sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

2013- Parte 3- novidades!

Continuando a listagem, segue mais 10 jogos, lembro que as imagens são obtidas no BGG. Você pode consultar as outras duas listas nos links abaixo:

Parte 1;
Parte 2;


Agora continunando:

Brügge- jogo de Stefan Feld então promete, editora Hans im Glück, construção de cidades e renascimento, Séc. XV, Brügge foi uma das cidades mais importantes da Bélgica representante importante entre as companhias Hanseáticas, que mantinham ativo comércio no Mar do Norte e no Mar Báltico, tudo isso enquanto os portugas e os espanhois se aventuraram longe. Gosto do tema, provavelmente amim viria a agradar.





Titanium Wars-  ficção cientifica, sempre um tema que me fascina, acredito que muita gente gosta de jogos deste estilo. O jogo é de autoria de Frédéric Guérard, editoras IELLO e Euphoria. Jogo de cartas com poucas informações, mas pelo menos já chamou atenção na arte. Vamos ficar de olho!!




Naufragos- proposta curiosa que mostra o quão dinâmico pode ser a variação de temas dos jogos de tabuleiros, Jogo de Albetro Corral, editora Homoludicos. No jogo para quatro pessoas, cada um é um naufrago e deve conseguir objetos e materiais para sobreviver na Ilha, semi- cooperativo, como disse antes, parece bem interessante.





Batman- esse cara para mim é suspeito, porque ele como outros superheróis, andam por ai com a cueca por cima da roupa e querem ser normais, qual é meu!!... hehehe... mas falando do jogo, foi criado por Paolo Mori, editora Wizkids. Os jogadores estão em Gothan City  e enfrentam vilões bem conhecidos como Pinguim.




Golden Horn- jogo de Leo Colovini, editora Piatnik, neste jogo de transporte medieval. Deve explorar as rotas comerciais entre Veneza e Constantinopla, cidades aliadas apesar de pelos ideais religiosos na época serem oponentes.





Via Apia- com ceretza a mais famosa estrada Romana virando jogo. de Michael FeldKötter, editora Queem Games. O jogo gira as voltas da construção da estrada, em meio a eventos históricos da época. Lembro que os Ramnos foram exímios construtores e deixaram grandes legados tanto em técnica como obras que ainda estão em pé nos dias de hoje.





7 Wonders- Wonder Pack - expansão para o já conhecido jogo de cartas, obra de Antoine Bauza, a proposta é incluir novas maravilhas ao jogo. Editora Repos, o jogo conta com uma arte bem bonita.





Super Race, indicado para os jogadores pequenos a partir dos 6 anos. Obra de Dietmar Bockelman, editora Schmitd Spiele. Muito falamos de jogos e muitas vezes esquecemos do povo pequeno, então tem ai uma dica.






Catch- jogo de Reiner  Knizia, editora Intellego, abstrato com certeza com boa dose de tática, indicado também para jogadores a partir dos 8 anos. Detalhe este jogo não é um lançamento novo e sim uma nova edição de um jogo de 1995.







Dice Devils- jogo de dados com temática voltada ao humor, que parece ser uma opção boa, visto que o Zombie Dice é um jogo bem aceito pelo povo em geral. O jogo de Reinhard Mensen,  editora Kosmos,
Cada jogador é um Demônio com habilidades próprias. O objetivo e´obter os objetos sobre a mesa e o confronto gira em torno disso quando mais de um jogador quer um mesmo objeto.




Bom é isto ai,...são mais 10 jogos, ao todo agora já são trinta e no meio destes deve ter um que você gosta.







abraço!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Mecânica 7 - Leilão

Esta mecânica é muito aplicada em inúmeros jogos. Consiste em apostar algo de valor ( dentro do jogo), tal como dinheiro, recursos, sendo que o vencedor leva o prêmio ou a vantagem proposta pelas regras.

O formato do leilão pode ser:

-Leilão aberto- a exemplo de um El Caballero ou Ra, no qual o primeiro jogador efetua um lance, seguido pelos demais na sua vez, mas cada um deve elevar o valor do lance ou então passar.



Detalhe do jogo Ra ( fonte BGG), a peça de valor 13 é a peça usada no leilão é a maior do jogo.


