ser percebida em jogos como RoboRally e Ad Astra entre outros.

                                                        Pessoal do Pericles durante  partida do RoboRally .



Para saber mais sobre outras mecânicas, clique aqui.

Abraço!