domingo, 16 de novembro de 2025

Tuiuti imprima e jogue

 Passado séculos, ficou pronto uma versão imprima e jogue. 


Tuiuti foi uma das maiores, se não a maior batalha travada na América do Sul, ocorreu em 25 de maio de 1866 durante a Guerra do Paraguai. Envolveu por um lado os exércitos da Argentina, Brasil e Uruguai a chamada tríplice aliança, contra o exército do Paraguai, que antes havia invadido regiões do Brasil e Argentina.

Os aliados após expulsar as tropas do Paraguai, passou em seguida para o ataque, ao cruzar o rio Paraná,  travaram as batalhas de Passo da Pátria e Estero Bellaco, já em território paraguaio. As tropas aliadas pararam na planície ao norte de Estero Bellaco, no qual há uma lagoa chamada Tuiuti, que identifica historicamente a  batalha. 

A ideia dos aliados era preparar o próximo avanço contra as linhas paraguaias do Sausse que protegia o flanco da fortaleza de Humaitá. Ciente dessa possibilidade os paraguaios tentaram um ataque decisivo. Aproveitando as primeiras horas da manhã, os paraguaios partiram em quatro colunas para realizar um ataque surpresa, duas colunas em movimento de pinças procuravam os flancos aliados, as outras duas atacaram o centro.

A surpresa ocorreu e a confusão estabeleceu-se, as tropas do Uruguai sofreram pesadas baixas, mas a reação de lideranças como Osório, somado a resistência de pontos chaves como da 3º Divisão de Sampaio, a artilharia de Mallet, bem como das tropas da argentina no outro flanco, terminou por repelir o ataque. Resultou em grandes baixas para os atacantes. A vitória definiu o rumo da guerra, que terminou apenas em 1870. Foram outros quatro anos, com muitas outras batalhas e todas as tragédias que caminham junto com a guerra.

O jogador poderá reproduzir esta batalha, houve preocupação com fidelidade e as tropas têm designação histórica, salvo as tropas do Paraguai, do qual não sobreviveram documentos sobre a batalha após a guerra, então as designações são fictícias. 

Simular o movimento paraguaio de aproximação foi uma preocupação, afinal quanto mais próximo as tropas do Paraguai chegarem, maior o risco para o exército do jogador aliado.

O alerta para representar a reação dos aliados, também é simulado e tem impacto nas ações de defesa. A regra de iniciativa é padrão do sistema ST, e obriga o jogador a  tomar decisões constantes, tendo que avaliar onde deverá mover ou atacar, reagir, tendo a preocupação de evitar expor suas tropas, e afeta a dinâmica do jogo, por conta do jogador não poder mover todas as suas tropas em uma rodada.

Também há muitos marcadores táticos, usados para incrementar as ações do jogador de modo a valorizar os marcadores de generais.

Segue link para os arquivos

Tabuleiro

Marcadores

Regras

Arte para caixa do jogo (opcional) rev 01

Importante observar:

No arquivo de marcadores, dois deles ao ser impressos, colar frente verso, como segue:



Sobre o marcador de general fica essa sugestão bem simples de tornar o marcador  uma peça vertical.



Errata 1 : Faltou informação no caderno de regras sobre os dados:

                A - dado d12 1x;
                B - dados d6 3x


Abaixo algumas imagens de um jogo protótipo.



Caixa frontal 



Caixa laterais


Geral componentes


Geral caixa e componentes


Parte do tabuleiro


Boa diversão, agradeço retorno sobre o que acharam do jogo.


Abraço!





domingo, 2 de novembro de 2025

ST- solução para contra bateria

Contra bateria, é uma ação que visa alvejar a artilharia do oponente de modo a anular sua existência ou forçar ao seu deslocamento. Para contextualizar esse conceito, falo em cenários como o da segunda guerra mundial, muito antes do que se vê hoje, com os devastadores resultados obtidos com os drones.

Naquela época era feito o cálculo da posição aproximada a ser alvejada, ao tomar por base o tipo de obus, trajetória do ataque,  que por sua vez permitia enquadrar a provável posição da artilharia do oponente. Era necessário conhecer o armamento e o alcance da arma, o tipo de munição e com certeza mais algumas quirelas a serem consideradas, mas de básico era isso.

Após diversos testes em cenário pequenos, no qual a presença de baterias de artilharia posicionadas na retaguarda, fora de área do jogo cheguei a esta solução.

Usar um tabuleiro dedicado,  sobre o qual um marcador de artilharia é posicionado (na imagem,  quadrado vermelho). No verso há nove possibilidades de posição, ou seja nove marcadores cada qual com um vetor., se for central , há um circulo no marcador .O jogador escolhe um entre eles, que deve manter oculto sobre o tabuleiro.

A real posição da bateria, como visto na parte de baixo da imagem, o vetor (seta) aponta na diagonal para baixo, onde o circulo verde refere-se a posição verdadeira.



A ideia é o jogador oponente, estimar uma posição para alvejar uma das possibilidades com sua artilharia. O jogador que sofre o ataque de contra bateria, deverá identificar a posição somente se houver sucesso na estimativa, e ai sim desvirar o marcador para confirma a posição, do contrário basta dizer " errou". Nova tentativa somente na rodada seguinte.

Se o alvejado preferir, poderá tomar nova posição com a bateria, mas isso impede da mesma atacar na próxima rodada, o que de certa forma é um sucesso com a contra bateria por conta de anular a participação destas em novos ataques.

Para conhecimento cada espaço do tabuleiro dedicado, equivale a uma área de 5x5 espaços, estimado em 250 x 250 m.

O ST - sistema tático, é um sistema de jogo de guerra no qual tenho trabalhado há alguns anos, e sempre houve interesse em implementar a ação de contra bateria ,visto o jogo ter foco nas ações táticas da batalha.


De momento é isso, espero que gostem da ideia.


Abraço!