-Leilão Fechado- neste caso o que o jogador apostar é mantido em segredo e os jogadores revelam ao mesmo tempo o valor apostado, leva quem fizer a melhor lance;

Muitos jogadores não gostam da mecânica, mas particularmente não me incomodo com ela, gosto inclusive muito do jogo
Ra. Outro aspecto marcante, ao longo do tempo sempre surgem novas formas de aplicar este mecanismo, mostra como é  versátil e dinâmica sua aplicação.

Para ver mais sobre mecânicas, clique neste link.

Abraço!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Mecânica 6 - Cerco de Área

Continuado esta série, vamos falar de Area Enclosure, tradução para jogos seria algo como  Cerco de Área.  Esta mecânica tem por objetivo cercar uma área e isolar a mesma de modo a eliminar ou pontuar, conforme objetivo do jogo.
Consigo lembrar de imediato o jogo GO, um abstrato no qual os jogadores procuram fazer exatamente isso, cercar e controlar áreas por meio da colocação de peças nas interseções, popular Moinho também é um jogo deste tipo..



Fonte BGG.


Para quem esta chegando agora, este material faz parte da pagina Expicando Mecânicas, na qual me proponho fazer um apanhado geral sobre tipos de mecânicas e jogos , termos utilizados no nosso meio.

Espero que ajude ou sirva de alguma forma.

abraço!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Isso foi bom !!... O Faraó.

Vez e outra é bom ler algo assim, essa brincadeira de criar, montar jogos dá uma trabalheira... é feito com muita boa vontade, e o retorno, a opinião  sobre um jogo é importante, pena que seja difícil conseguir isso das pessoas.

 Na Ilha do Tabuleiro tem um tópico aberto pelo Aurélio ( Ilhéu de Brasília), onde o assunto são duvidas relacionadas com o jogo O Faraó! Bom o assunto lá é isso, já imaginava que haveriam muitas duvidas visto que  o jogo  O Faraó, é um jogo mais encorpado, cheio de detalhes e regras, e para tal estou sempre a disposição dos interessados e pronto a ajudar.

Bom então o João Marcelo também de Brasília, que tem outros jogos meus, fez diversos questionamentos, e partiu na noite de ontem a jogar O Faraó. Vou na realidade transcrever o que ele escreveu..

Faço isso porque vem reforçar a imagem que tenho tentado construir  para os jogos e para a Tércos. A confecção é semi artesanal, nem por isso é ruim, longe disso, lógico sou suspeito em falar, então vem reforçar esta  questão os recentes vídeos mostrando vídeos resenhas, unboxing de meus jogos, feitos tanto pelo Leonardo ( LiberImago)e pelo Paulo Roberto ( Ludo TV), que aliais ficaram muito bons, continuem assim!!

Mas nada melhor que um jogador experiente escrever algo muito positivo  sobre o jogo O Faraó, segue a transcrição:

"Hermes

Começamos jogando ontem a noite por volta das 21:00hs O Faraó, éramos quatro adultos, dois casais, e terminamos a patida por volta de 04:00hs. Isso mesmo, 04:00hs da madrugada. Não sei porque na caixa está escrito 90 minutos.

Talvez o fato de não termos utilizado os favores do Vizir tenha influenciado o tempo da partida. Foi por um lapso meu. Esqueci completamente que o Vizir pode mudar a figura do Faraó e ativar a casa de produção em uma província para o jogador com o Vizir, que o jogador com o Vizir ganha, imediatamente, um PV e, que por fim, o Vizir pode tirar um aliado político de um adversário em uma província qualquer. O único benefício que usamos do Vizir era poder escolher primeiro a construção.

Foi uma partida disputada ponto a ponto pelas minha esposa e pela Erilene a namorada do do meu grande amigo e principal companheiro de jogatinas o Kelvin. E foi graças a ele, que por um descuido em uma jogada me beneficiou com uma construção em uma província que só nos dois ocupávamos que me deu vários PVs de construção e me colocou por boa parte do jogo na liderança.

Ganhei a partida por uma margem apertada de apenas 3 PVs na frente da minha esposa. Como fui ultrapassado na reta final, acabei me utilizando do critério de que para cada 2 recursos sobrando ao final, ganha-se 1 PV.

Achamos o jogo excelente, bem redondinho, com diversas variáveis estratégicas. Um verdadeiro euro com uma boa rejogabilidade.

