quarta-feira, 6 de junho de 2012

Titanic 100 anos depois!

   Tragédia por tragédia, nenhuma é boa, não é nem de perto a maior tragédia envolvendo navios, mas com certeza a mais famosa.  Foi assim a mais de  cem anos, quando  contrariando o bom censo da época o Titanic chocou-se com um iceberg e rapidamente naufragou, matando centenas de pessoas.
   De bom a partir deste desastre, as autoridades navais criaram novas leis de segurança, para salva guardar os passageiros dos navios e evitar que a história se repeti-se.

Bom isso é passado, é história, é dela que tiramos lições para o futuro. Tá bom!! ..é dai ???...o que tem haver com jogos.???

No ano em que a tragédia completa cem anos tinha que aparecer um jogo falando do naufrágio do Titanic... até pensei que tinham deixado passar em branco, mas olha ai o jogo Collapsible. Jogo de Gianluca Santopietro, publicado pela Sir Chester Cobblepot .
Jogo para 3 a 6 jogadores, idade 12 anos, 30 minutos é o tempo estimado.
Foi lançado em Abril passado


                                                                            Imagem do Tabuleiro, fonte BGG

Não joguei mas dei uma lida sobre o jogo e o negócio aqui é consegui chegar aos botes de salva vidas. Cada jogador controle um personagem de cada classe e tripulante e deve conseguir chegar aos botes de salva vida partindo de posições pré definidas.Trata-se de um jogo de controle de área, achei a sacada do autor  ao criar o jogo muito boa. É uma corrida contra o tempo antes do navio afundar.

Vale conferir


Abraço!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Novo modelo de Torre de Dados da Tércos.

A Tércos vem completando sua linha de Torres de Dados, a atual é o modelo desmontável, permite que o corpo formado pela torre seja desengatado e acomodado no bojo da base da torre, ficando desta forma com o tamanho reduzido para ser guardada.
O sistema de engate permite que a torre seja movimentada sem soltar de sua base, aliado ai ao baixo peso das Torres da Tércos, sem no entanto perder  em resistência e funcionalidade.

Seguem algumas imagens:


Torre montada.


O Corpo da torre é movido para frente, liberando a estrutura.


Aqui o corpo já separado da base.


Aqui o corpo alojadono bojo da base, torna-se um objeto compacto.


Aqui segurando a torre pelo corpo, com a base presa pelo engate.

Modelo já esta disposição de interessados.


Explicando Mecânicas 1-Eurogame, jogo alemão, Euros?

Então este assunto acabei transferindo aqui para os tópicos do blog, ... trata-se de uma simples reorganização, depois de perceber que a iniciativa Explicando Macânicas  vinha tornando-se  longa, já foi escrito muito e ainda tem muito assunto a ser abordado.

O objetivo é simples, servir de fonte de consulta para as pessoas leigas que sempre deparam com o nosso hobby. Mas além de verem muitos jogos novos, também percebem muitos termos novos e desconhecidos, então eis o espaço para ajudar esse pessoal.

Para começar é necessário se falar um pouco dos estilos de jogos, nada mais justo que então falar do estilo que mudou tudo, os jogos Euro, Eurogames ou jogos alemães.
Vou tentar ser direto e objetivo, vou dar exemplos de jogos que fazem parte do estilo ou usam tal ou qual mecânica.

Espero que ajude!

Eurogames

É um estilo de jogo que surgiu com o jogo alemão de Klaus Tueber, chamado The Settlers of Catan em 1995. É o jogo que deu origem a tudo isso do jeito que conhecemos hoje. Embora muitas mecânicas sejam mais antigas, foi com o Catan, publicado no Brasil pela Grow. que surgiu o conceito jogo alemão ou como a maioria prefere chamar Eurogame.


