sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mecânica 1 - Rolagem de Dados


Fonte BGG- Zombie Dice



 

Se alguem jogar o Senet vai ver que os Egípcios, não usavam dados pelo menos neste jogo e  olha que é bem antigo.  Já o afamado Jogo Real de Ur  usa dados de quatro faces ( considerado o jogo mais antigo conhecido). Os romanos tinham jogos no qual faziam uso de dados e estes nunca deixaram de fazer parte do lúdico e dos jogos de azar durante todos estes séculos.

Usar dados como mecânica de jogo é com certeza uma das formas mais antigas de conseguir um efeito e desta forma fazer uma ação num jogo. Em inglês dice rolling... rolagem de dados, consiste no ato de rolar dados e obter  com o resultado um efeito prescrito na regra.

Vamos encontrar  a mecânica em muitos jogos e não deixa de ser uma mecânica amplamente usada e das mais controversas. Para muitos é uma questão de sorte, por vezes relegando jogos com dados a segundo plano, mas existem jogos que apesar de fazer uso de dados,  tem  fator sorte bem moderado, usado de forma bem inteligente.

A aleatoriedade oferecida pelo emprego dos dados, seja de quatro, seis, oito ou N faces ,é amplamente empregada em jogos de guerra, RPG, mas não são os dado a única e decisiva mecânica. Vamos no entanto encontrar outros jogos que são completamente jogados e regulados  pelo uso dos dados, a exemplo do conhecido General a  novos como o ZombieDice, Molucas entre muitos outros.




Abraço!

Interatividade... tem que ser é eclético!

Ultimamente no nosso grupo de jogos e digamos de modo geral muito se fala da interatividade. Simplificando  nada mais é do que a participação coletiva do pessoal em torno da atividade. Bom!.... é  o principal motivo das nossas reuniões, as chamadas "jogatinas", ....é justo a interatividade e por conta desta a diversão que o grupo consegue ao jogar.



Até aqui tranquilo... tem muito jogo que é pura interatividade, cito Dixit diria uma excelência quando se fala no assunto (para quem ainda não jogou, esta perdendo), as partidas são em geral uma viagem e por fim  é diversão pura. Ricochet Robot é outro interativo,afinal todos usam tudo sobre o tabuleiro, num formato quase impar de jogo. Mas curioso que ao jogar ocorre um silêncio sepulcral  em torno da mesa, tamanha a concentração do povo ao jogar. Temos então opostos??...diria que não... são interativos por igual, também no Dixit temos um cenário similar.

Bom ai estou chegando no ponto que tem me chamado a atenção... deixar de jogar jogos porque são pouco ou não interativos. Sei que a abordagem  é polêmica, pois cada um joga o que lhe agrada... mas também por outro lado tem gente que joga o que você gosta e o que você dá em troca???

Então a interatividade básica que é a própria reunião do grupo fica como?

Este é ponto que gostaria de chamar a atenção onde queria chegar, o jogo tem que ser interativo, mas o grupo não?

Acredito que cada grupo deve dar espaço para todo tipo de jogo, sou sincero em dizer,  joguei algumas partidas de jogos tipos dungeons e não gostei, mas com certeza jogaria novamente para atender os anseios de quem gosta de jogar.

Por fim... por favor!!!... não estou dizendo que a interatividade não é importante, é de suma importância, mas acho que antes de jogos interativos, melhor um grupo interativo, desta maneira,  regularmente você vai ter uma boa dose de interação, mas tenha certeza é preciso ser eclético.

abraço!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Molucas na Ludo TV..

Então primeiras unidades do jogo Molucas chegando a seus destinos, vem ai a prova ...o público o consumidor, aquele que dá a palavra final. O bacana da situação e como já aconteceu  com O Faraó, tem um primeiro video sobre o unboxing do jogo feito pelo Paulo Roberto, que surge com um nome bem sugestivo Ludo TV.
Para não falar apenas de um video, já largou logo três, o Molucas da Tércos, Boots under Groud e o Hobbit da Devir , todos unboxing.




Unboxing do Molucas por Ludo TV ( Paulo Roberto)


Paulo seu trabalho  ficou bem bacana, assisti aos três vídeos, manda ver que tem potencial e acho que você achou um nome muito bom, para moldurar o seu trabalho.

Abraço!

Kickstarter Formula E

Transcrição na integra retirado da lista, publicado por Sérgio Halaban. Trata do desenvolvimento e lançamento do jogo Formula E , tem até Bruno Faidutti na jogada,  vamos conferir e apoiar pessoal.

"Ontem foi lançado o kikstarter do "Formula E", um jogo de corrida de elefantes criado pelo André Zatz e por mim, em parceria com o Bruno Faidutti.

Gostaria de convidar a todos para visitar a página do financiamento no link abaixo:
http://www.kickstarter.com/projects/springboard/formula-e

Grande abraço a todos,
Sergio"

Boa sorte e sucesso Sérgio, André e Faidutti!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tinha que escrever esta resenha, Race for the Galaxy





Com toda certeza muita gente conhece este jogo, afinal não é recente. Por outro lado muitos nunca jogaram ou sequer viram o jogo. É para este que faço esta resenha.
O Race é um jogo de cartas que assusta um pouco devido a simbologia presente nas cartas. Realmente nas primeiras partidas, o jogador vai se sentir desconfortável, parece que não sabe o que fazer, mas a cada nova partida, um pouco mais de entendimento, e quando vê  esta doido para jogar novamente e sabendo o que fazer.
Não é exagero, pois para quem curte ficção cientifica, Race for the Galaxy  tem o tema bem colado e envolvente. Também não é um jogo que se possa dizer  ganha pela aleatoriedade das cartas, a melhor combinação, requer realmente saber jogar.
Tudo acontece em torno das cartas de ação, cada carta representa uma fase e deve ser realizada na ordem estabelecida, a exemplo do Citadels, somado o poder dos personagens do Puerto Rico. Ou seja, deve jogar a carta da vez , fazer a ação ( todos), mas receber o bônus, apenas o jogador  que escolheu a carta da fase.