Foi nossa primeira partida, mas pude perceber, como jogamos, sem os favores do Vizir, o que mais importa, nem é ser o Vizir, mas marcar presença na maior parte das províncias e ter uma reserva de recursos para sempre pontuar quando iniciarem construções nas províncias. Para isso, você sempre deve contar com as cartas que possibilitam alocar aliados e as que dão recursos extras. Pode ser que com os favores do Vizir, realmente obtê-lo seja uma grande vantagem.

É isso aí Hermes, o meu amigo Kelvin, está interessado em adquirir uma cópia, vou passar os seus dados para ele.

Assim que a moderação liberar uma foto que postei da jogatina eu a coloco aqui "




Minha respostas esta lá no tópico, cujo link é possível acessar em O Faraó em destaque, logo no início do texto. Babação de minha parte ??!! ... é sim .. mas não deixa de ser uma mostra do meu trabalho. Fiquei muito contente, visto que sei que o João, sua mulher e amigos tem uma coleção de jogos bem bacana e grande. Eles tem bagagem e  conhecem muitos jogos, o que vem a reforçar  essa pequena vitória pela qual tenho trabalhado tanto.

Detaljhe do jogo,versão comercial


Deixo aqui meu agradecimento a todos que sempre apoiaram mina iniciativa, vocês fazem uma diferença enorme e passam a energia necessária para continuar com essa brincadeira.

Abraço a todos!!


Link para a Ficha do jogo na Ilha do Tabuleiro



 

sábado, 2 de fevereiro de 2013

2013- O que vem por ai ? Parte 2

Então  pessoal fazendo uma pequena prévia do que esta por vir em jogos em 2013. Está é a segunda parte a primeira você pode ler neste link. Lembrando  que as imagens são obtidas no BGG.

Dust Tactics- Vem duas expansões para o jogo agora em 2013. Trata-se de um jogo de guerra com minis, tema ficção da Fantasy Flight.
                   Operation Icarus;
                   USMU Heavy Weapons Teams;



The Guns of Gettysburg- Jogo de guerra de Bowen Simmons, na linha de jogos como Napoleon at Marengo, jogo de nível tático elevado, leva muito em conta as características do terreno, esse promete para quem curte bons jogos de guerra. Esse é jogo para criança grande. Tema envolto na mais conhecida batalha da guerra civil americana;.




City of Iron - não joguei, não vi ao vivo, mas este jogo me chama uma atenção, acho que é aquela cara de antigo com novo, ficção, algo como um universo paralelo onde tecnologias do século XIX continuaram a vingar e a ser usadas. Bom o jogo é de Ryan Laukat ( mesmo autor do Empires of The Voig e do também previsto para este ano Eight Minutes Empires, que já foi alvo de matéria deste blog) .




Kingdom Builder: Crossroads- Expansão do vencedor do Spiel des Jahres de 2012
 Autor Donald X. Vaccarino. Tema medieval.



Spyrium- jogo curioso de Willian Attia, editora Ystari, você está num universo alternativo, paralelo em uma Inglaterra com outra história, gosto deste tipo de proposta, acho que vale ficar de olho neste jogo.



The Vlakyrie Incident- jogo de cartas de John Clowdus , focado em fantasia, ficção típico "deck building game"



Amerigo- jogo de Stefan Feld ( detalhe importante), o jogo vem com uma proposta de nova mecânica para escolha das ações, vamos ver então!




Augustus- jogo com tema histórico, de Paolo Mori. Estamos na Roma antiga anos após a morte de Júlio César. Cada um procura em uma província desenvolver a economia, influência em busca de poder.



Não achei a arte muito bonita, a figura em azul está mais com cara de japa do que romano.


Space Dealer- já é um jogo conhecido por muitos ( jogo de 2006), mas este ano vem com tudo novo, tabuleiro, peças, regras, Jogo de Tobias Stapefeld, a nova é esta, vale conferir;



Ovo- é isso mesmo Ovo, jogo abstrato para até 4 jogadores criado por de Rachel Foulon, achei curioso e como tem muito jogo abstrato que prima na tática, quem sabe a dica serve. O jogo requer memória, o objetivo é mover os ovos de sua posição inicial  para o campo do oponente.





Bom pessoal , este é o segundo grupo, vou criar mais alguns sempre agrupados de dez em dez , epero que gostem. Como são muitos jogos, estou sempre olhando algo que me chame a atenção. Quem sabe no meio destes você encontra o seu novo jogo preferido.

abraço!