Fonte BGG

A idéia é simples e suas caracteristicas básicas são :

- regras simples;
- exige por parte do jogador tomar decisões, escolher ações;
- tempo de duração limitado;
- não eliminar jogadores da partida;
- moderar o fator sorte;
- permitir reação do jogador durante a partida em busca da vitória;
- interatividade;
- pouco conflito direto entre os jogadores;


Em breve outros tópicos sobre o assunto.


abraço!

domingo, 3 de junho de 2012

Jogos de Tabuleiros no SBT

Então hoje pela manhã, no programa "A Grande Idéia", foi ao ar uma matéria sobre jogos de tabuleiro,... ou melhor, o foco foi a iniciativa de empreendimentos com o a Ludus Luderia e a Funbox. Vale rever a matéria, segue link para o site do programa.

É sempre bom ver este tipo de notícia, serve de incentivo para novas "Grandes Idéias" e sem duvida... divulgação do nosso hobby.

Parabéns ao pessoal  da Ludus  e da Funbox.






abreaço!



sábado, 2 de junho de 2012

Jogatina de Junho

Então pessoal, ontém estiveram jogando Dieter, Dippold , Witold e eu.
Rodamos primeiro o Ticket o Raid... olha esse fazia tempo que não jogavamos, foi muito bom para relembrar, valeu muiot!!

Depois jogamos o ótimo Ricochet Robot, não me canso em elogiar o jogo devido a sua simplicidade, grande rejogabilidade.
Concentração, boa dose de  visão espacial, capacidade de memória são necessários para jogar o jogo, o bom é que com mais partidas, melhora sua percepção sobre as possibilidades de jogadas. Recomendo sempre.

abraço!

no dia 15-06-12

Ontém casa cheia, Dippold, Dieter, Witold, Eduardo, Thiago,César e eu.

Não tinha como não rodar muita jogatina.

Começamos com um jogo chamado Weilong, jogo com dados bem interessante, onde o objetivo é pontuar menos, ocorre também um efeito bem interessante de trocar o tabuleiro da cada jogador, já tem resenha no meu blog.
veja no link
http://mundodotabuleiro.blogspot.com.br/2012/06/weilong-imprima-e-jogue-print-and-play.html


Cartões do Weilong


Depois dividos o grupo em dus mesas.

Numa rodaram o Nijato, o povo tem curtido bastente o jogo.

 na outro um teste do Faraó, desta vez com a parte de pontuação super bem equilidrada e disputada. O teste também serviu para acertar alguns detalhes sobre o número de jogadores.

depois os tradicionais comes e bebes e terminamos a noite 

com uma partida do Sétimo Selo, muiots acertos, mas tem muita coisa a melhorar. Mas o povo curtiu  pelo que ví.


bom é isso ai!

Ontém 22 de junho, o Witold e eu jogamos o Dau Knogat, partida teste de um jogo de ficção cientifica, com combates espaciais e invasão de planetas, com desembarques, construção de armas e unidades.
O jogo rodou bem, acabamos por acertar detalhes do uso das unidades da Froça de Defesa do planeta invadido.


Dudast em Dau Knogat, capital citiada- protótipo


Batalha para tomar  Kall


Desembarques ao lado de Kars Dalla


Geral do jogo Dau Knogat- protótipo


Básicão foi isso, tivemos também a visiata do Ataide que já jogou uma época , nos idos de 2008 , diz que vem particpar em outros dias.

Dia 29-06-12

Geral do Stronghold

Fechamos o mês, Rafael e Witold e eu jogamos ontém uma partida do Stronghold. O Witold defendeu a fortaleza, suportou ateques até  a terceira rodada, quando conseguimos envadir três seções de murralha., Alguns pontos vinhamos jogando errado e acabamos descobrindo isso ontém. Melhor assim, afinal mais detalhes e opções são observados e possiveis de aplicar  nas partidas.




A partida de ontém a noite também representou nossa participação par o Bia Nacional do Jogo de Tabuleiro, então um grande e feliz dia para todos os aficcionados por jogos de tabuleiros.



abraço!