                                                                       Todas as cartas de Ação- Fonte BGG
Também apenas uma ação por rodada é feita, situação que conduz e estabelece a estratégia a ser seguida pelo jogador.Mas mesmo assim a partida transcorre de forma rápida, salvo nas partidas iniciais, que digo ser normal.
As fases do jogo são:
1-      Explorar ;
2-      Desenvolvimento;
3-      Colonizar;
4-      Comércio/Consumo;
5-      Produzir;
Estas são as possibilidades do jogador, vamos ao detalhamento.
1-      Explorar : duas cartas diferentes, a intenção é pegar cartas da reserva para sua mão de jogo. Uma das cartas permite você pegar cinco cartas e ficar com uma a outra pegar duas e ficar com uma;
Bônus- ficar com uma carta a mais.
2-      Desenvolver: das cartas  em sua mão você pode baixar uma na mesa com o símbolo de um losango;

                                                            Observe o losango, o valor no hexágono é o PV
Nota: para baixar cartas, o jogador deve pagar o valor inscrito da mesma. Em cartas, cada carta vale um do valor da carta. O princípio é o mesmo para desenvolvimento e para colonização, o valor inscrito é o preço a ser pago.
Bônus- pagar uma carta a menos;
3-      Colonizar: baixar cartas de planetas, o símbolo é uma circunferência;
Nota¹: existem  planetas de diferentes tipos, militares ( contorno vermelho), produtores ( cor cheia, amarelo, azul, marrom, verde) e  planetas com contorno em uma das quatro cores descritas, recebe um bem imediatamente ao ser baixado.
Nota²: mundos militares, somente podem ser  baixados ao ter outros mundos militares ou poderes especiais nas cartas já postadas;
Bônus- pegar uma carta da reserva;
4-      Comércio/ Consumo : o jogador pode trocar cartas por PV ou bens, conforme a cor do planeta produtor;
Nota: esta fase é mais difícil de aprender e somente é feita pelo jogador que optou por usar a carta de ação da fase. O jogador ao acumular cartas na mão troca cartas por PV conforme um poder  em algum planeta ou desenvolvimento que tenha postado sobre a mesa.
    Pode também receber cartas em troca de cartas de bens ( são cartas fechadas da reserva adicionadas a planetas de produção  na Fase de Produção). Esta carta e descartada, e o bem que ela representa  é da cor do planeta onde esta posicionada.
Onde:
    - cor azul o jogador recebe 2 cartas da reserva para sua mão;
    - cor Marrom, recebe 3 cartas;
   - cor verde, recebe quatro cartas  e
   - cor amarela, recebe cinco cartas.
Este é um ótimo meio de conseguir mais cartas na sua mão durante uma rodada, e como estratégia, é sempre bom ter um planeta amarelo ou verde postado na mesa;
Ao final da fase o jogador deve entregar cartas de bens não usadas em troca de PV, se houver esta condição sobre as cartas postadas.
Exemplo dos planetas, observe o circulo a côr. Quando cheio
é um planeta de produção, muito útil para obter mais cartas.


5-      Produção: o jogador nesta fase pode adicionar uma carta fechada  da reserva em cada planeta de produção que tenha postado sobre a mesa.
Nota: é parte da estratégia  produzir para trocar por cartas na Fase 4, de modo a levar mais cartas para sua mão e desta forma ter mais opções.
Bônus: produzir um bem em um planeta com circulo com contorno;

Chegamos até aqui, falamos de todas as fases e por fim, simplesmente resta iniciar outra rodada, então é simples assim, Race realmente é um jogo tranquilo. É meio chatinho se acostumar com a sua simbologia, mas em momento algum alguém pode dizer que é um jogo dependente da sorte, sobra estratégia.
A medida que o jogador controlar as simbologias que são muitas,mas que logo se tornam auto explicativas ou de auto entendimento por simples comparação , analogia. Lógico é bom ter o resumo a mão, no mais é conseguir combinar bem as possibilidades , cada carta postada na mesa, deve de preferência ajudar a melhorar o desempenho do jogador, não só pontuar, pois somente assim o jogador conseguira o poder necessário para postar cartas que ao final da partida somarão mais pontos de vitória.



Exemplo de Carta, os icones a esquerda
são os poderes que o jogador recebe
ao postar a carat sobnre a mesa.
Note que são relacionados diretamente com
a fase na qual o poder é ativado.


A partida termina assim na rodada em que um jogador postar sua décima segunda carta na mesa, ou então as peças de PV acabarem da reserva.
A pontuação consiste em somar o valor dos planetas ( no hexágono) e desenvolvimentos ( valor inscrito), mais peças de PV na mão do jogador.

Peças de PV
Vence quem somar mais PV.
Bom Race é isso, um jogão simples, rápido e deverás muito bom. Com já disse antes, temas super diversificados nas cartas, que fazem o jogador curtir cada momento da partida,  e até a simbologia no fim colabora em envolver o jogador num mundo fictício e lúdico como poucos jogos conseguem fazer.
Repito é um jogo que o jogador deve dar algumas chances,jogar algumas partidas,  antes de dizer que não gostou, por estranho que pareça muitos ao jogar  a primeira vez dizem não gostar do jogo , mas não pare ai, jogue novamente.

Abraço!



Nota: todas imagens retiradas do BGG.